sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O MOTOR WASP MAJOR DA P&W, ULTIMO A PISTÃO

;
O MAIOR MOTOR A PISTÃO DA AVIAÇÃO COMERCIAL, O ULTIMO URRO DO MOTOR RADIAL ANTES DO ADVENTO DOS JATOS COMERCIAIS, O WASP MAJOR R4360 FOI UM MARCO NA AVIAÇÃO DO MUNDO. COM 4500 CV E 28 CILINDROS, ELE EQUIPAVA ENTRE OUTROS AVIÕES FAMOSOS O CONSTELLATION E O B36. O MOTOR FOI LANÇADO EM 1944 E FABRICADAS MAIS DE 13 MIL UNIDADES ATÉ 1955, QUANDO FICOU MESMO OBSOLETO. 
TINHA 71 LITROS DE DESLOCAMENTO, PESAVA 1350 KG E RENDIA 4500 CV COM O TURBO E O COMPRESSOR MECÂNICO E 56 VELAS, DUAS PARA UM DOS 28 CILINDROS. IMAGINE O TAMANHO DO CARBURADOR...
OS CILINDROS ERAM LEVEMENTE DECALADOS ENTRE AS QUATRO FILEIRAS DE SETE CILINDROS CADA UMA, DA~I O APELIDO DE "ESPIGA DE MIHO, COMO SE VÊ NOS VÍDEOS. O SOM ERA UMA COISA MUITO SÉRIA: ME LEMBRO BEM QUANDO FUI MOLEQUE A SALVADOR DE CONSTELLATION NOS ANOS 60... ERA MUITO ESFORÇADO MECANICAMENTE PARA RENDER TODA ESSA POTENCIA, ENTÃO QUEBRAVA FURIOSAMENTE. BASTA DIZER QUE ERA RARO UM CONNIE DA VARIG CHEGAR A MIAMI COM TODOS OS MOTORES QUE SAIU DO RIO: IA TROCANDO PELO CAMINHO: BELÉM, ARUBA, CUBA...














Um comentário:

totiy disse...

Gostaria de ver um de perto assim desmontado....