quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A RESSUREIÇÃO DO JENSEN INTERCEPTOR BY JLV


Na década de 30 do século passado, os irmãos Richard e Allan Jensen ficaram famosos na Grã-Bretanha como "estilistas" (hoje designers) e fabricantes de carroçarias para o Avon Standard, depois o Wolseley Hornet e, finalmente, o Ford V-8 de chassi importado dos Estados Unidos. Curiosamente, este carro tinha diferencial Columbia de dupla redução, também americano, que lhe dava seis marchas à frente e duas à ré.


Durante mais de trinta anos (menos os seis anos da Segunda Guerra Mundial, quando quase nada foi feito em termos de indústria automobilística), os Jensen fizeram "misturas" de marcas, até que geraram o Interceptor e seu irmão mais caro e tecnologicamente revolucionário, o FF, ou Ferguson Formula, o primeiro carro de tração permanente, freios a disco e ABS (mecânico) nas quatro rodas do mundo.



O Jensen Interceptor original, feito pela Jensen Motors Ltd, de West Bromwich, Staffordshire, Inglaterra, saiu em 1966, com carroçaria desenhada pela italiana Vignale virtualmente idêntica à brasileira do Brasinca da mesma época e inicialmente construída pela Carrozzeria Touring, antes de ser feita pela própria Jensen.

O INTERCEPTOR ORIGINAL

Agora, mais de meio século depois, os nomes Jensen e Interceptor voltam a existir – pelo menos aparentemente. A empresa CPP britânica confirma que um novo Jensen Interceptor entrará em produção no ano que vem, com estrutura em alumínio, quatro lugares (2+2) e preço estratosférico.



A CPP, contratada pela Healey Sports Car Switzerland (HSCS), que tem os direitos dos dois nomes, diz que o novo Interceptor será feito na antiga fábrica da Jaguar em Browns Lane, em Coventry. Mas, se você é maluco por carros e por seriados de televisão, não pense que será o mesmo da série britânica Interceptors, cuja carroçaria do Jensen original escondia mecânica Corvette para fazer o que era filmado.

O motor é da marca original, Chrysler 6,2 e 7,2, com mais de 500 cv e os primeiros exemplares do novo carro aparecerão em 2012, como mulas de testes. Os comercializados só serão entregues a seus compradores em 2014.



Una histiriinha cômica dos Top Gearers com o  InterceptoR original:









2 comentários:

Italo disse...

Não é um SP2 caríssimo? :-)

José Rezende - Mahar disse...

SE O SP2 TIVESSE UM 440 WEDGE CHRYSLER NO FOCINHO...