quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NISSAN EXTREM BY JLV


“A vibração, a cor e a excitação do Brasil capturadas no carro-conceito radical Nissan Extrem feito diretamente para entusiastas do automóvel, jovens de corpo e coração.”

Assim foi apresentado ao mercado mundial, via internet, um Nissan desenhado para e construído no Brasil, mostrado no 27º Salão do Automóvel de São Paulo. E continua o texto: 

Shiro Nakamura, vice-presidente sênior e principal diretor criador da Nissan, diz que “O Brasil é um país de grande beleza natural que tem uma cultura apaixonada e rica. Mas isso nem sempre é refletido nos carros em suas ruas, especialmente naqueles localmente produzidos e mais acessíveis, que tendem a ser conservadores em desenho, cor e especificações.”

Desenhado pela Nisan Design America (NDA) em San Diego, na Califórnia, em colaboração com designers brasileiros e produzido no Brasil, o carro-conceito Extrem prevê uma nova ‘raça’ de carro. Combinando versatilidade e resistência com a agilidade de um compacto 2+2, o Extrem é um novo tipo de carro esporte compacto urbano.

“O Extrem, com um design dinâmico e de alto caráter, está longe de ser conservador. Foi criado para apelar ao número cada vez maior de jovens profissionais citadinos que são apaixonados pelo design e querem deixar isso claro. O 2+2 leve de duas portas tem uma aparência dinâmica e uma clara capacidade de lidar diuturnamente com a selva urbana,” diz Nakamura. 


Sua apresentação mundial em São Paulo mostra o compromisso da Nissan com o Brasil.O país é um dos maiores mercados de automóveis no mundo, no qual a Nissan goza de significativo crescimento de vendas. A companhia teve 2% do mercado de 2011 e deve ficar com 5% em 2016. 

O investimento da Nissan no Brasil inclui uma instalação de manufatura em Resende, no estado de Rio de Janeiro, que deve iniciar produção na primeira metade de 2014. Quando estiver operando a seu máximo potencial, a fábrica produzirá 200.000 unidades anualmente. 

Embora estritamente um carro-conceito, sem planos imediatos de produção, elementos de seu design oferecem uma visão dos futuros produtos da Nissan, para o Brasil e fora dele.

Christian Meunier, presidente da Nissan Brasil, diz que “Criamos o Extrem para mostrar quão sérios estamos a respeito do Brasil. O Extrem é provocador, enérgico e cativante, e reflete a paixão, a inovação e a excitação que colocamos em todos os nossos carros.” 

Robert Bauer, gerente sênior de design na NDA, diz que “Nós o chamamos de Baby Beast. Nós o vemos com um carro de rali urbano, um pequeno lutador de rua que pode lidar com a selva urbana com agilidade e confiança.”

"Desde o início consideramos vitalmente importante que a inspiração viesse do Brasil mesmo. Embora o grupo de design esteja baseado em San Diego, o tempo de criação do projeto foi desenvolvido principalmente em São Paulo. Os designers da NDA gerenciaram o projeto remotamente de San Diego e os modelos digitais e em argila foram feitos usando recursos locais em São Paulo.

O resultado é um conceito exótico e diferente de um veículo esportivo compacto com uma silhueta exclusiva. A metade inferior da carroçaria e a maior distância livre ao solo expressam sua resistência, enquanto a linha fortemente inclinada da capota sugere intenções esportivas. A combinação de elementos como o vidro em todo seu redor, as vigas de teto flutuantes e as colunas C destacadas ampliam a sensação de uma cabine aberta e arejada.
As vigas de teto incorporam cunhas para o transporte de cargas, enquanto as colunas A transparentes fornecem maior visibilidade à frente.

Tanto os faróis como as lanternas traseiras LEDs ostentam o típico grafismo Nissan. Lateralmente ao vidro do hatch, as lanternas têm aletas sobrepostas high-tech, ampliando uma estrutura arejada e leve. Um protetor inferior em alumínio engloba o cano de escape centralizado. 

As maçanetas estão ao mesmo nível dos painéis de portas, repetidores laterais de pisca-piscas e retrovisores laterais são integrados aos paralamas e as colunas A e B são lisas, como as maçanetas ao mesmo nível dos paineis de porta.

O porta-malas é dividido em duas alturas, a superior com tampa removível e a inferior de segurança. Um membro transversal inferior fornece ainda mais resistência à estrutura do carro. 



O Extrem é pintado em cor Córtex Solar, laranja metálica profunda, uma homenagem à natureza brasileira. Pontos brilhantes fornecem ‘pinos’ de energia e podem também ser encontrados na tampa do combustível, no gancho de reboque e nas rodas. A capota tem uma mistura de texturas brilhantes e opacas, inspirada por gráficos icônicos brasileiros. 

A plataforma é a ‘V’ do March, mas o Extrem é mais alto, comprido e largo do que o Nissan global citadino. As dimensões básicas, em milímetros, são 2.450 de entreeixos, 3.850 de comprimento, 1.765 de largura e 1.530 de altura. As rodas são em metal leve de 19 polegadas de diâmetro, com seis raios.

O trem de força segue a tecnologia do Nissan DeltaWing que corre em Le Mans, engloba o motor 1.6 a gasolina e tem opção de tração dianteira ou 4x4, com vetoramento de trorque para maior agilidade. 
http://www.techtalk.com.br/index.php?pagina=tech_by_mail.php?id=2153

Um comentário:

Renato disse...

Ola esse carrroo é o mais adventure de todos e ja era pra esta rodanda pra nossa alegria quero compra o meu venha logo...