domingo, 18 de novembro de 2012

OS NOVOS RECORDES BRASILEIROS DE VELOCIDADE



 Driver Cup: Cinco novos recordes brasileiros de velocidade são estabelecidos em Gavião Peixoto
Na prova de Quilômetro Lançado realizada na pista de pouso da Embraer, supercarros foram levados ao limite durante a penúltima etapa da Driver Cup em 2012. Resultados foram homologados pela CBA e são as novas marcas oficiais do automobilismo brasileiro
Em um fim de semana de muito sol e calor na região de Araraquara, no interior de São Paulo, cinco novos recorde brasileiros de velocidade foram estabelecidos durante a sétima etapa da temporada de 2012 da Driver Cup. A prova, realizada na pista de pouso da Embraer em Gavião Peixoto, contou com mais de 110 participantes e atraiu pilotos de diversas regiões do Brasil.

Os resultados foram homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, o que confirma seu caráter oficial no automobilismo nacional. Os cinco recordes foram estabelecidos pelos vencedores da edição de novembro da Driver Cup em uma categoria que premiou os carros mais velozes na prova Quilômetro Lançado, que leva em conta a soma das médias horárias obtidas entre a ida e volta de cada tentativa. Em cada uma destas passagens, os pilotos tiveram um quilômetro para a aceleração, um quilômetro para a tomada de tempos e outro para frenagem em sistema de ida-e-volta, após largada parada.
Os novos recordes brasileiros de velocidade foram estabelecidos por Marcelo Magnani, Décio de Lima Filho, Rodrigo Selle, José Ruette Filho e André Carrillo, todos competindo no Grupo 1 (motores com sobrealimentação), divididos em várias classes de acordo com a capacidade cúbica dos motores. Magnani cravou a marca de 328,980 km/h na prova de Quilômetro Lançado a bordo de um Nissan GT-R da Classe 13 - reservada a carros equipados com motores de 3.501 a 4.000 cm³. Já Lima Filho estabeleceu o recorde brasileiro para carros da Classe 10 (motores de 2.001 a 2.500 cm³), ao alcançar 290,887 km/h a bordo de um Mitsubishi Lancer Evolution VIII. Rodrigo Selle levou seu Mitsubishi Lancer EVO VIII a 244,182 km/h e é o novo recordista na Classe 9 (1.601 a 2.000 cm³). Pela Classe 11 (2.501 a 3.000 cm³), José Ruette Filho marcou 250,411 Km/h com um Mitsubishi 3000GT VR-4, enquanto André Carrillo chegou a 290,491 km/h com um Chevrolet Corvette C6 Z06 da Classe 18 (acima de 6.001 cm³).

"Nunca tinha feito nada parecido antes com esse carro. Estou em êxtase. Para quem duvidava do potencial do Nissan GT-R, foi provado com este recorde que o carro é incrível. É um dos esportivos mais rápidos desse tipo de competição", declarou Magnani.

Além do recorde estabelecido no fim de semana, Décio Lima Filho também recebeu certificados da CBA por suas conquistas em outras pistas e provas de velocidade. No total, ele deixou a reta de Araraquara com três recordes homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Gostaria de destacar a excelente organização do evento, que proporcionou toda a segurança necessária para que pudéssemos desenvolver velocidade incríveis neste fim de semana. Estou orgulhoso pelo resultado e este é o tipo de prova com o qual mais me identifico. Recomendo para quem tem um carro esportivo que esteja na próxima edição do evento, porque esse tipo de disputa é algo muito interessante", analisou o Lima Filho.

A busca por pelo menos um novo recorde de velocidade já era esperada pelos organizadores da Driver Cup, evento que reúne proprietários de superesportivos em circuitos mistos e longas retas como a que sediou as provas do último fim de semana em Gavião Peixoto.

Na opinião de Décio Rodrigues, organizador da Driver Cup, a presença da CBA foi de extrema importância nesta etapa. "Já são cinco anos de evento e esta é uma marca importante para nós. Com a presença do comissário desportivo da Confederação Brasileira para homologar os recordes, os participantes passam a respeitar mais as condições e regras, o que deixa o torneio mais atraente. Além disso, procuramos criar um ambiente ótimo para que as famílias possam aproveitar o dia. É importante que as crianças possam conviver de perto com estes supercarros, para que também desenvolvam essa paixão pela velocidade", comentou o organizador.

Ritmo forte em todas as categorias - Além da conquista dos recordes na Classes 10 e na Classe 13, outros números interessantes foram registrados no último fim de semana em Gavião Peixoto. A maior velocidade em reta foi alcançada pelo Mustang GT 500 do piloto Luiz Fernando Baptista, o Batistinha, que atingiu a marca de 340,743 km/h na prova da Top Speed 4000. Nesta modalidade, cada participante tem quatro quilômetros de reta para acelerar até o limite de seu equipamento.

O ambiente familiar do torneio foi um dos destaques do fim de semana pela existência de muitos pais que trouxeram seus filhos para conferir de perto as supermáquinas. Um deles foi o diretor comercial Marcelo Costa, de 48 anos, que participou da modalidade Top Speed 4000 com um Chevrolet Corvette. Ele foi acompanhado de seu filho, Marcelo Viana, que é piloto de kart na categoria Shifter Junior.

"O único problema de trazer meu filho a eventos como este é que, como ele é piloto e eu não, ele fica me dizendo o tempo todo como devo guiar. Mas é muito divertido curtir estas provas de velocidade em família. O Marcelo gosta de carros desde pequeno e é por isso faço questão de trazê-lo comigo", declarou Viana.

Pilotos da casa fizeram bonito - Aproveitando a proximidade com a pista de Gavião Peixoto, muitos araraquarenses participaram pela primeira vez de uma prova de velocidade como esta. E a maioria deles pretende repetir a dose.
Estou impressionado com a estrutura e a tranquilidade que temos para testar os limites dos carros com segurança, já que não podemos fazer isso nas ruas. Nossa cidade precisa de mais eventos como este. Corremos entre cinco amigos aqui e já estamos combinando de ir às próximos edições da Driver Cup", enfatizou Ugo Loureiro, administrador de empresas de Araraquara, que competiu com um Mitsubishi Lancer Sportback. 

A sétima etapa da Driver Cup reuniu um número inédito de participantes, que ultrapassou a marca de 110 carros inscritos. O palco escolhido foi o complexo da Embraer localizado a aproximadamente 300 km da capital do estado e que abriga a quinta maior pista de pousos e decolagens do planeta. São 4.967 metros de extensão e 95 metros de largura de área asfaltada utilizada normalmente para os testes dos jatos fabricados pela empresa.

A próxima etapa da Driver Cup será realizada entre os dias 30/11 e 02/12 no autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, cidade da região de Campinas e distante cerca de 90 km da capital paulista. Inscrições podem ser feitas através do site www.drivercup.com.br.

Nenhum comentário: