Testes de segurança de vans
A organização de segurança Euro NCAP pela primeira vez testou os principais furgões europeus – e os resultados gerais foram ruins, levando a organização a conclamar os fabricantes a que passem a oferecer esses veículos com níveis mais altos de equipamentos de segurança, e os legisladores a que revisem suas exigências legais.
O Dr. Michiel van Ratingen, secretário geral da Euro NCAP, diz que “Desta vez a NCAP focou em vans de oito a nove assentos. Esses veículos são frequentemente usados como veículos comerciais ou por famílias como alternativas a grandes peruas. Derivados de plataformas de furgões comerciais, são melhorados menos constantemente e são geralmente menos equipados em termos de segurança do que os carros de passeio.
Nos testes realizados pela Euro NCAP, o Ford Transit Custom foi o único van a receber cinco estrelas. O Hyundai H1 recebeu três, o Fiat Scudo três e o Renault Trafic duas. Alguns desses veículos são também comercializados sob outros nomes, como o Fiat Scudo que é disponível como Peugeot Expert e Citroën Jumpy e o Renault Trafic que é também comercializado como Opel/Vauxhall Vivaro e Nissan Primastar.
Alguns fabricantes estão respondendo à Euro NCAP e equipando melhor seus comerciais leves quando vendidos como carros de família. O Ford Transit Custom, tendo em vista o protocolo da NCAP, vem equipado com itens como airbags de cortina que aumentam a segurança em impactos laterais. Oferece também como opção o sistema de ajuda de manutenção de faixa de rolamento, uma importante tecnologia de prevenção de acidentes.
A Fiat está também respondendo bem à NCAP, com airbag para o passageiro da frente e um limitador de velocidade – e seus modelos ‘irmãos’ da Peugeot e da Citroën estão fazendo o mesmo.
Van Ratinger diz que “Estamos otimistas de que a segurança desses veículos avançará significativamente nos próximos anos. Em geral esta categoria tem sido esquecida, vendida com características de segurança ainda imaturas. Pela legislação, poucos deles oferecem de linha controle eletrônico de estabilidade e a maioria oferece proteção muito pobre a usuários rodoviários vulneráveis, como pedestres.”
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Um comentário:
Mahar, um dia quero ver um crash test de traseira em carros com 7 lugares...quero só ver a M... que vai dar!
Abs.
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