quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RENAULT E CATERHAM BY JLV

A Renault francesa e o Caterham Group inglês anunciaram ontem um novo projeto conjunto: projetar, desenvolver e construir carros esporte. Os veículos feitos serão diferentes entre si e terão o DNA de suas respectivas fábricas, embora sejam construídos na planta Alpine de Dieppe, na Normandie, na França. 

O Grupo Caterham terá 50% da Automobiles Alpine Renault, atualmente 100% de propriedade da Renault. A empresa resultante, Société des Automobiles Alpine Caterham, será criada em janeiro de 2013 e terá como diretor gerente Bernard Ollivier. A fábrica de Dieppe terá assim um futuro sustentável, tornado possível graças ao incentivo e o apoio do governo francês e da Região da Alta Normandie.

Carlos Ghosn, chairman e CEO da Renault: “Essa sociedade inovadora com a Caterham incorpora uma antiga tradição: a criação de um carro esporte com o DNA da Alpine, e traz consigo oportunidades para a planta de Dieppe e o desenvolvimento de sua capacidade histórica.”

Tan Sri Fernandes, chairman do Grupo Caterham: “Não me sentia tão excitado a respeito de um novo projeto desde que lancei a AirIndia em 2001 e quero agradecer a Carlos Ghosn, Calos Tavares e todos em nossa nova família Renault por acreditarem no Grupo Caterham para criar esta sociedade. Muitas pessoas duvidaram de nós 11 anos atrás quando lançamos nossa linha aérea e tenho certeza que haverá descrenças agora de novo, mas não falharemos com sua crença. Conhecemos o mercado em que estamos entrando, e particularmente em meu playground asiático há uma enorme oportunidade de refazer o modelo AirAsia, dando aos consumidores acesso a produtos excitantes e de custos alcançáveis que casam nossos interesses na Fórmula 1 com tecnologia de ponta e ajudará a fazer seus sonhos virar realidade.”

Carlos Tavares, COO (diretor operacional) da Renault: “Nossas ambições de reviver a Alpine dependiam de nossa capacidade de encontrar um parceiro para garantir a lucratividade econômica de tal aventura. Desde o início queríamos colocar a planta de Dieppe no coração do projeto. Hoje, através de nossa sociedade com o Grupo Caterham, podemos entrar em uma nova fase: o projeto de um veículo que incorpora a própria essência do Alpine, um veículo que acenda a paixão esportiva mais uma vez. Poderá se tornar realidade dentro dos próximos três ou quatro anos.”

Dato Camarudin Meranun, sub-chairman do Grupo Caterham: “A Fórmula 1 sempre foi nosso ponto de entrada no negócio de automóveis. Nossos planos originais de desenvolver uma sociedade com a Lotus foram postos de lado em estilo espetacular e bem documentado, mas agora temos uma chance muito melhor de desenvolver os carros Caterham em parceria com a Renault e trabalhando com a Caterham Technology, que estão integralmente envolvidos neste novo projeto. Nosso grupo de Fórmula 1 já vem trabalhando com sucesso com a Renault Sport F1 desde o começo da temporada de 2011 e agora vibramos em juntar forças com a Renault na estrada. Junto com a Renault, criamos uma oportunidade da Caterham Cars crescer no próximo estágio de seu desenvolvimento, indo de uma respeitada marca de nicho para um contendor sério no mapa motorizado global.”

Comentando, Bernard Ollivier, CEO da Automobiles Alpine Caterham, diz que “Tenho muito orgulho da confiança dada a mim pelos acionistas de ambos os lados. O ‘mapa de estrada’ para os dois carros é claro e simples: respeito pelos DNAs dos carros Alpine e Caterham. Com a paixão e conhecimento do pessoal dedicado a este projeto, temos certeza de chegar a este alvo.”

JOSÉ LUIZ VIEIRA

WWW.TECHTALK.COM.BR




Nenhum comentário: