segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1984 chegou...


SINIAV, um ponto de vista:

No próximo mês o Governo federal começa a implantar o SINIAV, um sistema de monitoramento eletrônico por GPS de TODOS os carros do Brasil. Isto que dizer que o governo vai saber o tempo todo onde você está, onde parou e a que velocidade está durante o percurso. Como o sistema vai ser terceirizado como são os detetores de velocidade da indústria da multa, NINGUÉM escapará. A possibilidade de lucro é imensa. Só a Prefeitura de São Paulo orça que o valor arrecadado de multas de velocidade em 2013 será de 925 MILHÕES DE REAIS, dos quais dez por cento vão para os arrecadadores terceirizados. Isso é igual, guardadas as devidas proporções regionais, para todo o Brasil,, onde criou-se uma nova classe de milionários a partir de um direito e dever do Estado que não pode ser terceirizado, que é o Poder de Polícia. Daí para a Companhia do Robocop, a Polícia terceirizada,  é um passo, pois esse trabalho é ilegal e inconstitucional: o crime ou contravenção não pode ser fonte de lucro!
O SINIAV se baseia em um ponto eletrônico do tipo passe livre de pedágio, que emite o tempo todo um sinal de GPS para os mega computadores do sistema, que valem muito...Mas para hospital e escola que é bom não há dinheiro, fazendo do país o paraíso dos planos de saúde e das escolas particulares, onde há uma possibilidade maior de salvação ou de aprendizado. Mas para um supercomputador que controle uma frota estimada em mais de 60 milhões de veículos não falta capital...
O problema é que já com a indústria da multa atual os grossos infratores estão desaparecendo, pois dirigir em um país que não tem transporte publica decente é um privilégio vital para viver, vale muito. E os lucros vêm caindo com as contra medidas eletrônicas como um bom GPS com a localização dos radares como existe na Internet, o que motivou verdadeiramente a “evolução”.
O novo sistema pode ser imune a interferências defensivas. Não estou defendendo o infrator contumaz, a ameaça ao bem estar e à segurança publica, mas imagine que o mínimo erro de controle de um acelerador, daqueles que pode acontecer em uma descida de estrada onde se passa dez km/h do limite por distração ou mesmo por manter o acelerador pressionado, pode gerar uma multa de 127 Reais e cinco pontos na CNH.
Além disso vai ser possível localizar cada carro onde estiver, daí vem a grande justificativa: vai diminuir o numero de roubos de carro por ser fácil localizá-los. Será que nossa Polícia vai mesmo atrás dos carros roubados e localizados? Mais importante ainda, em um país onde os seguros de carros são dos mais altos do mundo o valor deles vai cair, já que o risco segurado vai ser oficialmente ínfimo? Como brasileiro tenho as minhas duvidas...
O pior é que os ricos terão um meio de escapar disso tudo, pois se o carro é registrado em nome de uma pessoa que não tem CNH ou de uma firma, e se o autor da infração não for nominado, paga-se a multa em dobro e o problema acabou.
O sistema vai ser instalado em todos os carros de ano modelo 2013, os carros de frota que usamos no nosso trabalho de avaliação. Esse trabalho exige que se rode com o carro de forma intensa para contar ao leitor o que não está nas fotos e não é possível descobrir em uma voltinha no quarteirão com o vendedor do lado. Eu quero saber quantos de nós ainda teremos CNH no final de 2013 com o acumulo de pequenos erros que são da própria natureza humana.
George Orwell escreveu um livro chamado de “1984” onde profetizava que um governo totalitário de umm futuro distante teria o controle total de cada cidadão por meio de um sistema chamado de Grande Irmão, o Big Brother de verdade. Orwell errou por 28 anos...

30 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo exposto, mas por viver aqui, onde os absurdos estao banalmente desconsiderados, meu panico eh: qual sera a confidencialidade que essas informacoes terao? exemplo um "milionario sequestravel" poderia ter sua rotina/horarios/locais comercializados p/ gangues.

Ítalo disse...

O Jornalista está muito desinformado. O SINIAV não possui GPS, tratando-se de uma etiqueta de rádio frequencia que poderá ser lida somente quando passar por locais específicos que farão a leitura. Então ninguém saberá o tempo todo onde vc está. Outra coisa, se o SINIAV eventualmente servir para medir velocidade ele o fará com velocidade média, então niguém vai ser multado por ter se distraído momentaneamente. Será uma ferramenta importante para o gestor de tráfego localizar carros irregulares, vai permitir semáforos atuarem de forma inteligente, verificação de incidentes, blitz seletivas no lugar das aleatórias, dentre muitas outras possibilidades de melhor gerenciamento de tráfego. Quem não deve nada e respeita as leis de trânsito não tem nada a temer do SINIAV.

Otávio disse...

O Sr. Ítalo, percebo, deve fazer parte do órgão ou empresa responsável por tal sistema,dada sua defesa.
Se o SINIAV não acompanho cada curva do veículo, ao menos terá um mapa da rotina do seu trajeto, logo, não seria difícil localiza-lo.
Creio que, dada a sanha por dinheiro por parte dos órgãos arrecadadores, que só visam a punição e, em momento algum cumprem o seu papel no tocante à manutenção das estradas pelas quais nos arriscamos diariamente, é ser muito ingênuo pensar que os mirabolantes cálculos levaram em conta uma possível distração ou mesmo a necessidade de uma pisada mais forte no acelerador.
Entendo também que, o revolucionário SINIAV reduzirá drasticamente os seguros particulares por roubo.
A questão aqui não é desrespeitar a lei deliberadamente, mas ter que acatar hipocrisias num pais com leis que nunca atingem os “amigos do Rei”.
Permita-me um parecer; sua frase final é digna daqueles que colocam-se acima das leis, utilizando-se de suas prerrogativas para acusar-nos previamente (culpados até que prove-se o contrário).

José Rezende - Mahar disse...

ITALO, ISSO ME LEMBRA UM CÉLEBRE REVOLUCIONÁRIO E SUBVERSIVO JUDEU CHAMADO J. CRISTO: O PURO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...

Anônimo disse...

Ao sr. Ítalo...você é mais dos idiotas que se acham detentores das verdades da ética moralista do: ferre-se os outros...
Quero ver qual vai ser sua opinião quando você, sua esposa ou um de seus filhos receber um recadinho de multa pelo correio. Será a mesma ??
Dúvido !! Você vai bradar aos quatro cantos que foi um pobre coitado aviltado pelo sistema.

Anônimo disse...

Caramba! Dentre outras cenas de terror imagine a seguinte: os ladrões de carro agora terão que te levar e te matar mais adiante, visto que de outra forma, vc dará aviso de roubo e o carro será facilmente achado! Morto não avisa nada. Tempos sombrios virão!

Luis Felipe Mello disse...

DE acordo com o Código Nacional de Trânsito, ninguem pode ser multado por velocidade média. A multa tem que ser aplicada em FLAGRANTE, ou seja, tem que estar em velocidade acima do permitido no momento da multagem. A multa por velocidade média tecnicamente seria possível, mas sem valor legal

Mr. Car disse...

Quem souber de um modo para burlar o "grande irmão", que faça à sociedade, o imenso favor de divulgar. Que essa coisa nasça morta! E não tenham dúvidas: o tal de Ítalo deve ter grande$ intere$$es na implantação desse lixo. "quem não deve nada e respeitas asleis de trânsito não tem nada a temer do SINIAV"...Sei.

Corsário Viajante disse...

Hahaha acho o máximo estes Dom Quixotes que ainda acreditam no "lado bom" das medidas do lixo do governo.
Acorda amigo! Se o governo e uma obscura empresa estão investindo milhões no sistema não é pq estão preocupados com vc, correto? É pq não querem criar impostos novos então pegaram este filão das multas para atormentar e enlouquecer o pobre-diabo do brasileiro.

JekaTatoo disse...

Desinformação parcial do autor do texto!
A obrigatoriedade é ter o chip.
Mas a ativação é opcional!

José Rezende - Mahar disse...

vai esperando que vai ser opcional...e espere Papai Noel também...Até o trenó vai ter um chip...

José Rezende - Mahar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rezende - Mahar disse...

leiam a materia "eu estou avisando", aqui mesmo e vejam a portaria do DENATRAN. E pensem.

Anônimo disse...

Um ponto que ninguém está tocando aqui é: a rede que vai acompanhar os veículos nas estradas e cidades: já está implantada? Vai ter anteninha em tudo quanto é estrada do país? Vai ser divulgada a lista das estradas e cidades com as ditas anteninhas funcionando? E quando vencer a licitação? Quem vai controlar e cuidar das anteninhas enquanto nova licitação não é feita?

Wellington Cassiano
Brasília - DF

Luiz AG disse...

Quebrar a indústria da multa é muito fácil. Só andar na linha por um ano. Os equipamentos caríssimos de monitoração darão tanto prejuízo que serão desativados.

Anônimo disse...

O que acho engraçado neste sistema é que ele quebra demais, pelo menos será assim no meu carro.

Anônimo disse...

Onde esta' a OAB?
Nunca vemos essa entidade se mobilizar em defesa da cidadania e liberdades.Fatura-se mais contestando o que e' imposto `a sociedade do que defende-la previamente.
VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Ora, ora, ora...Esse "governo totalitário" não é o PT? Afinal, é uma execução federal.

André Dantas disse...

Grande M!

Temos que ponderar que existem duas medidas tornadas obrigatórias pelo Contran e que devem entrar em vigor agora em 2013.

A primeira trata-se do SINIAV, que é o uso de um transponder instalado no parabrisas do carro com a finalidade de identificá-lo por meio antenas fixadas em pórticos pelas estradas e cidades.

A segunda trata-se da instalação de fábrica de rastreadores GPS que se integrarão por meio da rede GSM de celulares.

Os transponders SINIAV serão obrigatórios em todos os veículos, mas os rastreadores apenas nos novos.

Os rastreadores, em tese, ervem para localizar e bloquear um veículo mediante contratação de serviço. Porém, um detalhe pue poucos comentam é que a ativação do serviço é remota, não exigindo qualquer serviço no veículo para ativá-lo.
Para que isso ocorra, então de alguma forma o rastreador precisa estar ativo, mesmo que parcial.
Sendo um equipamento que trabalha em silêncio, sem a percepção do motorista, não há como saber se mesmo a ativação parcial do rastreador já não passa as informações de geo posicionamento e identificação do veículo via celular.

Sendo assim, é possível especular que os carros fabricados a partir de 2013 terão dupla função de identificação remota.

Se considerarmos que equipamentos de reconhecimento de caracteres de placa hoje estão baratos, ao passarem por um pórtico de identificação SINIAV, o carro pode ser identificado automaticamente por um terceiro meio.

Se o motorista quiser dar uma de espertinho e incapacitar os três meios de identificação, a foto do veículo tomada pela câmera de reconhecimento de placas pode ser repassada à blitz logo à frente com essa informação, e o carro será parado para inspeção.

Seria bom que vcs lessem mais a respeito.
Este ano, a nossa Presidente da República assinou decreto liberando a criação de pedágio urbano.
Se procurarem um pouco mais, v´~a descobrir que tem um decreto na câmara municipal de São Paulo pronto para ser votado criando o pedágio urbano em São Paulo. Só não foi votado para que essa medida impopular não afetasse as eleições municipais, mas há entendimento de todas as partes que o projeto será aprovado. Outras capitais só esperam a delineação do pedágio urbano em São Paulo para criarem os próprios.

E como vão arrecadar com o pedágio urbano? Simples, através do transponder do SINIAV...

Anônimo disse...

Texto com letras gigantes fica um pouco incômodo para ler.

Anônimo disse...

Eu sou a favor disto para as carretas que aterrorizam as estradas. Hoje por exemplo, no Rodoanel em SP, andando a 110 Km/h na terceira faixa, olhei no retrovisor e tinha uma carreta enorme colada na minha traseira dando sinal de luz.

Vicente disse...

Mahar,

Parabéns pela matéria.
Sugundo um advogado com quem conversei há meses sobre este assunto, seguramente isto é ilegal. Talvez uma ação popular seja cabível. Sugiro que você e outros jornalistas e donos de blogs proponham alguma medida legal que impeça tamanho absurdo.

Road Runner disse...

Estamos cada vez mais ferrados nesta terrinha tupiniquim... O que me irrita é sempre travestirem essas maravilhas tecnológicas como voltadas única e exclusivamente para o bem do cidadão. Basta de hipocrisia!

André Nova disse...

Brasileiro não se preocupa com privacidade, como o Ítalo demonstrou.
Na Alemanha um monstro como o siniav não passa batido.
Lá alias um vazamento de dados do facebook fez ferver o congresso...
Aqui, as pessoas amam o estado e querem delegar tudo a ele.
Logo estaremos tão reféns que a situação será de votar com os pés.
Parabéns pela matéria Mahar, ótimo jornalismo, atendo aos fatos, sem ideologia.

Juvenal Jorge disse...

Mahar,
tudo me parece parte de um plano para implementar o comunismo no nosso magnífico país.
Pena haverem pessoas tão insanas e ruins por aqui. Arderão no fogo do inferno, os malditos filhos de mulheres da vida.

Juvenal Jorge disse...

Tive uma idéia. Sair às ruas e parar o carro no meio delas, travando todas as cidades grandes, tudo num mesmo dia e horário. Tudo parado, carros largados, sem os donos por perto. Acho que o sistema seria desligado em algumas horas, e tudo voltaria a ser como antes.
Que tal pensar nisso ? apenas o povo consegue mudar, nunca os políticos que pensam apenas em arrecadação.

Anônimo disse...

Arnaldo

Bem se não me engano o princípio de funcionamento do selo de identificação do SINIAV é através de ondas eletromagnéticas emitidas pelo portal que sensibilizam o circuito eletrônico embutido no selo, permitindo a identificação gravada no circuito. Um meio simples de burlar esse sistema pode ser envelopando o selo em papel alumínio. Não sei se será possível aplicar esse procedimento, mas ele funciona muito bem com livros, roupas, etc; como bem sabem os comerciantes do Brás em São Paulo, pois já identificaram que algumas gangues estavam furtando roupas e objetos utilizando-se de uma bolsa forrada internamente com papel alumínio.
Com relação à multa por velocidade média, realmente ela não é legal, mas nada impede que uma base comprada e ávida por dinheiro para suas emendas do orçamento vote rapidinho uma alteração permitindo.
Não se esqueçam de que hoje já é possível acompanhar a localização de qualquer usuário de celular, mesmo para aqueles que não têm GPS, pois o celular pode ser localizado através da célula (antena) que está sendo utilizada para fazer uma ligação.

Anônimo disse...

E um jammer de rádio frequência do tipo liga e desliga?

Anônimo disse...

Independentemente se a ideia do "chip" é boa ou não... O autor é completamente ignorante sobre como funcionam GPS e RFID, está óbvio pelas bobagens técnicas que escreveu. Meio difícil levar a sério quando ele nem sabe o básico do básico para comentar o assunto.

Anônimo disse...

Será que tem algum jeito de inutilizar essa porcaria?