domingo, 24 de julho de 2011

RAM 2500 2011: VOCÊ PRECISA?

Está chegando ao nosso mercado uma picape que vai impressionar muito o povo na rua. Não sem razão foi apresentada publicamente na Feira dos Cowboys em Ribeirão Preto....


Muitos dos compradores nunca vão usar este veículo para o que foi realmente projetado: carregar muito peso e puxar trêileres de DEZ toneladas. Ou seja, se você reboca um barco enorme, um trêiler de moradia pra oito pessoas, uma prancha com um Cadillac 59 de duas toneladas e meia, esse é o seu veículo. Para todo o resto  a Ram é um caminhão em um mundo urbano feito para Gol e Uno. Nunca tente entrar em um estacionamento de shopping apertado. A almanjarra vai entalar e precisar de macaco jacaré para sair...


A Ram 2500 Diesel que vai se vendida no Brasil tem um motor Cummins de 6,7 litros, 24 válvulas e 335  cv ABNT a 3.000 rpm,  bem como  114 kgfm de torque em baixa rotação. Ponto final. O mesmo motor do VW Constellation, onde puxa 40 toneladas de carga, é o ultimo remanescente de seis cilindros nessa classe brasileira, já que o excelente MWM Sprint de seis cilindros da F250 é coisa do passado. Aqui mora a unica oportunidade de ouvir o rico som Diesel em seis cilindros....


A caixa de câmbio é uma automática de seis marchas com todos os refinamentos possíveis. Feita pela Aisin no Japão para tracionar carga e trabalho, é adequada ao torque e ao peso que vai puxar sem frescuras, passando marchas imperceptívelmente e estimulando a economia de óleo por poder ter uma sexta overdrive bem looooonga de estrada, para viajar a 1.300 rpm.


O problema está na suspensão da versão escolhida para o Brasil: o eixo dianteiro rígido e 4x4 part time (com comando elétrico no painel). Embora bastante refinado - na teoria - ao ser ligado ao chassi por cinco braços - quatro longitudinais e um transversal - de controle ao invés de meros feixes de mola, as buchas que os ligam  ao pesadíssimo diferencial dianteiro são meio marshmallow, coisa de isolar os ocupantes das agruras da vida.  Aí o bichão se mexe lá embaixo como se tivesse vida e vontade próprias, desencorajando qualquer velocidade acima de 100/110 por hora, mesmo em asfalto perfeito e liso. Conhece o termo passarinhar? 


Em piso esburacado nem pensar nessas velocidades, pois a casa pode cair na imprecisão resultante da complacência da suspensão... Atrás os feixes de molas são de duplo estágio, o que facilita muito as coisas e melhora a aderência: a dureza total só acontece com carga maior. Os freios são de dar inveja a muito Scania, com discos enormes, de mais de 40 cm de diâmetro, tudo devidamente assistido e controlado eletronicamente.

NOTE O TAMANHO DO TURBO VARIÁVEL
O consumo fica nos sete km por litro: não esqueça que o motor é enorme, com quase sete litros de deslocamento e 335 cv, portanto tem que gastar, mas o tanque é de 150 litros... Ainda mais com o peso do bichinho delicado e terno, que não é divulgado pela Chrysler brasileira mas deve ser mais de três toneladas.... isso vazia...


Em suma, se você precisa de um rebocador de porta-aviões, esse é o seu veículo. Para o resto só se for para compensar alguma coisa que Deus lhe negou, porque é grande, pesado, caro, complexo e grande demais para ser prático fora de uma fazenda de verdade.

A VERSÃO OGRO....COM RODADO DUPLO NÃO VIRÁ.
Abaixo alguns videos, inclusive com o som grave e sério do Cummins e a capacidade fora de estrada da tração 4x4:











7 comentários:

BK disse...

Onde seria mais apropriado apresentar uma camionete desse do que Ribeirão, a texas tupiniquin?

Luby disse...

É coisa pra fazendeiro mesmo ..

Anônimo disse...

De novo os imbecis, debeis mentais que decidem vão estragar a festa. Tragam todas, 1500, 2500 e 3500 e de quebra as light truck, para fazermos plataformas para carregar nossos antigos.
Eu tenho a minha Ram 2500 V10, 94 2wd automatic trans, fantástica, excepcional, trazida por importador independente, porque os retardados da chrysler na época nem ram traziam e quando o fizeram, só vinha 1500 chassis curto e 4x4. Quem quisesse algo diferente que trouxesse por conta propria. O melhor caminhão que ja tive na vida.

erlanbiker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
erlanbiker disse...

Já tinha ouvi dizer sobre o mau comportamento da suspensão da RAM,agora so confirmei,meu sonho e ter algo parecido,mas prefiro menos motor e mais suspensão.Creio que com um pouco de grana e tempo da pra acertar a suspa dela.
Concordo com o anônimo das 00:15,as montadoras não nós tratam com o devido respeito que deveriam,em um mercado que se aproximou dos maiores do mundo,se trás apenas uma única versão as vezes mais cara é pra piorar,nas cores prata ou preta...parece que os caras só mandam fim de estoque em alguns casos ou não sabem realmente o que nós consumidores queremos.

Informativo Punta del Este disse...

Quem manda Ribeirão Preto ter a grana que tem? Aqui se vende de tudo. De Agusta a Dodge RAM, fora Porsche, Ferrari, Jaguar e afins. Realmente é um trambolho, mas se está no mercado é pq tem comércio. Quanto ao Texas tupiniquim, não vou nem comentar. Caro visitante BK, quer morar bem e admirar bons carros? Passe um dia em Ribeirão Preto. Se não servirem os carros, olhe para o céu e escolha o modelo mais novo de helicóptero.

Thiago 43 8446-1884 disse...

Como disse o caro anônimo, na época não traziam modelos mais arrojados dessa linha de trucks.
Tenho uma dodge RAM 1500/94 com a mecânica da 2500, v6/24v cummins com 335hp, rodado duplo adaptado, chassi alongado com carroceria de 2.6 metros.
http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-200144675-dodge-ram-3500-rodado-duplo-na-traseira-330-hp-cummins-_JM


Não tive oportunidade de estar no Texas Brasileiro, mas se algum Texano local interessar, o truck está em Londrina.