Correria.
JAC aluga prédio para produzir T5
Para recuperar o
tempo perdido entre a saída do sócio chinês, e para contornar o encolhimento de
vendas no mercado, Sergio Habib, o representante nacional da JAC atalhou o
processo: postergou projeto de construir fábrica em Camaçari, Ba e, para fazer
a implantação industrial da marca, alugou
galpão ocioso no mesmo município.
Quer iniciar a
montagem dos T5, sav com transmissão
CVT, ao final deste ano, construindo pré série, apresentando-o no Salão do
Automóvel – outubro -, e fazendo estoque para iniciar vendas em 2017. Próximo
ano projeta montar 20 mil unidades. Plano anterior, na dissolvida sociedade com
o fabricante chinês, previa alcançar 100 mil T5.
Processo inicial é
montagem simplória, sub industrialização, baixíssimo índice de nacionalização,
incentivada pela regulamentação governamental Inovar-Auto.
Razão simples para a
corrida pelo início da contida montagem de produtos com rótulo nacional é
situação do mercado para a marca, hoje limitado às 4.800 unidades/ano, volume
isento do pagamento extra de 30 pontos adicionais ao IPI. Os veículos montados localmente estarão fora
da cota, terão menor preço, ampliarão volume de vendas, permitindo expansão da
rede de revendedores, contraída a 30 lojas, menos da metade da anteriormente
existente.
-------------------------------------------------------------------------
:
JAC T5, abaianado ainda este ano
------------------------------------------------------------------------
Brasil
tem representante na FIA
Poderosa FIA,
Federação Internacional do Automóvel, não se envolve apenas com corridas, tendo
amplo espectro de ação. É, por exemplo, uma das mantenedoras da Euro e
LantiNCAP, institutos de pesquisa em segurança veicular, incluindo os crash test, parâmetro e cobrador da
indústria automobilística. Outro campo, os assuntos de veículos antigos, para o
qual tem conselho com 28 membros escolhidos mundialmente.
Brasil volta a ter
assento nesta câmara com a nomeação de Mariozinho
– Mário Raul Armando Leão, 82, usineiro, colecionador alagoano, de grande
vivência com marcas de estirpe, e reconhecido como o maior conhecedor
brasileiro das carrocerias especiais, característica do período anterior à II
Guerra Mundial.
Curiosidade no
pedaço, notícia seria desconhecida no meio antigomobilístico brasileiro, onde
não foi festejada, e passaria desapercebida não fosse a história ter sido
levantada pelo jornalista Fábio Amorim, da Gazeta de Alagoas. Novo membro é
homem educado, gosto refinado entre Rolls e Bentley, e é discreto, sem
louvações à vaidade.
-------------------------------------------------------------------------------------
Mariozinho, antigomobilista
brasileiro na FIA
-------------------------------------------------------------------------------------
Atraso – Novo atraso na produção dos Alfa
Romeo Giulia, entretanto com definição do início de recebimento de pedidos nos
revendedores europeus: 14 de abril. Sergio Marchionne, CEO da marca, disse no
Salão de Genebra, demora foi para ter o produto perfeito.
Desafio – Conversa charmosa, levantou bandeira de referência: “só começaremos com a mesma qualidade dos
alemães - sem isto o esforço não terá
valido a pena “.
Versões – Confirmou também, versões Quadrifoglio,
com motor V6, dois turbo compressores, circa
500 cv, e quatro cilindros 2,0 a gasolina, turbo, e 2.2 diesel para a Europa.
Preço – Versão
de topo será oferecida a 79 mil euros – uns R$ 335 mil - lá. Preços e produto
miram BMW series M3, Mercedes AMG e Audi S. Nos EUA, mercado fundamental e
desafiante para onde volta após 20 anos, mais barato, US$ 70 mil – uns R$ 295
mil. Na categoria é o de melhor dotação tecnológica.
Alfa Giulia, vendas abril
----------------------------------------------------------------------------
Mais
– Em
seguida ao Giulia, sobre a mesma plataforma, a Giorgio, base do Maserati
Levante, SUV da marca do tridente, Alfa terá veículo equivalente, o Stelvio.
Apresentação no Salão de Los Angeles, novembro, vendas 2017.
Dano – Audi lançou contabilmente as perdas com os problemas dos motores diesel
de emissões acima do limite, e re call
dos air bags Takata: lucro
operacional caiu 6,1%, a 4.84 B Euros, e margem de lucro desceu de 9,6 a 8,3%.
Também – VW
adiou conferência de imprensa para apresentação do balanço anual, mas embora
sem números, sua auditoria tem convicção: serão insuficientes os 6,7B de Euros
destacados para resolver o problema.
Novo ciclo – Enquanto a Google corre a contratar engenheiros e especialistas em
automóveis para entrar no mercado dos carros autônomos, o ágil CEO da FCA,
ítalo-canadense Sergio Marchionne se declarou fã da Apple, e dispôs as empresas
para fornecer-lhe a parte automobilística.
Pick Up – Ausência no portfólio, oportunidade mercadológica, capacidade
industrial, pressão de consumidores levou a FCA a desenvolver o picape
Wrangler, feito sobre o Jeep homônimo, com nova edição para 2017. Fórmula
simples, re edição de produto surgido ao início dos anos ’50. No Brasil chamou-se
Picape Jeep e, depois. F 75.
Base – Novo
Wrangler terá grande percentual de peças em alumínio para reduzir peso. FCA
seguiu trilha aberta pelo Ford F150, picape mais vendido do mundo, com enorme
adição de alumínio. Atendendo a protestos locais, será feito na velha fábrica
Jeep, em Toledo, Ohio. 2018.
Disputa – VW é a
marca mais vendida no mercado argentino, GM a segunda. Esta, para tomar vendas
à líder, baixou preços em até 40 mil Pesos – uns R$ 10 mil. Resposta foi no dia
seguinte.
Corte – VW
anunciou cortar, durante março, 32 mil Pesos - + R$ 8 mil, uns 14 % - no Gol
versão Trend, lá custando R$ 50 mil. É o modelo ora antigo no mercado
brasileiro, mas estoque físico e em deslocamento para a Argentina.
Futuro – Mauricio Macri, presidente da
Argentina, inaugurou ampliações na Toyota, aumentando capacidade de produção em
quase 50% - de 92 a 140 mil unidades ano. Investimentos de US$ 800M, 1.000
empregos diretos e indiretos.
Mais – Toyota passa a produzir na
Argentina o eixo traseiro dos picapes e SW4, atingindo 60% no índice de
nacionalização.
Regra – Festa hígida, simples, sem as
bandas de música tocando para partidos e sindicatos, como ocorria dos governos
Kirshner.
Confirmado – Nissan em providências para
ter pronta sua estrela maior como patrocinadora dos Jogos Universitários Rio
2016. É o pequeno crossover Kicks, de
protótipo exibido nos Salões do Automóvel de S Paulo 2014 e Buenos Aires 2015.
Grande esperança para alavancar vendas da marca.
Automóvel – Após
lançar o crossover ASX, Mitsubishi apresenta a versão S. O misto entre SAV e automóvel
aponta nesta direção, mais carro de passeio, distante de veículo para arrostar
dificuldades.
Diferenças - Teto
pintado em Cinza Londrino – utilizado nos Troller –, faróis com máscara negra,
rodas leves em aro 18”, assinatura luminosa sobre o para choques dianteiro, bancos frontais aquecidos, revestimento em couro mais
tecido. Chaves na mão, quase R$ 121 mil. Só 200 unidades.
Extreme – Após criar versão Extreme
para linha de picapes Strada, Fiat estendeu-a a irmãos de linha: Weekend, Idea
e Adventure. Rótulo é aplicado por conta de central de multimídia, com tela 15
cm, câmera de ré, e outras facilidades de som e conectividade, controles no
volante. Preços da Série Especial Adventure Extreme: Weekend Adventure R$ 70.180; Idea R$ 70.380; Doblò R$ 84.370.
Chery
–
Luiz Curi, vice presidente da Chery, informou à Coluna ter postergado o início da produção do novo QQ, segundo
produto da empresa instalada em Jacareí, SP. Será em abril, perdendo o mês de
março. Atraso é consequente à greve havida na empresa por demissão realizada
por fornecedor terceirizado.
Final – Será
produto final, apto à venda pela rede de distribuição. Pré-série já construída,
métodos e máquinas ajustados, tudo pronto para iniciar fabricação. Chery faz o
Celer e queda do mercado contraiu seu projeto a 10% da capacidade industrial.
Fato –
Histórias das fábricas chinesas de automóveis no Brasil – Chery e JAC - lembram
aquele brinquedo dos antigos parques de diversão, o trem fantasma: cada curva
um susto.
Alívio
– Bem
sucedida iniciativa envolvendo governo federal, Anfavea –associação dos
fabricantes de veículos -, e 10 de seus associados, pode resultar vendas de 145
mil automóveis, 65 mil caminhões e 17 mil ônibus ao Irã.
Quanto – Número
de caminhões significa 6 meses da produção projetada para este ano. Quanto a
ônibus, segmento com as maiores perdas, volume pretendido supera a projeção
anual para o segmento.
Vem
aí
– Carros autônomos, os capazes de ser controlados por aparatos eletrônicos, em
condução externa, parece história de distante factibilidade. Notícias há:
testes; interesse das gigantes Apple e Google entrarem no setor; pequenos
acidentes.
Bola – Não
serão veículos convencionais, devem traçar caminho próprio a partir dos
conceitos e formas hoje existentes. Novidade atestatória pela Goodyear mostra
isto: desenvolveu para eles um pneu esférico, o Eagle 360.
Muda - Não
rodará, mas elevará o automóvel do solo por campo magnético. De todas as
dúvidas, algumas parecem dirimidas: o conforto de deslocamento e a
manobrabilidade, sem atrito com o solo, girando em todas as direções.
-------------------------------------------------------------------------
Eagle 360, pneu para carro autônomo. Tudo muda
----------------------------------------------------------------------
Ciclo – Décadas após instalar-se no país, VW volta aos procedimentos de origem:
orienta fabricantes de auto peças. No caso, noções operacionais, de
gerenciamento, processos éticos, ecologia, sustentabilidade e sua maneira
empresarial de funcionar.
Fora – Não são
fornecedores da montadora, mas sub fornecedores e vendedores ao mercado de
reposição. Entende, iniciativa fortalecerá parque industrial. Chega a ser
curioso: em época de crise, prejuízos, contração de despesas, aposta no futuro.
Aparentemente VW tem programa de longo prazo.
Conquista – Mercedes-Benz fez venda referencial para a transportadora Girteka
Logistics, da Lituânia: 1.000 unidades do caminhão Actros, mais completo e caro
da marca. Junto, os serviços FleetBoard, controlador de eficiência operacional
de caminhão e operador.
Acesso –
Retração nas vendas provoca crescimento pela opção consórcio como forma de
poupança. O do Magazine Luiza cresceu 41% nos dois últimos anos.
Proteção – Ferrari apresentou em Barcelona, Espanha, protótipo do Halo, arco de
proteção ao piloto em acidentes. Kimi Raikkonnen, da marca, disse não haver
sensível diferença na condução do carro, exceto a mancha negra acima do olhar.
Já vi - O Halo
parece inspirado na construção/escultura da Praça da Apoteose, no Sambódromo
carioca, criações do arquiteto Oscar Niemeyer.
---------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------
Corridas – Pirelli fornecerá pneus aos caminhões da Fórmula Truck em 2016.
Estreará os novos radiais FR-01 na medida 295x80x22,5 próxima semana na
abertura da temporada, em Santa Cruz do Sul, RS.
Aniversário – BMW comemorou 100 anos dia 7 de março. Destes, 50 sob comando da
família Quandt, responsável pelo grande processo de expansão. Hoje marca produz
motos BMW e automóveis Mini e Rolls-Royce. Tem recente fábrica no Brasil.
Curiosamente não comemorou ou divulgou volume de produção total.
Gente – José Luiz Gandini, presidente da Kia, deve
ser eleito presidente da ABEIFA, associação reunindo importadores e fabricantes
de veículos. OOOO Chapa
única, Vice, Luis Resende, presidente da Volvo Cars. OOOO Joseph Massaro, 46, promoção. OOOO Novo CFO
da Dana, gigante de auto peças. OOOO
Era Vice Presidente e Controlador Geral. OOOO Carlos Dourado, administrador, bacharel em direito, MBA em Marketing,
novo diretor de vendas da Dana Brasil. OOOO
Larga experiência no setor incluindo passagens pelo exterior. OOOO Chase Morsey, 96, estatístico, passou. OOOO Era o último dos Whiz Kids,
grupo de elite levado à Ford quando Henry II assumiu. OOOO Considerado o salvador do motor V8, soube
dos planos da companhia em retirá-lo de produção para a modelia 1952, fez
cálculos, projeções, e provou a viabilidade de mantê-lo. OOOO Estava certo. OOOO Ganhou relevo, posições, e chefiou um
departamento de espionagem industrial.
OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário