quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A PATA CHOCA MUDERNA...

 A Dodge inventou na Segunda Grande Guerra um utilitário grande que ficou famoso: o WC37 ou Weapons Carrier, transportador de armamentos  Mas como era pesado como ele só, ficou conhecido entre os Expedicionários Brasileiros como Pata Choca. Fruto dos experimentos pré Guerra de Howard Marmon com tração total, foi lançado quando os USA entraram na Guerra, no começo de 1942. 

Tinha um motor convencional de cabeçote plano de válvulas laterais, um flathead como era professado pela Chrysler até os anos 60 no seis cilindros, 3.800 cm³ e 105 CV com sua baixa taxa de compressão, que lhe dava um torque monstruoso e um consumo idem. Eu tive um quando garoto e abusado, e eles não valiam nada nas sobras do Exército... Isso teve de montão por aqui, inclusive as versões 6X6, de dois eixos traseiros.

Como o Jeep Willys, depois do conflito a Chrysler tratou de achar uma utilidade para o ferramental já pronto e pago pelas encomendas governamentais. Foi aí que surgiu om Dodge Power Wagon. o transporte para onde não existiam estradas. Com a gasolina barata americana, o PW foi fabricado nos USA até 1980, quando foi substituído finalmente por um ancestral da nossa conhecida Dodge RaM. 
o HEMI de sete litros
As mecânicas podem ser Diesel, com motores quatro cilindros Cummins de 4,5 litros e mais de 200 CV, como na saudosa Ford F250, ou um poderoso moderno motor V8 Dodge Hemi de SETE litros, 425 CV e uma montanha de torque, uma coisa delicada de 80 Kgf  As caixas podem ser em ambos os casos Manuais de cinco marchas ou automáticas de quatro devido ao torque descomunal de ambos os motores. Aí vêm os detalhes eletrônicos como ABS, discos na quatro rodas e comntroles de frenagem e estabilidade, tudo como em uma picape moderna, mas com o charme inegável de um carro de Guerra. 
As cabines podem ser singelas, estendidas ou duplas, além de Station Wagins e até um projeto lindo de uma Woodie, uma camioneta em que a estrutura da carroceria é de madeira. Além, é claro, de montar a traquitana toda em um Jipão Dodge militar antigo ou um dos mais modernos dos anos 60. O precinho é que é um pouco salgado, mas a idéia é suculenta para quem gosta desse tipo de veículo. Certamente aumenta o impacto de rua, o street credibility e aumenta o amor próprio. Afinal isso é um 4X4 de HOMEM...
O site dos caras está em:  LEGACY POWER WAGONS






Nenhum comentário: