quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MUSTANG: A CORRIDA ARMAMENTISTA...



Uma nova corrida armamentista entre os fabricantes de automóveis americanos, como aconteceu nos anos 60, está em curso. É o New Muscle Car. Os três grandes americanos lançam a cada ano Pony Cars cada vez mais potentes, velozes e sofisticados em um país onde não se pode ir a muito mais de 120 km/h...


Agora é a vez da Ford responder aos desafios da concorrência com um Mustang Shelby GT 500, o top de linha, inacreditável: 650 cv, OITENTA e CINCO quilos de torque e 320 km/h de final. Chega?


A usina é um sofisticadíssimo e novo V8 de 5,8 litros, quatro comandos, todo em alumínio, de fazer inveja a qualquer fabriante europeu com hélice, cavalinho, touro ou estrela no capô; O segredo do sucesso é um compressor mecânico novo e mais eficiente. Mas como potência não é nada sem controle, o trem de força foi todo ajustado e melhorado para aguentar a a nova energia.


São prisisoneiros cruzados na bloco e cabeçotes, árvores de comando de válvuas com perfis aperfeiçoados, um cardã de fibra de carbono bem mais leve e melhor de equilíbrio e embreagem, cambio e diferecial bem mais fortes, que a barra pesa...


com esse torque de Scania.... O arreefecimento tem um radiador maior, além de dissipadores de calor  de óleo no motor, cambio e diferencial opcionais. A caixa de seis marchas agora conta com uma relação final de 3,31:1 no diferecial.


Isso que permite viajar a 120km/h a provavelemente 1300 RPM e fazer mais de OITO km por litro, evitando a temida taxa de beberrão que incide por lá nos carros mais gastadores. Nos modelos que oferecem caixa automática há agora uma função SelectShift de seleção manual de marchas quando desejado, por borboletas.


Para calar a boca dos que reclamavam da qualidade dos amortecedores, como no comparativo entre o BMW M3 e o Mustang de dias atrás a SVT, Divisão de combate da Ford nas pistas, projetou uns amortecedores produzidos pela Bilstein para controlar melhor o pesado diferencial ainda rígido.


As rodas são 19" na frente e 20" atrás, naturalmente sem estepe, já que estes pneus quase não furam, mas quando isso acontece só trocando... Os freios do feroz garanhão azul são enormes discos  feitos pela Brembo. O peso é 1.748 kg, 128 kga menos que o Camaro com suspensão traseira independente.


No visual uns leves retoques de grade e lanternas traseiras, um espelho que projeta o logo Ford no piso quando a porta é aberta, um painel no Shelby que é um conputador completo de desempenho e estatisticas mais bancos Recaro. O detalhe mais interessante é que agora todos os Mustang tem faróis principais e de neblina de Xenon, um importante passo no aumento da segurança, além de todas as defesas eletronicas imagináveis para controlar a cavalaria.


Sim, porque os tres modelos têm motores ferozes. Desde o  carro de entrada com o V6 de quatro comandos e 300 CV, passando pelo V8 normal de 402 CV ou no caso do Boss 302 444 CV, poteêmcia é o que nao falta. E os carros estão muito bonitos...




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