sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A HISTORIA DO REVOLUCIONÁRIO AMC PACER

Aqui em baixo temos uma história em víde o de um carro revolucionário feito nos USA, o AMC Pacer. como diz sua publicidade, era para ser um carro curto e largo, mais ou menos no estilo do Ford Ka, mantidas as proporções, claro. foi projetado para receber um motor do tipo Wankel feito pela GM, que às vésperas do lançamento desistiu citando todos os problemas que a Mazda qquase conseguiu resolver ao longo dos últimos 30 anos com seus carros impares. mas quando a AMC teve que se segurar na  trincha pois tiraram a escada. eles se viram com um  carro nas mãos que era projetado para ter um motor que era do  tamanho de dois a tres alternadores. tal é a proporção de um Wankel.

O jeito foi usar um seis em linha de 3.800 cm³ do tamanho de um Opala seis cilindros. Resultado, o motor estrou por baixo do para brisa e pela cabine acentro. O carro era legal: eu cheguei a dirigir um deles aligado por um amigo na Flórida em uma ida a Daytona para a Bike Week. Só era meio lerdo, muito barulho e pouca aceleração.
Mas o carro era legal, com direção de pinhão e cremalheira e um bom espaço interno, chegando a ter a porta do passageiro mais longa que a do motorita para facilitar a entrada de passageiros no banco de trás. 
Só que em plena crise do petróleo de 1973 logo ficou claro que econômico mesmo ele não era com aquele motor jurássico concorrendo com os AP da VW alemã e outros japoneses modernos. Aí a vaca foi pro brejo. veja o vídeo e opine.

Nenhum comentário: