terça-feira, 3 de maio de 2011

ALÉM DOS MANUAIS, POR NELSON TAVEIRA

Além dos Manuais – Uma Conversa sobre Segurança de Voo





Nelson de Souza Taveira

Além dos Manuais busca contribuir para a segurança de voo, seja por meio de ensinamentos, seja por ilustrações, análises e comentários sobre alguns acidentes aeronáuticos, ocorridos no Brasil e no exterior. Dentro desse universo, é dada particular ênfase aos acidentes em que houve relevante contribuição do fator humano.
A apresentação em forma de diálogos faz com que um conteúdo de grande interesse para os profissionais da aviação seja transmitido de maneira simples e ao alcance de todos. São discutidos os limites aerodinâmicos, estruturais e de propulsão de um avião, além de uma análise detalhada das fases de decolagem e aproximação à luz das exigências dos requisitos para certificação aeronáutica.
O livro encontra-se dividido em duas partes: a primeira, de maior interesse para os pilotos militares e, a segunda, para os pilotos civis. Entretanto, devido à existência de assuntos que interessam a ambas as categorias, as partes não são estanques, devendo ser objeto de atenção de todos os leitores para um melhor aproveitamento.
Os diálogos abrangem todas as fases do voo: da decolagem ao pouso. Os temas foram escolhidos em função de sua contribuição para a segurança de voo. Com isso, especial ênfase é dada ao voo com mau tempo, com destaque para as fases de decolagem, aproximação e pouso em condições de turbulência.
Enfim, a obra é principalmente dirigida aos pilotos mais jovens. Entretanto, pilotos experientes também poderão encontrar nele informações bastante úteis para o seu desenvolvimento profissional.

Nenhum comentário: