segunda-feira, 11 de julho de 2011

ASTON MARTIN V-12 VANTAGE ZAGATO



Coisa séria de ver e ouvir, o Aston V-12 que aqui ruge furioso é um motor de carro de corrida - sinta a marcha-lenta - que virou conceito e  vai ser  produzido e vendido, infelizmente é provável com um escapamento mais familiar, civilizado... Esse motor vem da época Ford, sendo um amálgama de dois motores V-6 Duratec, o que absolutamente não o desmerece depois de todas as coisas boas que o Oval Azul tem feito, do Focus WRC ao Boss Crate Engine e os Mustangs Cobra. 


Esse Zagato é um tributo a um dos mais belos carros jamais feitos em absoluto, aí incluída na turma o Ferrari 250 SWB. O DB4GT Zagato de 1960 foi uma tentativa de derrotar os leves Ferrari GTO de seu tempo, com relativo sucesso diante do rolo compressor de Maranello na ocasião.


Tinha motor de seis cilindros em linha e quatro litros com três Weber 48 e caixa David Brown de cinco marchas. Táo belo era que foi reproduzido nos anos 90, a época de Victor Gauntlett no leme da Aston, pela RS Williams. Como foram fabricadas 25 undades por ordem de Gauntlett, foram etiquetadas como Sanction II, continuação da série original e valem muito, embora um original valha 5 MILLION POUNDS. Afinal, os S II foram fabricadas para a própria Aston Martin...


A companhia, agora não mais sediada em Newport Pagnell, mas em Gaydon, confirmou recentemente o que o mercado vinha esperando avidamente desde o Encontro de Villa d´Este: o novo Zagato vai ser fabricado em versão de rua com uma produção limitada de até 150 exemplares a um precinho camarada de 330.000 libras mais impostos.


Na Inglaterraa isso quer dizer 396.000 Sterling Pounds... ou uns 650 mil dolares... Um dos carros de corrida ganou um prêmio na Villa na classe de carros protótipos e correu duas semanas depois na duríssima prova 24 Horas de Nürburgring.


As encomendas está sendo aceitas de quem chegar primeiro e a montagem à mão começa no meio do ano que vem em Gaydon. A carroceria é composta por painéis moldados à mão na melhor tradição inglesa. O mesmo método sendo adotado para a partes em fibra de carrbono. As primeiras entregas são esperadas para o segundo semestre de 2012.





O original:



 

O carro de corrida nas 24 horas de Nürburgring



O carro de "rua"









Um comentário:

Oswaldo Roschel disse...

Olá, Mahar.

Deixo aqui uma dica para você e todos seus fiéis seguidores da área aeronáutica. Não conheço, mas parece ser a "Lindóia dos aviões":

http://www.expoaerobrasil.com.br/2011/2011/06/22/1a-revoada-nacional-de-aeroclubes/