O Crosley Farm-o-road era a tentativa de Powell Crosley, o rei do rádios caros nos EUA dos anos 20, de fazer uma veículo agrícola que pudesse ser usado também na estrada, provendo assim dois veiculos em um com baixo custo. O problema era concorrer com os jipes militares que sobraram da guerra..
Quase do tamanho de um quadriciclo atual, e provido de um motor de quatro cilindros em linha, comando no cabeçote, 700 cm³ e 26,5 cv, o Crosley era um veículo avançado para 1949. O motor não tinha um bloco fundido, mas feito de chapas de cobre soldadas. Foi projetado para ser usado em uma bomba´d´água lançável de paraquedas, mas começou a empenar e vazar água, quando então o bloco passou a ser de ferro fundido.
O velocímetro era muto otimista, marcando 65 mph, ou 104 km/h, em um veiculo de diferencial muito curto, 5,67:1, mal capaz de chegar a 65 km/h. A caixa de câmbio tinha três marchas e reduzida, o que lhe dava seis marchas adiante e duas para trás e força para puxar arados, cultivadoras e pás de neve.
Existiam entre os carros de rua e um esportivo chamado Midget, muito popular nas corridas de carros esporte dos anos 50 com a mesma mecânica. O motor acabou fornecendo energia ao primeiro motor de popa de quatro tempos, o Fisher Pierce dos anos 60.
O jipinho tinha um Seletraction e rodagem dupla na traseira para ter mais aderência em terrenos ruins, e poder frear a roda que patinasse. Também podia vir com uma infinidade de implementos agrícolas, entre os quais uma tomada de força e uma caçamba basculante.
Foram exportados muitos para o Brasil e existem pelo menos dois, um em São Paulo e outro, o vermelho das fotos com meu amigo baixinho, no Rio de Janeiro. Esses de exportação tinham uma carroceria mais de jipe mesmo. Pena que, como todos os carros pequenos dos EUA nessa época, tenha dado c'os burros n´água...
O esportivo Midget, popular em competições |
O criador e a criatura: Powell e o Crosley Sedan |
4 comentários:
Gostei do título!...rs... e a 1ª foto combina perfeitamente com ele...rs...
Não sei que fim levou mas até uns 10 anos havia um destes aqui em Fortaleza.
muito legal o carrinho e carrinho mesmo do meu lado fica que nem de brinquedo kkk
boa noite eu tenho um crosley deste modelo. retirei de uma monte de sucatas, e tenho a lataria o chassis, motor e caixa de marcha. gostaria de entrar em contato como o dono do existente em Rio de Janeiro, já que moro em Nova Iguaçu. e poder ver, de verdade um montado para fotografar os detalhes e poder finalme te montar o meu. email. regi.albuquerque@hotmail.com
Postar um comentário