quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ASTON MARTIN CYGNET BY JLV





A Aston Martin sempre foi uma produtora de carros de alto preço e exclusividade. Do fim da Segunda Guerra Mundial para cá, notabilizou-se com carros feitos praticamente à mão, de alto desempenho e luxo, que durante décadas eram os preferidos pelos donos de petrodólares. O tempo passa, as coisas mudam, e hoje as fabricantes de sangue azul têm de pensar em emissões, consumo y otras cositas más.


A Aston agora tem seu primeiro carro verdadeiramente urbano, o Cygnet, ou pequeno cisne, ultra-compacto, de mínimas emissões e repleto de equipamentos normalmente só achados em carros topo de linha, como 9 (nove) airbags (inclusive de cortina e de joelhos), controle eletrônico de estabilidade, ABS, assistência eletrônica de frenagem de emergência, distribuição eletrônica de esforço de frenagem, controle de tração, espelhos retráteis, acesso e partida sem chave, assentos aquecidos e pontos de fixação de banquinhos de segurança para crianças - tudo num carro de três metros de comprimento, 1,70 m de largura e 1,50 m de altura.

O carro, como quase todo citadino europeu, é mais um 2+2 que um quatro lugares. Os faróis são halógenos, os faroletes traseiros com LEDs e os limpadores de para-brisa são automáticos.




O motor é um quatro-em-linha 1,33-L dianteiro de 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote, ambos variáveis, com sistema de escape em aço inox, 11,5:1 de taxa de compressão, potência máxima de 72 kW (97 cv) a 6.000 rpm, torque máximo de 125 N·m (12,7 m·kgf) a 4.400 giros, aceleração de zero a cem em 11,8 segundos (caixa manual de seis marchas) ou 11,6 segundos (CVT), consumo no ciclo combinado europeu de 5 litros por 100 km (20 km/litro) com caixa manual, ou 5,2 litros/100 km, 19,22 km/litro, com CVT. Ainda no ciclo combinado, suas emissões são de 116 g/km com a caixa manual e de 120 g/km com a CVT.





A suspensão dianteira é MacPherson, com opção de kit de rebaixamento, e a traseira por eixo de torção. Os freios dianteiros são ventilados, de 255 mm de diâmetro, os traseiros sólidos de 259 mm. Opcionalmente há também um painel solar para carga de baterias e um jogo de cinco malas e maletas de finíssimo couro com formatos especiais para acompanhar a forma exata do porta-malas.





3 comentários:

Anônimo disse...

Toyota iQ. Metido a granfino.

Carla Brolezzi disse...

Sou claustrofóbica... vou ficar com o Aston tradicional...rs...

Luby disse...

Quero um...
abs
Helio