quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FLYING WITH CAPT. GODFREY

Um longo filme legal, peça promocional da Eastern Air Lines em 1953 com os meios e formas da Aviação há 60 anos. Ali se retrata o que era voar a 650 km/h no Lockheed Constellation, ultimo grande avião de passageiros antes da era do jato comercial. Nascido em começos dos anos 40, o Connie tinha os mais potentes motores a pistão, com velas, platinados e carburadores, como Deus disse que tinha que ser um motor. Tinham duas fileiras radiais de nove cilindros cada uma, totalizando 18 cilindros, mais de 45 litros de deslocamento e 3.350 CV cada uma, totalizando13.400 CV no total. Eram os mais esforçados motores a pistão jamais fabricado para uso aeronáutico comercial, e isso se refletia em uma durabilidade meio dúbia... A VARIG tinha sempre vários Cyclones em suas bases, pois fazer Rio-Miami sem trocar motor era dia de festa... Mas o filme é mais do que isso: mostra o jantar(!), os instrumentos e meios "eletrônicos" de posicionamento e até uma coisa maldita nos dias de hoje: Godfrey fuma na cabine de comando... E usa um Zippo! Coisa de macho das antigas...

4 comentários:

Luiz Dranger disse...

Mahar, bárbaro o filme !!! Havia um amigo do meu pai, o Jean Bergerot, que entre outros aviões voou os Connies da Real por anos. Chegou a ser o 3º do mundo em horas de voo, com mais de 37.000hs. E ainda corria em Interlagos com uma Cisitalia com motor Lancia.
Abraço, Luiz

CDP disse...

Grande achado. 48 minutos muito bem aproveitados!

CDP disse...

Grande achado. 48 minutos muito bem aproveitados!

Anônimo disse...

Mahar me corrija se estiver enganado mas quem tinha o constellation era a PANAIR . A Varig tinha o super H e a REAL o super G confere? JAW