Alta Roda nº 881 — Fernando Calmon — 22/3/16
COMPETIÇÃO
MAIS ACIRRADA
A briga no relevante segmento das picapes
compactas – hoje restrito Strada, Saveiro, Montana e a anabolizada Duster Oroch
– agora será bem mais acirrada. Apesar de haver apenas quatro modelos em oferta,
é o terceiro maior segmento do mercado brasileiro, atrás apenas dos compactos e
perdendo por pouco para os médios-compactos (27 modelos, sem contar à parte
sedãs e hatches).
Nos últimos anos a Strada com suas opções
de cabine simples, estendida e dupla (três-portas) dominou 50% das vendas. A
chegada da Oroch quatro-portas começou a mudar o cenário. Porém, a nova Saveiro
2017, à venda a partir de abril, promete dificultar bastante a vida fácil da líder.
A Volkswagen, pela primeira vez, dá identidade
própria à picape (lançada em 1982), diferente do Gol e do Voyage. Toda a parte
frontal mudou de forma clara. Foi além, ao procurar contrastar com recursos
estilísticos, a versão básica – Robust – da de topo – Cross. As intermediárias Trendline
e Highline também apresentam pequenas diferenciações. Todas são de duas portas,
mas a cabine dupla oferece mais espaço atrás do que a Strada, apesar do acesso
limitado.
Painel, quadro de instrumentos e volante
novos, aliados a materiais melhores de acabamento, dão um ar de modernidade
ainda não visto no segmento. Isso se estende aos quatro sistemas de
infotenimento – disponíveis conforme a versão – com telas táteis de até 6,3
pol. e conectividade de alto padrão. Suporte removível para telefone celular é
muito bem projetado, facilita a visualização segura da tela e inclui entrada
USB para recarregar a bateria com fio curto.
Saveiro já era superior mecanicamente às
concorrentes, inclusive a única oferecer de série freios a disco nas quatro
rodas. Adicionou recursos eletrônicos como ABS com função para freada em
estrada de terra e auxílio para partida em rampa. Também tem controle
eletrônico de estabilidade/tração e bloqueio eletrônico do diferencial (via
frenagem da roda que perde tração). Em trecho fora de estrada, durante
avaliação no interior de São Paulo, mostrou-se muito superior ao limitado
sistema Locker (bloqueio mecânico só até 20 km/h) da Strada, que exige a parada
do veículo para ser acionado.
Outra mudança, que deveria ter ocorrido bem
antes, foi elevar a altura de rodagem em 1,5 cm. Ao mesmo tempo, o desenho da
parte inferior do para-choque dianteiro permitiu aumentar o ângulo de ataque,
ponto fraco da Saveiro anterior tanto ao rodar em pavimentação ruim quanto com
carga total ao passar por quebra-molas e valetas. A tampa da caçamba, como
antes, inclui uma mola a gás (exclusiva) para manuseio mais suave.
Versão Cross é a única disponível com o
motor 1,6 L mais moderno da marca: bloco de alumínio, duplo comando de
válvulas, 120 cv (etanol) e funcionamento particularmente suave desde a marcha
lenta. As demais continuam com o 1,6 L antigo de apenas 104 cv.
Por fim, a VW mudou a política comercial para
tornar a Saveiro um competidor de peso frente às envelhecidas concorrentes
diretas. Em especial ao se compararem versões equivalentes e diferenças na
segurança ativa. Preços vão de R$ 43.430 a R$ 69.250, fora opcionais.
RODA VIVA
CROSSOVER compacto da Renault, menor que o Duster e com nova arquitetura,
será lançado antes na Rússia. Para não se confundir com o Captur francês (baseado
no Clio), pode se chamar Kaptur. O mesmo modelo estará no Salão do Automóvel de
São Paulo, em novembro. Provavelmente, vendas se iniciarão depois do
subcompacto Kwid, prioridade para a marca.
ARGENTINA endurece, de novo, o jogo com o Brasil quanto ao livre comércio de
veículos entre os dois países. Acordo bilateral tem sido renovado anualmente
por meio de um mecanismo torto de cotas. Este é um dos furos do Mercosul.
Surgiu expectativa de acertar um cronograma plurianual, pois há câmbio
flutuante, agora, nas duas economias. Virou só esperança.
CITROËN Aircross aos poucos inverte tendências. Ao longo de 2016, versão
com estepe externo terá 40% das vendas (hoje 60%). No dia a dia, o motor de 1,5
L e câmbio manual revela-se insuficiente, quando transporta cinco passageiros.
O 1,6 L automático (quatro marchas) vai bem melhor. Falta, em ambos, um simples
botão para desligar o bom sistema multimídia.
GOOGLE liberou versão do Android Auto com comandos e telas em português.
Agora, é possível conectar telefones inteligentes com S.O. Android à central
multimídia dos carros e utilizar comandos de voz para aplicativos como Maps,
Play Música e a Busca em si. Modelos Chevrolet, Honda e VW nacionais, além de
vários importados, oferecem a conexão antes inacessível.
ESCLARECIMENTO: na
coluna da semana passada ficou uma dúvida sobre marcas centenárias. Citou-se a
Audi, mas faltou incluir a Bugatti, como exemplo de marca que desapareceu por
décadas e voltou ao mercado. Todas as demais, fundadas há 100 anos ou mais, nunca
pararam. Nesta lista inclui-se a Daihatsu, que começou com motores
estacionários em 1907 (primeiro carro, 1930).
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