terça-feira, 22 de novembro de 2011

SERGIO SCAGLIETTI SE NE VA...




Sergio Scaglietti, o autor de algumas dos mais belos Ferraris de todos os tempos, passou em 20 de novembro. Nas suas obras figuram o 250 Testa Rossa, o 250 GTO, o 275 GTB e, mais recentemente, o 612 que leva seu nome e foi objeto de uma materia no Mahar Press.

Todos carros belíssimos, dignos de uma ária cantada por Luciano Pavarotti ao cair da tarde... o que ele não projetou acabou construindo em cima de desenhos de outros, como o GTO que foi de Pininfarina.

Sergio chegou à gloriosa idade de 91 anos e fundou seu estúdio em 1961, há 50 anos. Era do outro lado da rua, em frente à Ferrari, em Maranello.



Sua arte fez a cabeça de Enzo Ferrari e a Scaglietti se tornou o nascedouro de muitos Ferrari memoráveis durante os anos 50 e 60, além de cimentar uma sólida amizade com Il Commendatore ao longo desses anos. A firma foi vendida à Fiat nos anos 60, quando a moda de fazer carrocerias sob medida e à mão foi se esvanecendo.

No prédio ainda são feitos o 430 e os 612 que levam o nome de Sergio. Como disse Luca De Montezemolo, o chairman da Ferrari, "Perdemos um amigo, um companheiro dessa longa viagem que terá seu nome para sempre ligado ao Cavallino Rampante. Sergio Scaglietti deixa um legado de um verdadeiro artista que criou com seu talento alguns dos mais belos carros de todos os tempos"."



Um comentário:

Anônimo disse...

triste, nossa que carros ele fez!!! Vai fazer falta aliás já está fazendo....