segunda-feira, 16 de maio de 2011

AUTOESPORTE: O FIAT DE JABOATÃO

O Mini Fiat já roda em testes por Belo Horizonte: A Fiat usa o descontinuado minicarro europeu Seicento para desenvolver o sucessor do Mille, que será feito em Pernambuco.

Por enquanto não passa de uma “mula”, mas a Fiat já começa a rodar com o minicarro que será produzido em Pernambuco a partir de 2014 para enfrentaar a onda chinesa e manter seu lugar privilagiado ao Sol. Ele virá aposentando o veterano Mille. O modelo que serve de inspiração para o projeto é o Fiat Seicento (600), minicarro que foi produzido na Polônia entre 1998 e 2010, uma forma inteligente de baixar custos de deenvolvimento.

O primeiro protótipo foi flagrado em Belo Horizonte. A placa verde indica se tratar de um carro de testes da Fiat. Os logotipos dianteiros e traseiros estavam tampados. O objetivo da Fiat é produzir um carro de baixo custo para ocupar a vaga do Mille, que sairá de linha no fim de 2013 por não ser capaz de resistir aos testes de segurança futuros que constam da legislação de segurança. Um desafio enorme para a montadora de Betim (MG). Por isso, decidiu-se usar a base de um carro existente (e barato), que atendia às normas europeias de segurança até o ano passado, quando deixou de ser produzido. É de se imaginar que parte do ferramental da fábrica polonesa seja trazido para a futura unidade de Suape (PE), para redução de custos.


Mas obviamente a Fiat trabalhará num desenho bem diferente, usando apenas a forma e a plataforma do Seicento, enquanto adaptará o interior ao gosto dos brasileiros. Suas medidas são: 3,34 m de compimento, 1,51 m de largura, 1,42 m de altura e 2,20 m de entreeixos. Portanto, menor em tudo que o Mille, e também mais leve. O que se justifica para evitar canibalização com o Novo Uno. Na Europa, o Seicento tinha motores 0.9, 1.1 e até elétrico. Aqui, deverá ter o moderno motor bicilíndrico MultiAir da FPT, o que deverá fazer dele um campeão de economia e baixas emissões. Não havia versões de quatro portas na Europa, e será difícil abrigar portas traseiras num carro desse porte aqui no Brasil. O lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Fiat foi feito em dezembro, e as obras já começaram. A fábrica ocupará um terreno de 4,4 milhões de metros quadrados, a 13 quilômetros do Porto de Suape. Os investimentos somam R$ 3 bilhões e a capacidade de produção será de 200 mil veículos por ano, a partir de 2014. Além da fábrica, os investimentos abrangem a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, como também um amplo programa de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. O pólo industrial em torno da fábrica reunirá ainda fornecedores de componentes e sistemas.

3 comentários:

Roberto Dallabarba disse...

A aceitação do brasileiro a esse tipo de carro é o grande problema. Mas se for analizar friamente é a melhor opção para o nosso trânsito, em contrapartida aos nossos populares.

Anônimo disse...

Mais uma merda de carro para entupir as cidades.

totiy disse...

Forma inteligente?