quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AUDI RS6 AVANT BY JLV


Audi RS 6 Avant

O Audi RS 6 Quattro é a versão de mais alto desempenho do Audi A6, posicionado acima do Audi S6, produzido pela subsidiária quattro GmbH. São duas versões, ambas peruas ‘Avant’ de cinco portas e cinco lugares. As iniciais RS vêm do alemão RennSport, ou esporte competição.

O motor duplo-turbo V8 4.0 TFSI desloca 3.993 cm³ e desenvolve 560 hp entre 5.700 e 6.700 rpm com torque constante de 700 Nm entre 1.750 e 5.500 giros. Os dois grandes turbocompressores de rolo são montados juntos com o intercooler no V entre as filas de cilindros. O lado de escape dos cabeçotes também é do lado de dentro, com o escape do lado de fora – um conceito que gera um desenho compacto, curtas passagens de combustível e mínimas perdas de fluxo. 

Ele leva o RS 6 Avant da imobilidade a 100 km/h em 3,9 segundos, o melhor tempo de seu segmento. Na configuração padrão, a máxima eletronicamente limitada é de 250 km/h, aumentada para 280 k



m/h com o pacote opcional Dynamic; com a opção Dynamic Plus, a máxima passa a 305 km/h.

No ciclo de uso europeu, o consumo médio é de 9,8 litros por 100 km, ou 10,2 km/litro – quase 40% menor do que o do modelo anterior. As razões para isso são várias: um sistema stop-start, um gerenciamento térmico e um sistema de cilindros por demanda, em que as válvulas de admissão e de escape são desativadas nos cilindros 2, 3, 5 e 8. Nesses momentos a eficiência dos cilindros ativos é deslocada para cargas mais altas. 





A passagem de operação de oito para quatro cilindros leva alguns centésimos de segundo para ser efetivada e traz uma diminuição de consumo de cerca de 5%. Uma maior economia, de cerca de 10%, pode ser conseguida em operação a velocidades mais moderadas.


A caixa é automática tiptronic de oito marchas com mudanças hiper-rápidas, com modos D (drive) e S (Sport). As primeiras marchas são bastante juntas, enquanto a oitava é longa para menor consumo. O sistema de tração permanente tem um diferencial central com alto valor de trava e um resfriador para regular sua temperatura operacional.

Este é o primeiro modelo Audi a vir de linha com suspensão pneumática. Em modo Dynamic, ela abaixa a carroçaria 20 mm. O sistema é inteligente, combinando a suspensão a ar com amortecimento controlado e que leva em consideração as condições de piso e o estilo de dirigir.


O sistema Audi drive select permite que o piloto possa influenciar a função de componentes chave em múltiplos graus.



Opcionalmente, há a escolha de uma suspensão mais dura, com molas de aço, amortecedores three-way (três modos) diagonalmente interconectados através de linhas de óleo e válvula central, para melhor estabilidade e controle de carroçaria. Outra opção é a direção dinâmica, com apoio e relações variáveis. O sistema pode também ser integrado no Audi drive select.

Os freios incluem discos internamente ventilados e contorno externo semelhante ao de uma onda. Os discos dianteiros medem 390 milímetros de diâmetro agarrados por pinças de seis pistões pintadas de preto – embora haja opção por pinças vermelhas. Igualmente disponíveis são discos de cerâmica e fibra de carbono, com 420 milímetros de diâmetro. Suas pinças são pintadas em cinza antracito. O sistema eletrônico de estabilidade (ESC) tem modo Sport e pode ser inteiramente desativado.


As rodas básicas são forjadas e polidas, de 20 polegadas e de sete raios duplos. Opcionalmente, rodas fundidas de 21 polegadas pintadas em prata de alto brilho, em preto ou em cor de titânio. 



A carroçaria é feita 20% em alumínio e inclui vários elementos em aço de alta resistência, tornando o novo Avant RS 6 100 kg mais leve que o modelo anterior, com mais agilidade, mais desempenho e menos consumo. 

Ele vem de fábrica com dois bancos individuais traseiros; opcionalmente, com um banco inteiriço para três pessoas. Com todos os bancos de passageiros deitados, o compartimento de carga tem capacidade de 1.680 litros. 


Como equipamento normal, faróis de xenônio plus, lanternas traseiras LED, sistemas de controle de pressão de pneumáticos, de informação, estacionamento, navegação, de som com 10 alto-falantes, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático de três zonas e soleiras de portas iluminadas. 



Como opções, faróis de novo desenho, freios de cerâmica nas quatro rodas, diferencial esporte no eixo traseiro, suspensão esporte com RDC (Dynamic Ride Control, controle dinâmico de rodar), pacotes Dynamic e Dynamic plus, HUD (Head-Up Display, projeção de instrumentos no parabrisa), pacote de conforto, sistemas de assistência ao piloto, som Bang&Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência e celular que traz serviços conectados da Internet ao automóvel.

JOSÉ LUIZ VIEIRA

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