quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mazda: diesel em Le Mans by JLV




Mazda: diesel em Le Mans
A Mazda Motorsports anunciou que vai fornecer seu novo diesel ‘limpo’ para equipes que competirão em Le Mans no ano que vem na classe Le Mans Prototype dois (MLP2). A Mazda é até hoje a única fábrica asiática e ter vencido Le Mans, em 1991. Masahiro Moro, diretor executivo de vendas e marketing globais comenta que “A Mazda sempre seguiu a cultura de ‘nunca parar de desafiar’ – o espírito que nos levou a competir durante 18 anos em La Mans, até que triunfamos em 1991.

A primeira equipe já com carro praticamente quase pronto é a Dempsey Racing americana, do corredor e ator Patrick Dempsey. Patrick e um seu sócio, o também corredor Joe Foster, já competiram em Le Mans. Este ano competem no American Le Mans Series, nas classes Prototype Challenge (LMPC) e Prototype 2 (LMP2), preprando-se para Le Mans 2013. 

A versão do motor 2.2 que está em fim de desenvolvimento, a SLYACTIV-D, está pronta para a Classe GX de tecnologia avançada do campeonato Grand-AM americano. Jay Amestoy, vice-presidente da Mazda Motorsports, parte da Mazda North America (NMAO), diz que “Hoje reatamos nossa relação de amor com Le Mans e marcamos o início de um novo capítulo em competições automobilísticas para a Mazda. 

Nós já vencemos corridas internacionais com tecnologia rotativa em Le Mans, Daytona e Sebring e agora queremos voltar ao círculo dos vencedores com o que acreditamos seja o motor mais avançado e limpo, baseado em unidades de produção, que o esporte jamais viu.”

Os motores de competição SKYACTIV-D estão sendo desenvolvidos em conjunto pela Mazda Motor Corporation no Japão, pela Mazda North American Operations e pela SpeedSource Engineering baseada na Flórida. Os testes em dinamômetro dos protótipos já foram iniciados e os testes em pista estão marcados para o fim deste ano. 

Um comentário:

Anônimo disse...

A embreagem parece com as de moto...
2.2 e com duas turbinas desse tamanho, sei não... Se não tiver um monte de marchas vai ter um lag do tamanho do mundo, mesmo com os turbos no esquema compressão e recompressão. Esses bichinhos aí ainda vão acabar com os ciclo Otto no endurance.
Klaus