segunda-feira, 4 de julho de 2011

SANDERO AUTO, O MELHOR VALOR DO MERCADO


Está para ser lançado em poucos dias o carro realmente automático de menor valor do nosso mercado. É o Renault Sandero topo de linha, o Privillège 1,6 16V. Agora apresentado exclusivamente com câmbio automático, quem está a fim de passar marchas tem como opção o 8-válvulas de menor potência. O mais barato câmbio automático convencional, com conversor e funcionamento progressivo e deslizante, tem um preço sugerido de 43.900 reais. Tem 114 cv a etanol, pois é flex, e não é à toa que é o compacto mais vendido da marca francesa de São José dos Pinhais.



 Vem com todos os equipamentos e brinquedos esperados de um compacto Premium, aí incluído um display de LCD da marcha engrenada no painel entre os instrumentos principais. O Sandero auto tem um câmbio automático com trava no conversor de torque em 4ª marcha, infelizmente, por questões de custo, a mais longa dessa caixa. 

Como desliza no conversor nas três primeiras marchas o consumo é um pouco maior, usualmente na casa dos 6/7%, despesa adicional largamente compensada pelo conforto de não ter que passar marchas nem operar a embreagem no trânsito caótico e infernal de nossas cidades grandes. Uma coisa de se a explosão do mercado automobilístico é inevitável, relaxe apoveite dos homenzinhos verdes que moram dentro da caixa e passam marchas para você.


Sua verdadeira concorrência pode parecer ser o C3/207 automáticos, mas eles custam por volta de 46 mil reais. O verdadeiro problema é o Palio 1,6 Duologic de 36.900 reais. É nesse momento que é necessário decidir se a total suavidade do Renault convencional e suas passagens aveludadas de marchas valem 6 mil reais a mais que o breve periodo de tempo em que se educa o pé para controlar o Duologic e em compensação, sua maior economia de utilização por não patinar no conversor, já que é uma caixa manual automatizada  e não automática com seletor tipo Tiptronic para controle manual em subidas e descidas de serra, por exemplo.


O Sandero é bonito, bem-acabado, confortável, anda bem até 172 km/h, é bem estável e faz curvas até esportivas de forma segura e firme. Distingue-se dos demais Sandero por um letreiro curiosamente em inglês (AUTOMATIC) no hatch de um carro de origem francesa - ou romena - e é um dos cavalos de batalha da marca paranaense na luta pela conquista do consumidor e de posição de mercado, o famoso "market share" dos sonhos dourados dos marketeiros.


3 comentários:

Fernando disse...

Talvez seja interessante observar também o Gol e Fox I-Motion, cujo motor pode ser um pouco menos potente, mas dá para ter um Gol equipado por 42 mil. Eu fiz test-drive no 207, que acho um carro simpático, mas a caixa automática dele me pareceu meio soluçante nas trocas. Também fiz teste drive no Fox I-motion, no qual achei que os soluços na troca são quase imperceptíveis, e no Punto Dualogic - esse só pude testar no pátio da concessionária, não passando da segunda, mas me pareceu ainda mais suave do que a VW.

Anônimo disse...

no site da FIAT o Palio 1.6 dualogic sem opcionais tá 39.200,00. mantendo pintura solida e colocando o AR que nao é de serie, vai pra 42.165,00.

Leonardo disse...

Tenho ouvido falar muito bem dos Renault. Apesar de não terem os desenhos mais bonitos, são carros simpáticos e os otimistas já começaram a chamar o carro de o Honda dos franceses pela durabilidade e fama de quebrar pouco.