quarta-feira, 27 de julho de 2011

TATRA, O INDEPENDENTE...

A fábrica tcheca Tatra sempre foi a melhor e mais refinada tecnicamente da Cortina de Ferro, fazendo os veiculos mais sofisticados. Os "Porsche 911" de quatro portas serão objeto de um post futuro. Mas aqui mostramos os caminhões militares e por consequência os  famosos modelos de canteiro de obras que têm uma caracteristica incomum: a suspensão traseira e dianteira INDEPENDENTE por eixos oscilantes à  Volkswagen.

Aliás a inspiração para eles veio de Hans Ledwinka, o mestre de Ferdinand Porsche, tanto que a VW alemã pagou um acerto de patente à Tatra nos anos 50 por causa de um projeto de carro popular de Ledwinka muuuuito parecido com o Fusca dos anos 40...Coincidência...

Mas os caminhões têm aderência e capacidade de articulação inéditas, além de modelos 10x10 e até 12x12 para carregar mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), só que não achei vídeos desses maiores.

Usavam normalmente motores  Diesel dois-tempos como os Detroit, adotados mais tarde. Imagine a transmissão de um bichinho desses, a complexidade, as perdas de atritos parasitas  e as potências requeridas...

Essa estou sentindo que vai ser uma semana carga-pesada no MPress e teremos mais coisas como os Oshkosh e os russos MAZ e ZIL, máquinas impressionantes.

A história completa da Tatra está neste video AQUI . Preste atenção na refrigeração a ar em todos os motores, que são fabricados para suportar temperaturas extremas de frio e calor, no segundo vídeo.

Não resisti ào video da excelente miniatura pólonesa...

Bom divertimento com essa sessão de pornô mecânico, o que não é proibido mas dá prazer do mesmo jeito....




Um Tatra 128, onde dá para ver bem o motor V-8 Diesel refrigerado a ar a suspensão independente na frente":





O Tatra 813 RCpolonês:

Um comentário:

Perneta disse...

Incrivel, é o legítimo caminhão para o Brasil. A transamazonica é parquinho de criança para esse Tatra.

Como é que essa marca ainda não veio para cá?! Aposto que ela teria muito espaço para crescer por aqui.