segunda-feira, 23 de maio de 2011

PORSCHE 904, O ESQUALO ALEMÃO



Chuck Beck é mais um de nós, fiéis da Igreja de N. Sra. da Combustão Interna.... Viveu a vida enrolado com carros, fazendo coisas do arco da velha como o Shogun...uma delírio automobilístico perigoso...mistura de um minicarro do tipo de um Uno com um motor V-6 de Ford Taurus SHO de 220 cv instalado no lugar do banco traseiro, já que é um trem de força de um carro de tração dianteira e instalação transversal...

Beck também importou durante muito tempo as carrocerias e chassis do Porsche Chamonix 550 Spyder para os EUA, onde tinham instalados motores fabricados antes de 1967 para escapar das severas leis antipoluição.

Mas seu produto mais interessante sempre foi o Porsche 904/réplica. 
Criado em 1963 como um homologation special para correr, o 904 foi o primeiro Porsche encarroçado em plástico reforçado com fibra de vidro, o que torna a réplica impecável mais original ainda. Tem motor central de seis cilindros boxer a ar como nos 911, MAS instalado em posição central, entre o eixo traseiro e a cabine, o que lhe permite uma distribuição de pesos ideal de praticamente 50% sobre cada eixo. E fazer curvas como nenhum Porsche faz, com exceção do Cayman e do Boxster, pesados em comparação com o 904 de 800 kg.



Foram fabricadas na época  pouco mais de 100 unidades, a soma necessária para a homologação FIA nessa ocasião, que hoje em dia valem os badalos do marajá, centenas de milhares de dólares e ainda por cima com motores de dois litros, a mecânica dos 911 do inicio da produção nos anos 60.

Agora Beck propõe um carro com o motor a ar de 3.164 cm³ e 270 cv médios, embora o céu seja o limite em preparação e veneno. A caixa é de cinco marchas, o seletor é por cabos e o carro tem um handling impecável, sendo capaz com seu peso pena de acelerqar de zero a cem quilômetros por hora em 3,6 segundos, sempre com a tração esperada de um carro de motor central, ou seja, fenomenal.

E o pior: custa zero-km 50.000 dólares, o que significa que se bem importado pode chegar a estas bandas por mais ou menos 200 mil reais e pisotear qualquer dos monumentos ao luxo construídos hoje em dia por Zuffenhausen. a definição de emoções baratas. E fortes. Eu queria um....com um escapamento como as trombetas de jericó....

O site com o canal e videos no Youtube:

http://www.beck904.com/


O criador e a criatura

Um comentário:

Mario Silva disse...

Fantástica essa máquina clássica esportiva e que deixaria muito esportivo moderno de calças na mão. Admiro muito as soluções mecânicas deste modelo, com esse motor central boxer e tração traseira, um bom incômodo para um Ford Cobra !
Parabéns pelo artigo !