sábado, 15 de outubro de 2011

CITROËN TUB, H E O MODERNO TUBIK BY JLV



Voltando a 1939 e 1948
O avançado desenho do Citroën TUB (Transport Utilitaire Série B), lançado em abril de 1939, e de seu derivado Tipo H do pós-guerra, tornou-os base e infinita folha em branco para todo tipo de conversões.

O TUB foi quase certamente o primeiro furgão de construção monobloco, o primeiro veículo a ter porta lateral corrediça (hoje quase universalmente utilizada em todo tipo de van), plataforma de carga lisa, posto de motorista avançado, motor e tração dianteiros e capacidade de carga de 850 kg.



O Tipo H, lançado em junho de 1948, tinha um novo conceito estrutural: uma plataforma em aço nervurado. Seu motor quatro-em-linha 1,9-litro desenvolvia 50 cv a 3.800 rpm, pagava imposto de 11 cv, fazia 78 km/h e consumia 13 litros de gasolina a cada 100 km (7,7 km/litro).

Ficou em produção por mais de três décadas (até dezembro de 1981), durante as quais gerou campers, motorhomes, lojas móveis, pequenos ônibus (furgões para nós) em rotas fixas, veículos policiais, ambulâncias, de apoio a bombeiros e incontáveis outras aplicações, num total de mais de 490 mil unidades. O veículo comercial (não utilitário) mais vendido da Citroën até esta data foi o 45 UADI, ônibus de seis cilindros diesel, do qual foram vendidas 800 unidades ao todo.


Filmes e séries de TV em que os H apareciam tornaram-se instantaneamente reconhecíveis como franceses, juntamente com os 2CV e os Traction Avant, principalmente 11 Légère e 15-Six.









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