Se algum dia houve uma verdadeira cadeira elétrica sobre quatro rodas, a definição de manual é o Lotus Seven. Agora é conhecido como Caterham Seven por causa da empresa que comprou de Colin Chappman os direitos de fabricação. Resumindo aquilo que o FG chamaria da A BAGAÇA, são 175 cv a 7.000 rpm e 20 kgmf a 6.000 vindos de um Duratec Ford dois-litros enfurecido, acicatando 515 kg... São um pouco menos de TRÊS kg por cv, mais exatamente 2,95... Seis marchas curtas: repare no video que a barata chega em sexta ao limite de giros a 225 por hora, zero a cem vai em 4,5 segundos. Coisa de moto grande...
Tem uma direção que muito kart não tem, com 1,9 volta de batente a batente e uma alavanca de câmbio que parece um joystick de tão pequena e curta. A suspensão tem sido desenvolvida ao longo de mais de 50 anos com triângulos superpostos na frente e um eixo rígido, mas De Dion, com diferencial suspenso, atrás. Discos de carbono por todo lado...
O começo foi o que se chamava de Kit Car, onde por ser montado em casa com componentes de Ford inglês pequeno, tipo do Anglia, Prefect e correlatos, era muito contido de valor. Mas muito, muito leve, feito em fibra fina, era a definição de manual de "emoções baratas"... O site da Caterham está AQUI .
Preste atenção que na tela do video há abaixo à esquerda um acelerômetro que funciona tanto lateral com longitudinalmente, mostrando as forças de aceleração que a pulga alucinada pode desenvolver. Em certos momentos mais de 1,3 G...a 27.000 libras esterlinas - coisa de 65.000 reais - montado! O verdadeiro cão chupando manga, porém um carro certinho no chão: reparem que em nenhum momento da volta rápida ele desgarra, desliza ou faz menção de derrapar... O Salerno, de quem falei aqui há alguns dias, ainda pode ser convencido a fabricar um e mandar sem motor pra cá, o que pode ser muito lucrativo por causa dos acordos de importar carrocerias da Argentina, mas não venham reclamar com o Titio: ISSO VICIA!!!!!
4 comentários:
Tem um cara em Sp que fez 2 bichos deste, vi num forum desses por ai..
abs
Helio
É, além da Caterham e outra inglesa que não me lembro o nome, os ingleses ainda fazem esse carro a partir de um livro, aí chamam eles de Locost. Além destes dois, já foram feitos outros aqui no Brasil seguindo esse livro - eu tenho este livro, mas ainda não consegui fazer o meu :-/
Que droga. Na hora que o bichinho ia encarar o retão da parte final do circuito, engarrafou...
Mas este vídeo é curioso, a média de velocidade ficou em 140km/h, raramente chegou em 180, o carro passava todo mundo bem rápido, curioso esse monte de palerma passeando...
Postar um comentário