DESEMPENHO GLOBAL DO SETOR AUTOMOTIVO – Fechamento 2012
§ China cresce 7,4% em vendas de veículos
§ Brasil mantém a 4ª colocação no ranking
§ Toyota ocupa na primeira colocação entre as marcas
A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release de fechamento global com os dados de veículos vendidos no ano de 2012. Conforme resultados abaixo, não houve alterações no ranking para os sete maiores mercados. A China encerrou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 7,4% em comparação ao ano de 2011, ultrapassando a marca de 16 milhões de automóveis vendidos. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 13,4% em relação ao ano passado. O Japão ficou em terceiro lugar, desta vez com resultado positivo com crescimento nas vendas de 27,6% se comparado ao ano anterior. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 6,1% nas vendas de veículos se comparado a 2011. A Alemanha apresentou queda de 3,1% nas vendas, mas mesmo assim continuou na quinta colocação. A Índia fechou o ano com aumento de 10,4%, ficando em sexto lugar.
A Rússia e a Grã Bretanha, na sétima e oitava colocação, registraram crescimento de 10,6% e 3,8%, respectivamente.
A França, ainda afetada pela crise econômica, apresentou queda significativa nas vendas de 13,3% em relação a 2011, ocupando a nona posição. O Canadá ultrapassou a Itália e encerrou o ano entre os dez maiores mercados com crescimento de 5,7% nas vendas em relação ao ano anterior.
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.
Desempenho das marcas
A Toyota ultrapassou a Volkswagen e encerrou o ano na liderança em vendas de 2012 com crescimento significativo de 24,1% em comparação ao ano passado. A Volkswagen ficou em segundo lugar também com resultado positivo de 11,1% nas vendas. A Ford e a Chevrolet mantiveram a terceira e quarta posição com 1,7% e 5,5% de aumento nas vendas do ano, respectivamente. Destaque para a Honda que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior.
*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.
Modelos mais vendidos entre os 10 maiores mercados
O modelo mais vendido no mundo continua sendo o Sunshine Series (marca Wuling), uma pequena minivan de sete lugares, com mais de 1 milhão de carros vendidos no ano de 2012. O Ford Focus, o Chevrolet Cruze e o Toyota Camry ocuparam a segunda, terceira e quarta posições, sendo que os maiores mercados de atuações foram a China e os EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário