segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Kübelwagen de Itu

A mais recente versao do Itubelwagen...
Do mesmo jeito que as lanchas torpedeiras alemãs eram melhores que as dos aliados (assunto para outro post), os veículos táticos também o eram. O imortal Jeep Willys foi venerado por décadas, mas era pesado e gastador em relação ao leve Kübelwagen alemão. Basta comparar os pesos e potencias; enquanto o alemão tinha23 CV e 715 kg, o Jeep tinha 60 CV e 1.040 kg. Sim, o Jeep era m pouco mais rápido, mas qualquer um que tenha saído estrada com um veiculo sabe que leveza é posto. Que o digam os intrépidos pilotos de Fusquinha que passam em qualquer lugar onde muita gente forte fica. Um dia tomei um couro de um desses pilotos com um Grand Cherokee V8...

O segredo é o baixo peso e a suspensão traseira articulada. Os eixos oscilantes são até hoje o grande truque dos caminhões Tatra, por exemplo, os melhores fora-de-estrada do mundo.
E passa mesmo emqualquer luar..
Também o povo do Clube do Gurgel jura por este detalhe...além do sistema Seletraction. Isso salva muita coisa, como no dia do teste, onde por falta dele atolou. Nada mais era que um reio de mão dividido em dois cabos distintos, para travar a roda traseira que estivesse patinando e transferir o torque para a outra roda: um diferencial blocante rude e manual...


Nosso velho conhecido, o 1600VW..
 Pois bem, agora em Itu, a cidade onde tudo é grande, está sendo fabricado em pequena escala um Kübelwagen brasileiro, ou uma carroceria de chapa de aço dobrada que veste um chassi comum de Fusquinha, até hoje muito comum nas estradas e ruas brasileiras.



Ideado e desenvolvido por um fabricante de Baja Buggy, ALEXANDRE PENATTI (11) 9423-7901. O projeto foi muito aperfeiçoado nos últimos dois anos, agora chegou ao design definitivo. Leve, ágil e econômico, ao invés do motorzinho de 985 cm³ e 23 cv está sendo adotado um de 1.600 cm³ e 60 cv, um Brasília mono carburado com a caixa normal de quatro marchas.
o Kübelwagen originalda 2ª Guerra
 Conforme nosso apurador secreto, o intrépido Genival Pereira Foguell, o repórter cascatinha que é o primeiro a dar as últimas, o Itubelwagen se move lépido e faceiro por vários terrenos ruins. Samba, sai de lado como todo bom Fusquinha az, mas passa em lugares que até Deus duvida. E quando para o remédio pode estar na cara: um guincho com âncora, se não houver uma árvore perto. O design foi tão bem sucedido que sobreviveu até os anos 80 na forma do VW 181, conhecido nos USA como “The Thing”. Uma coisa mesmo...

o descendente VW 181, TheThing...

4 comentários:

Unknown disse...

Além de Genival, Barone também testou o Itubelwagen, né? Legal é que ele é de chapa mesmo.

Marcos Masiero disse...

Parabéns pelo blog. Como conseguir o contato do fabricante? Ficou muito bom este Itubelwagen.
Também fica o convite para dar uma olhadinha no meu blog: blogmcrm.blogspot.com

Um grande abraço, Marcos.

Unknown disse...

O fabricante do Kubelwagen é o Alexandre Penatti. Contato através do telefone: (11) 9423-7901 ou acessem o site: www.penattireplicas.com.br

Abraços, Cristiane

Unknown disse...

Gostaria de transformar um Fusca em baja mas quero documentos de baja como fazer?