domingo, 12 de dezembro de 2010

LOTUS HAYABUSA V8




O primeo motor, ainda sem os cabeçotes vermelhos
 

Era uma vez um engenheiro fabricante de maquinas de tipografia no Wisconsin, como todo sonhador ele tinha delírios Mecânicos nas noites de Lua cheia....

Em um deles imaginou um motor V8 feito a partir de dois blocos de Suzuki Hayabusa .400. Coisa pra remédio forte, de tarja preta.... Como tinha recursos técnicos e dólares para investir em seu projeto, e queria um motor interplanetário para o que se conhece como a motocicleta de quatro rodas, sua Lotus Seven. Projeto inicial de Colin Chapman, é uma carro mais ESPORTIVO do que qualquer coisa de quatro rodas. Normalmente pesa menos de 500 quilos e tem motores de 150 cv de Zetec Ford. Isso já as torna coisas infernais com pouco mais de três quilos por cavalo. Agora imagine meu caro leitor, o que acontece quando são tirados 20 quilos do motor e a potencia vai a 400 cavalos em configuração “de rua”? e atente para o detalhe: há uma opção de curso longo que desloca TRÊS litros...mamãe!


O Lotus Seven

Trabalhou durante seis anos até acertar o projeto e tornar o motor confiável, levou na cara do cárter de alumínio fundido que ficava poroso e não conseguia lubrificar direito o motor de carter seco...


A solução foi modificar a lubrificação até chegar ao ponto e usar um carter feito a partir de um LINGOTE sólido de alumínio 606T6. Caro....mas sem sustos.


O motor dentro do Lotus Seven

Com 400 cv a 10.000 RPM e menos de 450 quilos, dá para imaginar um zero a cem em menos de três segundos, uma aceleração brutal e sublime... a surpresa foi sentir que o motor tinha torque em baixa dado o respeito aos princípios de Chapman: “adicione leveza”. São 35 quilos de torque a 5.400, uma montanha de torque em um carro tão leve.
 
O Carro de corrida 4X4 de Dennis Palatov


Mas como maluco tem por todos os lados, o motor chamou a atenção de outros membros dessa mesma enfermaria. Entre eles a Radical, que correu umas Mil Milhas com um motor normal de Hayabusa há algum tempo. Além de vários outros donos de Lotus Seven, também está sendo gerado um carro de corrida com a mini usina de força colocada na lateral, em sentido longitudinal. Sai um semi eixo para frente e outro para trás, fazendo um 4X4 voador... E com uma aderência fenomenal: 50% de torque em cada eixo.
O Buggy Holandês


Mas o premio Antoine Pinel de maluquice automotiva vai para os holandeses, raça conhecida por sua s atitudes ponderadas e sensatas. Fizeram um buggy 4X4 mas com o levíssimo motor pendurado na traseira. Serve para correr o Campeonato holandês de terra batida, mas imagine o que isso iria fazer em Pikes Peak...
Ariel Atom com o V8
Outro veiculo ideal parqa usar esse motor é o Ariel Atom, uma gaiolinha de tubos qeu usa normalmente um "enorme" motor Toyota de dois litros
Jesus se apiede de suas almas toturadas....


O site do construtor motor está AQUI ( veja também a página de links), o videos AQUI e o som do motor AQUI.  Como o virabrequim do V8 é plano o som é meio Ferrari, não um Glu Glu americano. Mas rosna como um animal maligno, um Velociraptor sobre rodas, a ser usado com moderação.

À esquerda o Ford Zetec e à direita o Hayabusa...















Ficha técnica:


• 75° V8


• 2.800 cc (3.0 litros opcional)


• 84mm diametro X 63mm curso (curso 67mm opcional)


• 4 comandos, 32 valvulas com corrente silenciosa


• 530mm largura x 485mm comprimento x 530mm altura


• 400HP @ 10,000 rpm com commandos de rua, mash á opções mais bravas


• 62 kgmf de torque @ 7500 rpm


• Peso total do motor 90 quilos


• Virabrquim plano nitrurado de 180 graus


• Bielas perfil H em aço 4340 com parafusos ARP


• Cáter em alumínio a partir de um lingote


• Cáter seco com bomba de quatro estágios


• Embreagem de 185 mm simples ou dupla de 140 mm


Injeção DTA S80 totalmente seqüencial


8 comentários:

Thiago Valladão C. Pereira disse...

Poxa....Dezembro...véspera de natal, eu fui um bom menino durante o ano....bem que Papai Noel poderia trazer um para mim...

Unknown disse...

Pqp...

Bianchini disse...

O cara pode ser doido, mas ainda bem que existem esses doidos no mundo!

Antonio C. Jr. disse...

Nada como boas idéias e disposição pra meter a mão na massa!!
Fantástico!

Luby disse...

Um espetaculo à parte o bugrinho.
abs

Mister Fórmula Finesse disse...

Máquinas do mal, máquinas do mal....

Unknown disse...

Imagine um aiton sena pilotando um desses

Unknown disse...

Bah duca....