sexta-feira, 15 de abril de 2011

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER





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Coluna 1511 14.abr.2011


Soprando dentro, o novo Mercedes 250CGI


Dentro do projeto de oferecer ar de esportividade ao seu sedã de entrada, o Classe C; de conquistar clientes mais jovens; de respeitar a legislação quanto a consumo e emissões, a Mercedes-Benz chamou seu caminho de Blue Efficiency. Mescla indústria, comércio, mobilidade sustentável e responsabilidade ambiental.


De tecnologia esparsa, atingindo todo o automóvel, do cuidado com a resistência aerodinâmica, à eficiência dos motores, deu passo importante ano passado, alterando o sistema de injeção de combustível. Em vez de ser nos coletores de admissão, o faz diretamente, para dentro da câmara de combustão, em chegada incentivada por sopro forte, de 1,3 atmosfera, do turbocompressor acionado pelos gases queimados. 



Resultado, o sedã 250 CGI – Charged Gasolina Injection, injeção de gasolina e turbinado - agora apresentado, usa motor com menos de 1.800 cm³, mas oferece 204 cv de potencia, puxando-o de O a 100 km/h em 7,4 s, tempo viril. Sem tais aditivos, necessitaria de motor 2.500 cm³ para gerar tal cavalagem, e não conseguiria os resultados dinâmicos, de consumo – inferior 12% à geração anterior, com injeção no coletor de admissão e sopro auxiliar via compressor.


O efeito BlueEfficiency é poderosa chave para evitar que o automóvel, milagre do século passado, se transforme em inimigo público número 1. Medidas inteligentes, às vezes pequenas, como o desenho mais aerodinâmico dos retrovisores externos, pneus menos resistentes à rolagem, direção hidráulica apenas acionada ao virar das rodas, e motor de menor cilindrada, no processo internacionalmente dito Downsizing, a redução da cilindrada – e do peso, da massa, de consumo, das emissões – sem perda de rendimento. Ao contrário, a combinação de injeção direta com turbo traz ao motor rendimento inimaginável como factível há uma década.


Não é carro esperto para acelerar, porém bobo em outros comportamentos. Ao contrário, o pacote de jovialização do Classe C deu-lhe aparência mais esportiva e comportamento coerente. Combinando motor e caixa de câmbio automática de seis velocidades, o rendimento é extremamente gratificante, espraiando-se na estabilidade e na frenagem. Mais refinado em detalhes e equipamentos que as versões de entrada, as 180, o C250CGI com sistema de estacionamento Parktronic, pacote Sport, kit óptico AMG, faróis bi-xenônio e teto solar, custa R$ 179.000.


Este motor também equipa a versão de entrada do Classe E, dos sedãs intermediários, a R$ 229.000.

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Mercedes 250 CGI, belo conjunto


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Reinventando a roda. Os Pirelli verdes


Pneu é mal necessário, preto, poluente. As duas primeiras características são imutáveis. A última pode ser melhorada, como fez a Pirelli ao criar o caminho Green Performance.


Utilizam nova mistura de compostos, com elementos capazes de reduzir a poluição, processo cuidado a partir da fabricação, presente, segundo Guillermo Kelly, CEO, em todas as fábricas da empresa, incluindo as brasileiras e a argentina. A família Green, começa por Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season, e visa carros com motores pequenos e rendimento limitado; os de maior atrevimento mecânico e, finalmente, picapes e utilitários esportivos – de uso misto em asfalto e terra. Integram o projeto da companhia de, até final de 2012 vender 40% de pneus com tecnologia verde.

Insumos mais ecológicos, evolução do processo construtivo, decomposição ecológica geram menores consumo de combustível e emissões de poluentes. Como estes objetivos no Brasil não são regra ou política governamental, o apelo maior ao comprador é saber que, com mensurável economia de 6% em combustível, quem rode 20.000 km/ano, conseguirá pagar os quatro pneus ao final de quatro anos. Resultados acessórios e igualmente importantes, maior aderência na chuva – a pegada do pneu tem mais área; menor resistência ao rolamento; redução na distância de frenagem; aderência em curvas.


Materiais e tecnologia resultaram pesar menos 8% menos que as séries anteriores; custar 5% mais; ser identificados na lateral com quatro símbolos indicativos de sua construção; redução do consumo de combustível; menor emissão de CO2; alta quilometragem; e redução de ruído.


Não há diferença na constituição ou cor, não é uma revolução, mas é início prático de um novo caminho voltado ao meio ambiente, de interesse de todos, donos de carros que usem os Pirelli Green, ou não.

Pneu verda da Pirelli, no caminho do respeito ao meio ambiente

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Roda-a-Roda

De novo – Postergado o retorno da Alfa Romeo aos EUA. Sergio Marchionne, chefão do negócio, não gostou do estilo do Giulietta e seu station wagon projetados nos EUA para substituir os Chrysler 200 e Avenger, iniciais alavancas de vendas. Na Itália, quase pronto o projeto para o Alfa SUV sobre plataforma dos jipinhos Compass e Patriot. A nova geração será mais Chrysler que Alfa.

Questão – Decisão corajosa. Para viabilizar-se como marca Premium precisa vender 200 mil Alfas/ano.

Onde - Ano passado definiu-se a Itália; dia 29, com acionistas, Marchionne disse pensar nos EUA. Se sobrar para o México, a isenção alfandegária trará projeto denso para o Brasil. Se não, sem emoção.

Mercado – Primeiro trimestre o Ranger Rover vendeu 24% mais que igual período em 2010, acima da média mundial, 16%. O Discovery 4, mais caro, superou o Freelander 2, de entrada.


O Malibu 2013

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Negócio – A fim de Chevrolet Malibu? Pechinche: mal lançado; vendeu abaixo das expectativas; tem estoque 2010/2011, e novo modelo, todo mudado, em lançamento nos salões de Shangai e Nova York.

Câmbio – Carros importados expandem vendas e presença no mercado. Na conta, os sem fábrica local, 4,8% e os trazidos pelas fabricantes, Ford Focus, Ranger, New Fiesta, os picapes e SW Toyota, Renault Fluence, Nissan e outros mais, do Mercosul e México, são 20%. Na prática, 1/5 pelos importadores, 4/5 pelos locais.

De novo – A Jaguar, agora indiana, fará carro menor. Já tentou com o X-Type quando pertencia à Ford, e não se deu bem.

Salão – 5º. Salon del Automovil em Buenos Aires: 17 a 26 de junho. Lá o mercado é 1/6 do nacional, mas há novidades para nós em novos picapes: Ford Ranger, GM S10, e retoques em Toyota Hi-Lux. Ranger e S10 só em 2012. Na Sociedade Rural, em Palermo. Poucos importados.

Adeus – À venda os Nissan Sentra 2012. Poucas novidades, pois à beira de mudar: chave de ignição e cor branco pérola. Nova safra é para criar fato, manter o crescimento em mais de 100% das vendas.

Ironia - O aumento de vendas dos Nissan está ligado aos anúncios, provocadores, comparativos, com outras marcas. Num deles, mostra funcionários com jalecos da Ford, como rappers norte-americanos, ironizando a compra de um carro com motor 1.6 a preço de 1.8, comparando Focus com Tiida.

Polícia – Em outros anúncios, contra Toyota, Amarok, Fiat, estas denunciaram ao Conar, e o conselho de propagando mandou a Nissan tirá-los do ar. A Ford achou que o negócio ofendia seus funcionários, foi ao Conar e à Justiça, representou criminalmente contra a diretoria da Nissan. Carlos Murilo Moreno, seu diretor de marketing, será o primeiro a depor. É nova história nesta relação.

Mais um – Novo veículo militar Agrale, desenvolvido sobre o jipe Marruá, transformou-o em picape/caminhãozinho para 1,5t de carga. Mantém a construção de veículo para serviço duro, motor diesel, tração nas 4 rodas.

Caminho – O jipe Marruá, sem a “caixa redutora“ exigida nas normas para uso de diesel, não pode ser vendido a clientes comuns, restando as Forças Armadas que, por entulho autoritário, estão acima da regra para civis.

Daí – Como a necessidade faz o sapo pular, exporta-o a forças armadas de outros países. Porém, transportando mais de 1 t, o picape pode ser vendido a particulares.

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Agrale para 1,5 t pode ser vendido a cliente civil


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Vida real - Segunda-feira, 11, amostra dos preparativos ao exame de competência da Copa do Mundo. Em Brasília, a TAM perdeu o avião que faria o vôo 3887. Passageiros transferidos do portão 1 ao acesso A, e ao ônibus para embarque remoto. Depois de atraso, no ônibus o motorista informa à atendente que a vaga onde estaria o Airbus 320 está vazia. Dez minutos de procura, foi achado no portão 7. Desembarque geral, outros 50 minutos de espera e, afinal, o vôo. Copa do Mundo ou do Mico ? Quem bota ordem nisto?

Antigos – Feriado de 21 de abril, quinta-feira, o Fusca Clube do Brasil comemorará aniversário no 19º. Encontro Nacional de Fuscas, passeio no circuito de Interlagos, SP. Coerente, restrito aos carros movidos por motores de cilindros opostos.

Ecologia – Buscando eficiência e redução de custos, as fábricas de pneus no Brasil reduziram em 14% consumo d`água, e recicla-a quase 100%.

Gente – Gustavo Ruffo, jornalista, pródigo. OOOO Deixou “Quatro Rodas”, voltou para “Car and Driver”, revistas sobre automóveis. OOOO Patrick Pélata, executivo, agora ex-COO da Renault. OOOO Saiu por ter acreditado em inexistente e mal explicada história de espionagem industrial, caro mico mundial. OOOO No posto até indicação de sucessor. OOOO





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