quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NISSAN GT-R 2013 BY JLV


Tirar um décimo de segundo do zero a cem pode parecer pouco – mas à medida que este tempo já é bastante baixo, este corte se torna mais difícil e significativo.

A Nissan teve de ir buscar essa diminuição de tempo não apenas nos 550 cv do trem de força, melhorando suas respostas nas faixas de médio e alto rpm, mas no próprio chassi do GT-R, na rigidez da carroçaria e na suspensão, com molas e amortecedores modificados além de adicionar uma barra estabilizadora na dianteira.

No motor, as modificações envolveram novos injetores de maior volume para as gamas de meias e altas rotações, uma válvula de alívio no turbocompressor e uma chicana no cárter para reduzir o atrito rotativo, especialmente durante altas rotações.

Após melhorar o centro de rolamento nas curvas levando em consideração a deflexão de buchas e pneumáticos, os engenheiros revisaram amortecedores, molas e barras estabilizadoras visando baixar o centro de gravidade. Novos parafusos foram instalados na suspensão dianteira para aumentar a exatidão do camber e a estabilidade nas curvas.

A capacidade dos semi-eixos de levarem torque aos cubos de rodas foi aumentada para melhorar a estabilidade em situações de alta tensão, como em competições.
Reforços foram colocados na barra de posicionamento dos painéis de instrumentos e de frente, resultando em maior rigidez de carroçaria e melhor controle de suspensão.

O zero a cem do GT-R ano-modelo 2012 já era extraordinário: 2,8 segundos. Para o ano-modelo 2013, é um décimo de segundo melhor.

E não ficou só nisso: na pista de Nürburgring o carro conseguiu um tempo de 7 minutos, 19,1 segundos mesmo sob altas temperaturas. Kazutochi Mizuno, criador do GT-R, diz que meio segundo foi perdido no tráfego, indicando que poderia ter feito 7 minutos, 18,6 segundos – bem melhor do que os 7 minutos e 21 segundos do carro de 2012.

José Luiz Vieira
WWW.TECHTALK.COM.BR

Um comentário:

totiy disse...

e ainda reclamam do peso de caminhão desse carro,imaginem se fosse leve...