Hospital de BH rifa Cadillac de 1963 para reforma de maternidade
Sara Antunes
Do G1 MG
Sara Antunes
A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte vai rifar um Cadillac Fleetwood, de 1963, para levantar os fundos necessários à reforma da Maternidade Hilda Brandão, centro de atendimento infantil da unidade. A expectativa do sorteio, que ocorrerá no dia 18 de maio, é ultrapassar o valor do carro, avaliado pelo proprietário anterior e doador como sendo R$ 180 mil. Cada bilhete será vendido por R$ 50. De acordo com a assessoria do hospital, cinco mil rifas serão emitidas para recolher até R$ 250 mil.
José Marcílio Nunes havia comprado o Cadillac há quase três anos com a intenção de se tornar um colecionar de carros, mas o pedido de uma médica da Santa Casa de BH o fez mudar de ideia. No início deste ano, ele foi informado sobre a necessidade de reforma do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, em especial da área infantil. Nunes decidiu então doar o automóvel à unidade de saúde e promover uma rifa. “Sou um colecionador sem carro, mas isso não tem problema. Depois a gente junta dinheiro e compra outro, o importante é ajudar”, disse Nunes.
Esta também não é a primeira doação de José Marcílio. Antes, ele teve um Cadillac de 1956 e o doou ao Salão do Encontro, na capital, para ser rifado. E estas não são as únicas iniciativas das quais Nunes participa. Por meio do Instituto Dona Lucinha (IDL), fundado pela mãe dele, outras ações são realizadas. É o caso da distribuição de sopa a moradores de aglomerados de Belo Horizonte, das parcerias firmadas pelo instituto e outros projetos, como o curso para cuidador de idosos ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Para Glenderson Barbosa Parreiras, colecionador da capital com mais de dez carros antigos e dezenas de modelos em miniatura, o Cadillac é objeto de desejo de muitos aficionados por automóveis. “É um carro de luxo, top de linha. E por ser da década de 1960 tem muito valor agregado. É um carro muito bacana, almejado pelos colecionadores”, contou.
Santa Casa
Saulo Levindo Coelho, provedor da Santa Casa de Misericórdia de BH, apontou a importância da participação dos belo-horizontinos na reforma do hospital. “Antigamente a Santa Casa vivia de doações, então às vezes a gente tem um mecenas. Mas a gente quer que a população participe”, explicou.
Coelho contou ainda sobre o início da Santa Casa de BH, que comemorará 114 anos no dia 21 de maio. Segundo ele, a unidade começou a funcionar em barracas de campanha, quando a capital mineira tinha apenas um ano. Mais de cem anos depois, ele acredita ser a rifa uma boa oportunidade de chamar a atenção para o trabalhado realizado desde então: “Mais que o valor em si, é o gesto da pessoa de fazer uma doação”.
O resultado do sorteio deverá ser conferido por meio dos números da Loteria Federal. Para concorrer, basta comprar as rifas na
Provedoria da Santa Casa de BH.
O endereço é Avenida Franciso Sales, 1.111, bairro Santa Efigênia. Para mais informações entre no site da unidade ou ligue para o número (31) 3238-8873.
N. DA R.:
A Cadillac 1963 foi o primeiro modelo dotado de um nova versão do motor v8 original 331 pol³ ou 5.428 saído em 1949. Com 390 pol³ ou 6.396 cm³ rendia 325 cv brutos. Vinha com tudo imaginável com acionamento elétrico , ar condicionado, freios hidrovácuo, direção hidráulica e cambio automático Hydramatic de quatro marchas. Fazia 185 km/h de final e ia a 100 km/h em dez segundos, sempre com aquela marcha flutuante de navio no mar... Essa parece muito boa e vale a rifa porque é para fins beneficentes valiosos. Não perca!um vídeo de um carro igual,mas branco:
2 comentários:
Grande mestre Mahar, saudações! Realmente uma rifa de um carro desse naipe é a prova definitiva de que o antigomobilismo vem se consolidando cada vez mais em solo brasileiro! Quando que, 15 anos atrás, imaginaríamos ver um impecável Cadillac 1963 ser "objeto" de uma rifa e, mais ainda, atrair tanto interesse do público? Coisas do "nosso" antigomobilismo do século XXI! Complementando, o motor "390" (oferecido a partir da linha 1959 até 1963) não foi a primeira, mas foi sem dúvida a mais importante evolução do "ohv" V8 Cadillac de 1949, que começou com 331pol³, passando para 365pol³ em 1956 e "chegando" a 390pol³ (o mesmo motor desta 1963) em 1959 - ainda sobre o 390, sofreu modificações duas vezes - em 1961 e em 1963 - justamente nesta última, as mais extensas, que fizeram dele um dos mais silenciosos (e isentos de vibrações) motores jamais produzidos pela Cadillac, ao ponto da empresa alardear naquele ano que seus carros eram mais "suaves" que os Rolls-Royce! Abração, Ian
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