sábado, 9 de abril de 2011

MERCEDES 380K ROADSTER, RARÍSSIMO



Este Mercedes-Benz 380 Roadster 1933, chassi 95280 que vai ser leiloado em breve pertence à coleção de Gunther Sachs, o herdeiro da Família Von Opel. Eles venderam os últimos 20% que tinham da fábrica que leva seu nome à General Motors em 1931. Um ano depois o patriarca, Wilhelm Von Opel, comprou para seu filho, Fritz Von Opel, um Mercedes desses. Fritz, maluco de carteirinha e sindicato, era conhecido por bater recordes de velocidade nos anos 30 com veículos sobre trilhos movidos a FOGUETES, os famosos Raketenwagens.


Gunther é o sobrinho do jet set que comprou o carro do tio em 1987 por meio de um anúncio classificado em uma revista do ramo, a Classic Cars. Foi então que mandou fazer uma restauração completa, botar abaixo o carro e ir de parafuso a parafuso, completada recentemente nos melhores padrões...



Em 1933 o Mercedes Benz 380 sports tourer era um dos mais avançados carros do mercado. A série W22 tinha a caixa de câmbio sincronizada com quatro marchas e um motor oito em linha de 3,8 litros com compressor que engrenava quando o acelerador ia até o fundo e o fazia render 140 cv, suficientes para uma velocidade final de 140 km/h, uma enormidade para a época.




A restauração envolveu uma chaparia quase completamente nova sobre o chassi original. Foi pintad na cor favorita de Von Sachs, um vermelho burgundy, ou vinho, sobre um interior tan, ou bege, e capota de tecido preto. Enormes faróis Carl Zeiss vivem ao lado da grade tradicional Mercedes e descansam sobre rodas raiadas Rudge Whitworth. O acesso à mala é por meio de duas portinhas discretas dos lados, já que atrás vive a enorme roda de estepe. Ele se localiza sobre uma tampa que cobre um banco auxiliar, chamado no Brasil de banco-da-sogra. Isso deve ter custado mais de seis dígitos, e quando fica pronto cara vende... Por mais que valha, já que é muito raro e está perfeito, vai entender...



Depois de dois anos - 1933 a 1935 - a produção do 380 cessou com mais ou menos155 carros construídos. Só sete deles eram o modelo Lightweight Roadster Sport de alumínio com dois lugares e um deles é esse chassi 95280. O mais intrigante é que esse carro, além de perfeito, é o único conhecido com portas com um corte tipo cutaway e para-lamas contínuos. E durma-se comum barulho desses... 

O mesmo carro nos anos 30: repare nas portas e para-lamas







Um comentário:

Dan Palatnik disse...

Eu tive um mdelinho da Matchbox da série "Model Of Yesteryear" dessa Merça, todo branco. Carro fantástico.