quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER





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Coluna4311 27.out.2011




 EVOQ, vertente para a Land Rover



Lançado, à venda nas 29 concessionárias da marca, plantando dúvidas e instigando análises para saber se vale a pena pagar R$ 165 mil pela versão Pure, de entrada, ou R$ 232 mil pela de topo Prestige Tech Pack, o EVOQ é a maior aposta de mudança no caminho da marca. Mantém a valentia, a disposição, mas cercada de charme, estilo, equipamentos de conforto, mudando a óptica de ser visto. Nada do carimbo de tosco macho-man aplicado a quem compra trambolhos volumosos, desconjuntados, impositivos, com equipamentos ociosos, mas o olhar de reverência ao condutor do carro de charme, que não se impõe nem ameaça, e ainda oferece habilidades adicionais. A parada bancada pela Land Rover é alta: quer representar 40% das vendas totais da marca. No Brasil significará, em 2012, 4.800 unidades a serem consumidas por um público que antes não considerava ter um Land Rover.

É fórmula agradável. As três versões, Pure, Dynamic, Prestige liderada por motor 2,0, 4 cilindros, injeção direta, duplo comando variável, 16 válvulas, pacote atual de mínimas exigências tecnológicas para a cilindrada , e ao qual a LR adicionou um turbocompressor. Numericamente, 240 cv e 34,7 m·kgf de torque, surgidos a 1.750 rpm. Na prática, permite passear pelas 6 velocidades do câmbio japonês Aisin, mantendo o motor em baixos giros, baixas emissões, consumo controlado de gasálcool. O comando das marchas se faz por ícone boiolo-feminino, um botão giratório em lugar da alavanca de marchas – isto apareceu nos BMW 7 há alguns anos e os donos repugnaram. A ver.


A parte dinâmica não decepciona. Ângulos de ataque, saída, tração integral nas quatro rodas monitorada pelo sistema Terrain Response analisando informações de tração, motor, suspensão e torque do motor, para adequá-los ao momento. Comportamento de automóvel, faz de 0 a 100 km/h em 7,6 s.

As variações de preço ocorrem em função de equipamentos, mas o básico é bastante satisfatório: ar-condicionado, direção assistida, freios a disco nas quatro rodas, revestimento em couro, rodas em liga leve.

Quanto custam

Range Rover EVOQ
Pure R$ 164.900
Dynamic e Prestige R$ 182,900
Tech Pack R$ 231.900




EVOQ, novo camnho para a Land e para o mercado

           
Amarok 2012, enquanto a automática não vem
Modelia nova, o picape Amarok VW chega a 2012 sem conseguir incluir o câmbio automático como opção das versões luxuosas, fazendo mistura de equipamentos. Mantém a versão simples, com 122 cv e turbo no motor diesel 2,0, câmbio de seis marchas e outras diferenciadas por acessórios – Trendline, Highline e SE, todos disponíveis com cabine dupla. A idéia foi valorizar o produto pelo conforto e satisfação de uso, apelando-se, até, por aplicar um rádio com sistema de navegação, sensores de estacionamento.




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Maioridade, a Mitsubishi chega aos carros

Antes focando sua atuação e imagem dos veículos com tração nas quatro rodas, a Mitsubishi há pouco tempo apresentou o ASX com tração em apenas duas, e agora engata a importação do sedã Lancer. Três versões com idêntica conformação, mudando apenas o recheio de acessórios. Motor L-4, transversal, 2,0, dois comandos variáveis para as válvulas. Faz 160 cv e 20 m·kgf de torque. Caixa manual de cinco velocidades ou, muito superior, a CVT, continuamente variável, com 6 e comando por borboleta sob o volante.

Projeto novo, embora caracterizado pela experiência em ralis e corridas, o Lancer em décima edição é confortável carro familiar, amplo espaço entre bancos, porta- malas com 413 l. A preocupação com segurança em mercados de compradores evoluídos traz em todas as versões o conceito RISE de construção para deformação controlada, barras de proteção laterais, freios a disco nas 4 rodas, ABS - antibloqueio EBD – gestão eletrônica; e BAS, multiplicador de pressão no pedal. Cheio de almofadas de ar, dois frontais, dois laterais, quatro de cortina,

Quanto custam

Surpreendentemente baratos relativamente ao conteúdo e por ser importação extra Mercosul. Menos que versões locais de Honda e Toyota, de visual cansado.

Lancer 2.0 M/T R$ 67.990,00
Lancer 2.0 CVT R$ 73.990,00
Lancer 2.0 GT R$ 85.990,00
Lancer 2.0 GT + xênon + espelho eletrocrômico R$ 89.990,00
Lancer, barato, abrirá mercado a sedãs

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Roda-a-Roda

Informação – Série especial da Mercedes até o final do ano: C 180 Turbo com equipamento Comand de navegação, GPS, reprodução de música sem fio. R$ 123.900. Belo conjunto de automóvel, motor longitudinal L-4, duplo comando de válvulas, injeção direta de gasolina, turbo, caixa automática com sete marchas.

Versão – A Nissan iniciou importar o Versa, a versão 3-volumes do March. Vem com motor maior, 1,6, Nissan, bloco em alumínio, 16V, potencia contida, 110 cv. R$ 35.490 versão S. Acima, SV e SL, todos com duas almofadas de ar e direção com assistência elétrica.

Legal? - Única com ABS, a SV, R$ 43.000. Ou seja, para contar com segurança cliente terá que levar equipamentos de conforto. Arrisca-se a questionamento do Ministério Público sobre a prática da proibida venda casada.

Tema – Mantém a infeliz frase publicitária que sugere que até você ... pode ter um japonês – deprecia o cliente e não diz que o japonês é mexicano.

Começou – A Ford demarrou vendas do mexicano Fiesta hatch. Marcado por estilo forte e conteúdo eletrônico, está longe de ser barato: R$ 49 mil. Como o Nissan acima, traz o mal de condicionar conforto á segurança. Para conjugar freios com ABS e almofadas de ar, equipamentos de conforto somam R$ 52.000.

Eco negócio - Maior fabricante de pneus, a Bridgestone lança promoção: na troca de pneus velhos de automóvel ou picape, por novos, o cliente pode ter desconto de ate R$ 60 por unidade. Boa idéia. Os fabricantes de pneus são obrigados a recolher para descarte os pneus usados – se não, multa.

Muito Pelo contrário – A Volkswagen contestou informação do Valor Econômico que sua próxima fábrica seria em área próxima à onde a Fiat se instala em Pernambuco. A empresa disse procurar opções de expansão de capacidade industrial. E ouve propostas. O BNDES emprestará R$ 2B para o negócio.

Confusão – É óbvio que a preferência da empresa seja por área onde o movimento sindicalista seja a favor do desenvolvimento e dos filiados, e não contra o empregador.

História – Foi por conta do deslumbramento de certos líderes, buscando projeção e poderes pessoais, que São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Taubaté, SP, espantaram investidores, motivando espalhar indústrias para outros estados.

Mudou – Novo motor para os Agrale Marruá: Cummins ISF 2.8, 150 cv de potência e 36,7 m·kgf de torque. Razão, nova lei de emissões. Utilizará o ARLA 32 para reduzir poluição.

Teste – Transformada, a fábrica de automóveis que a Mercedes-Benz possui em Juiz de Fora, MG, fará caminhões. Testa a montagem do extrapesado e tecnologicamente refinado Actros e o leve Accelo. Produção inicia em 2012.

Personalização – A Castrol desenvolveu óleos lubrificantes específicos para automóveis Ford e Volkswagen. São da tecnologia Magnatech, cuja característica é aderir às partes metálicas dos motores permanecendo mesmo quando desligado.

Negócio – Citycom 300i, motoneta da Dafra, pode ser adquirido pela internet. Pelo sítio www.daframotos.com.br/citycomvip escolhe, programa, indica a revenda e o recebe emplacado.

Gente – Evandro Camargo, brasiliense, premiado. OOOO Em concurso de conhecimentos sobre baterias Heliar, ganhou visita à fábrica, em Sorocaba, SP, e assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1. OOOO Trabalha na Moreira Baterias, em Taguatinga. OOOO



Um comentário:

Anônimo disse...

"infeliz frase publicitária que sugere que até você ... pode ter um japonês"

No caso do March ainda usam o termo popular,,, ainda que correto aqui no Brasil as pessoas não querem ouvir a verdade e não querem um carro chamado popular.

Nissan errou feio, era melhor fazer como a caoa, pelo menos venderia e talvez ajudasse na missão de tentar uma queda de preços, gol e etc,,, o que acho difícil.