domingo, 10 de outubro de 2010

James Dean vive...

Kawasaki W800 2010


Na alma os fabricantes japoneses procuram uma catarse de seu passado. Nos anos 50 copiavam as motos inglesas, principalmente as BSA, nesse tempo ícones do mundo motociclístico. Foi o caso da Meguro, uma das melhores fabricantes de moto do Japão dos anos 60. A Kawasaki era fabricante de aviões e procurou diversificar sua linha de produtos comprando a Meguro, já nessa época fabricante de motos com eletricidade sem o Príncipe da Escuridão, Joseph Lucas... e mais, não vazavam óleo... e tinham óleo no cárter!

Kawasaki Meguro
A imortal politica dos fabricantes do Sol Nascente em copiar e ir melhorando os projetos deu no monstro verde de tantas motos velozes, como a Kawa 900 dos anos 70, muito desejada no Patropi.
A Honda teve sua poderosa mão nesse nicho de mercado, os Retro Racers, com a excelente GB500 nos anos 80, mas ficou nisso mesmo e não teve seguimento.

Honda GB500
No começo desta década a Kawa lançou uma retromoto que honrava seu passado filobritânico: a W650, fabricda até 2006. Muito querida dos customizadores nipônicos por ser uma moto inglesa modernizada, porém vibrante, ela era um pouco pichada por não ter muita potencia mas bastante torque: 48 hp era o máximo.

Agora a Kawa está apresentando uma moto para os seguidores da lenda de James Dean, o povo do Jeans e casaco de couro preto, brilhantina no cabelo e óculos Ray Ban: a W800. Com 60 hp e muita atitude, a W800 tem a aura retrô sem os grilos da manutenção paranóica, onde você tenta adivinhar o que vai quebrar ou o curto do começo do incêndio...

                                                Kawasaki  W650

Um comentário:

obiscoitomolhado disse...

Mahar, Nota dez para o C-Type no topo.

Foi um carro de sucesso em competições a partir de um modelo comum, acessível, coisa rara no mundo esportivo. Acho que somente o Brabham fez parecido. Algo com ouvir Dave Brubeck em Dave digs Disney.

parabéns, CD