segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A EVOLUÇÃO DOS MINI POR JLV




A evolução dos Mini

Embora com os mesmos elementos de estilo e mecânica, agora tem três versões de acordo com um dos três novos motores: o Mini Cooper básico, o esportivo Mini Cooper S e o Mini Cooper D, de diesel. O básico e o diesel são 9,8 cm mais longos, o S 2,9 cm. Entreeixos, largura e altura são também maiores para preservar as proporções do estilo original. A estrutura ficou mais leve e mais rígida.
 Os três motores são variações da nova geração BMW TwinPower Turbo Technology, mais limpa e mais eficiente do que o motor anterior. 



O Mini Cooper básico tem um motor turbinado de injeção direta, de três cilindros e um litro e meio de deslocamento, com controle variável de válvulas, 136 hp de potência e 220 Nm de torque. Seu zero a cem é em 7,9 segundos, a máxima é de 210 km/h, o consumo combinado de um litro a cada 22 km e as emissões de CO2 de 105 a 107 g/km. 
O Mini Cooper S tem motor turbinado de quatro cilindros e 2 litros, com controle variável de válvulas, 192 hp e 280 Nm, para um zero a cem em 6,8 segundos, máxima de 235 km/h, consumo de um litro a cada 17,4 km e emissões de CO2 de 133 a 136 g/km.


O Mini Cooper D é um diesel de três cilindros e 1,5 litro, turbinado com turbocompressor de geometria variável, injeção direta common rail, 116 hp e 270 Nm, zero a cem em 9,2 segundos, máxima de 205 km/h, consumo de um litro de óleo a cada 28 km e emissões de CO2 de 92 a 95 g/100. 

Nas três versões, a transmissão é por caixa manual ou opcionalmente automática de 6 marchas, com start/stop e também opcionalmente um modo Green (verde). 

Os balanços dianteiro e traseiro continuam curtos, mas o teto é um pouco mais inclinado que antes e as caixas de rodas são um pouquinho ‘go

rdinhas’. A grade de radiador hexagonal foi inclinada para trás e é cromada em uma só peça. Os faróis e os faroletes traseiros curvam lateralmente e têm lâmpadas opcionais em LED. 
JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHTALK.COM.BR

2 comentários:

Jell-o disse...

Simples e preciso como sempre e o toque dos paralamas gordinhos maravilhoso. Que bom que o maior reporter de automobilismo voltou. Estava com saudades. Parabéns Mahar!

REI V8 disse...

Mahar meu caro,

a primeira foto mostra o interior do Mercedes-Benz Classe A 45 AMG, não do Mini.

Abraços.

Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com