Sr Governador, que
tal uma fábrica Aston Martin ?
Ao receber proposta
da Macedônia, ex parte da Iugoslávia, norte da Grécia e leste da Albânia, para
acolher produção da Aston Martin, a marca de origem inglesa se achou. Não bateu o martelo, e
abriu-se para receber propostas de outros países. Produto será misturanga entre carro esporte 4
lugares, SUV e Crossover sobre base e transmissão 4x4 Mercedes-Benz,
motor V8 AMG.
Macedônia, país
pequeno, área inferior a Alagoas, sem mar, quer fazer automóveis após bem
sucedido projeto de atração de auto partistas, como Johnson Controls, e
catalisadores, bancos, cabeçotes.
Decisão da Aston fez
guardar canetas a hora de assinar negócio com o condado de Sutton Coldfield, no
centro da ilha, abrindo o jogo sem nacionalismo. Ex-inglesa, AM tem coração
argentário, controlado pelos grupos italiano InvestIndustrial, kwaitiano Tejara
Capital, e 5% com a alemã Daimler. Empresa vem caindo em vendas e o novo
projeto é ponte para atingir escala de equilíbrio, dobrar produção projetada
entre 4.000 e 5.000 anuais a partir de 2019.
Brasil poderia se
tocar, vista a ociosidade de 50% nas linhas de montagem de veículos, e duas
fábricas novas e fechadas no setor. Da Honda e da Suzuki. Esta, da holding Cerfco, em Itumbiara, Go, onde
fez os Suzuki Jimny – agora assumidos pela Mitsubishi, em Catalão, mesmo
estado. Governador Marconi Perillo e o prefeito de Itumbiara poderiam decretar
o Dia do Vem, antecedendo as
retocadoras uruguaias, bem estruturadas e especializadas em agregar partes.
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Aston-Martin DBX, crossover, propostas
para fabricar
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SUVs
traçam caminho do mercado
Mania mundial, o Sport Utility Vehicle - SUV faz
marketing para mudar conceitos até em marcas mais arraigadas, com produtos
distantes de tal fórmula. Mas com a classuda Bentley anunciando o seu Bentayga,
a Rolls-Royce, sua antiga controladora, agora concorrente, busca meios de
produzir o seu, e começa bem, testando-o sobre estrutura em alumínio. Mudança radical
em materiais, processo e manufatura, a migrar para os produtos BMW,
controladora da RR. SUV já tem nome Cullinan – boa pinta em irlandês arcaico.
Peso é inimigo de
automóvel e por isto a exigência básica é reduzi-lo sem reduzir resistência
estrutural, pois poderão ser submetidos a esforços nunca previstos pela marca,
como o uso árduo fora de estrada. Pessoal da Rolls olha atentamente para os
Range Rover Sport e Autobiography, caros, refinados, equipados, – e com
inacreditável aptidão a andar fora de estrada.
Não há opção ante o
peso resultante da soma de motores, transmissões, confortos, itens de
segurança, e solução tem sido aumentar torque no motor, ampliar o uso da caixa
de marchas. Paliativos. Para reduzir peso tentam-se aços mais leves, partes em
fibra de carbono, alumínio. Após Ford ter lançado seu produto mais vendido, o
picape F 150, com ampla dotação de alumínio, abriu-se a trilha da
factibilidade. No caso da Rolls, um adicional: deve ser resistente, sem perder
o conforto de rolagem, secular característica da marca.
Tecnologia é coisa
engraçada. Se há alguns anos perquirissem a ligação entre Ford e Rolls-Royce,
diriam, no máximo fosse a letra R.
Agora ...
Não pense o mundo
acabará ao misturar jipe com carros de luxo ou esporte. Lincoln e Cadillac
abriram a picada, Porsche seguiu, luxuosa Bentley aderiu. RR, e esportivos Alfa
Romeo, Maserati, Aston Martin, Lamborghini seguem a placa sinalizando a estrada
de aceso aos SUV. No desvario só falta SUV Ferrari.
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Roda-a-Roda
Negócio – Noiva
independente, Suzuki foi cortejada por algumas marcas – mais recente foi a FCA
-, mas parece destinada a se unir à Toyota. Faz parte do projeto de crescimento
da líder, querendo aproveitar a boa presença Suzuki no peculiar mercado
indiano.
Festa – BMW comemora 30 anos de equipar seus automóveis com tração nas 4 rodas.
Atualmente sistema eletrônico distribuindo 34-66% nos eixos dianteiro e
traseiro. Um terço dos BMW o utiliza.
Diferença - Conjunto discrepa da noção brasileira sobre o artefato. Para nós,
destinado a andar em lama, subir o morro, descer à beirada do rio. Acima do
Equador é aparato para dar mais tração e dirigibilidade, fundamentais a dirigir
em pistas com neve ou gelo.
Solução – Novo Porsche tem solução
para interessar todos os donos de todos os carros: as rodas em liga leve são
presas por porca central, igual aos carros corrida e como eram ao tempo das
rodas raiadas. Muito mais fácil para trocar.
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Novo Porsche 911 – rodas com única porca central –
práticas
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Sayonara – Ford encerrará
operações no Japão e Indonesia, após anos e milhões de dólares em esforço para
fender a barreira ante marcas estrangeiras.
Concluiu não haver caminho para a lucratividade.
Líder – SMMT, a
Anfavea da Inglaterra contabilizou resultados e viu a Jaguar Land Rover como a
maior fabricante no país, com 500 mil unidades produzidas – pouco menos de 1/3
do volume. Segredo é o acerto em novos produtos e sua atividade de exportação.
A JLR é produto de fusão destas marcas, e é controlada pela indiana Tata.
Furo –
Presidente Dilma não foi ao suíço Forum Econômico em Davos. Maurício Macri, novo
condutor da Argentina, foi e teve encontros prospectivos para buscar
investimentos com diretores de Renault-Nissan, GM, Mitsubishi, Tata e
petroleiras Total e Shell.
Como será – Carlos Ghosn, brasileiro, CEO de Renault-Nissan anunciou investir US$
600M nas pioneiras instalações, ex IKA, em Córdoba. Fará, como a Coluna informou, picape a ser vendido
como Renault, Nissan e Mercedes.
Mais – Ghosn
irá à Argentina em julho. Em meio às comemorações do 9 de julho dará partida na
linha de montagem dos Renault Logan e Sandero. Hoje exportados do Brasil, serão
produzidos lá com algumas peças daqui.
Mão – Por
incerteza econômica e insegurança jurídica Brasil perdeu para o México fábrica
da Kia. Para a Argentina, por falta de segurança em relações trabalhistas, todo
o Projeto Phoenix, para fazer o novo Cruze.
Discreto – Sem festas Volkswagen despachará o novo Golf produzido em São José
dos Pinhais, Pr, aos concessionários. Automóvel já está em produção e,
curiosamente, não terá festa para assinalar nascimento.
Mais – Basicamente igual ao modelo mexicano ainda à venda, incluindo
substituição do freio de mão elétrico por acionamento, e eixo traseiro de
torção em lugar do eixo multi link. Audi A3 emprega a mesma suspensão.
Outra -
Novidade, versão de menor preço, a Comfort 1.6 MSI. Inexiste na Alemanha e é
intervenção pessoal de David Powells, novo presidente da marca no Brasil,
criando-a para balancear preço. Motor é o novo 1.6, aspiração atmosférica, 120
cv. Disposto e econômico. Um motor surpreendente.
E ... – Outras versões, Highline com
motor 1,4 turbo, 140 cv, transmissão manual de 6 velocidades ou automática,
idem. Topo, 2.0 TSI, câmbio robotizado de dupla embreagem.
Para cima – A nacionalização fez elevar todos os preços. Mais sensível, nova
versão 1.6 motor aspirado tem preço assemelhado à importada com motor 1.4
turbo, R$ 74.590 x R$ 76.790.
Outros – Empresa acelera com novidades. Apresentará últimas modelias de Gol e
Voyage próximos dias – carros mudarão em 2017. Atualização na grade frontal e aplicação
de equipamentos para infodiversão – andava defasada.
Toro – Mais
informação sobre o picape Toro, criação Fiat sobre a plataforma do Jeep
Renegade. Maior, ampla relação de versões, bom comportamento dinâmico
referenciado por quem o dirigiu, lançamento meados de fevereiro.
Painel tem trato de automóvel.
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Toro, painel
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Ocasião – GM bisou procedimento de anúncio em mudanças no picape S10. Aproveitou a
apresentação do SUV Audi Q7 e mandou modelo disfarçado à parada sobre a Pedra
Grande, Atibaia, SP. Ante o lançamento do concorrente Toro quer lembrar ter
novidades no conjunto frontal e lanternas traseiras.
Versão – Mercado
nacional em tempo de versões e séries especiais. No caso da Hyundai instalada
em Piracicaba, o HB20 R Spec um trato no modelo básico.
Como – Motor
1,6, câmbio manual ou automático, rodas leves, pinças de freio pintadas em
vermelho, grade em preto, ponta cromada no escapamento, retrovisores com
repetidores. Preço ao início das vendas, fevereiro.
Futuro –
Próximos dias Prefeitura de Fortaleza publicará edital para exploração de
sistema público de compartilhamento de carros elétricos. Vencedor deve adquirir
de imediato pelo menos 15 unidades, em modelo definido: BMW i3.
Tempo –
Implantação lenta, pois Renault deve contestar edital. Seu modelo Twizy é
reconhecido pelo Contran para circular em vias urbanas, como no caso.
Sumiu, pagou – Tribunal de Justiça de SP confirmou sentença de primeira instância de
Itirapina, condenando empresa exploradora de estacionamento Zona Azul a
indenizar motorista que teve carro furtado quando estacionado no sistema.
Decisão forma jurisprudência para tais eventos em SP.
Marcha a ré – Deputado Pompeo de
Mattos (PDT-RS) apresentou projeto de lei obrigando fabricantes fornecer
estepes com a mesma medida dos demais pneus. Entende mais segurança aos
usuários ante a limitação do estepe de emergência ter velocidade máxima de 80
km/h e uso contido.
Problema – Não se aplica pneu de
emergência por economia, mas se inclui no grande projeto de redução de
dimensões e peso dos automóveis. Caminha-se para eliminar o estepe, substituindo-o
por pneus capazes de andar sem ar. Exceção
- Único caso atendido pelo projeto respeita à inexistência em estoque do pneu
eventualmente perdido por corte ou mau uso, forçando usar o estepe de emergência.
Mas desídia alheia, carro vendido sem medidas encontráveis no mercado, ou
revendedor despreparado, não podem deter o progresso.
Começou – Movida Rent a Car
adquiriu 100 Vito Tourer 119 Comfort, 9 pessoas. Além de capaz ao deslocamento
de família e amigos, tem vantagem adicional: pode ser conduzido com carteira de
habilitação para automóveis.
Aliás – Compra pela Movida de
400 Audi A3 sedã no fim do ano tirou a liderança de vendas em carros Premium da
Mercedes, passando-a à Audi.
Lei – Caçapava, a 100 km de S
Paulo, às margens da Via Dutra é a
Capital Nacional do Antigomobilismo, como determina a Lei 13.244 assinada
pela Presidente. Esforços liderados por Marcelo Belatto, líder do Museu de
Automóveis da cidade, formado pelo acervo do antigo Museu Paulista de Antiguidades
Mecânicas, a coleção Lee. Pioneiro nacional, então lá instalado.
Antigomobilismo – Verbete criado
por Malcolm Forest, dicionarizada pelo filólogo Antônio Houaiss por esforços do
Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, descreve a atividade de preservar
veículos antigos. O Brasil é o único país com um termo descritivo para o ramo.
Não – Boatos de substituição
de Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, se dissiparam. Razão maior
seria o prejuízo de US$ 1B nas operações da marca em 2015 na América do Sul, apesar
do aumento de participação nas vendas no Brasil, ao contrário das outras marcas
grandes.
Exceção – Ficará. Fonte acreditada
disse, o problema não é de gestão Ford, mas a retração brasileira superior a
25% no mercado, puxando os resultados da América do Sul para baixo. Daí ter
sido mantido. Caso antológico. A crise extinguiu 1,5M empregos – menos um.
Gente – Mudanças na MAN em vendas, Marketing e Pós Vendas. OOOO Recuperação da Mercedes e queda geral
do mercado exigiram. OOOO Executivos
João Herrmann, Ricardo Bonzo Filho, e Carlos Eduardo Rocca de Almeida assumem
respectivamente Marketing; Administração de Vendas; Operações Comerciais e
Pedidos Especiais. OOOO Mudou o
escritório de Vendas Região Sul, de Porto Alegre para Curitiba. George Carlotto
o assume. OOOO Todos com experiência
e denso currículo acadêmico. OOOO
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