sábado, 22 de outubro de 2016

Clássicos com arte na Pinacoteca


Em parceria com a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, que em grande estilo comemorou seus 30 anos de existência, nos dias 6 a 9 de outubro o Clube de Automóveis Antigos de Santos promoveu um encontro de clássicos que marcaram a história da indústria mundial. Remetendo à elegância e ao glamour de eventos internacionais, como os concursos de elegância de Villa d’Este e Pebble Beach, veículos de alto nível de qualidade fabricados entre as décadas de 1920 e 1980, demonstravam a evolução do design e da engenharia que nortearam a trajetória da indústria automobilística, em meio a um cenário que remete à época áurea da economia cafeeira no Brasil, no decorrer do século 19.




Alusivamente ao local e à qualidade dos veículos apresentados, o evento denominado Pina Classic Cars foi caracterizado pela presença de autênticas obras de arte do mundo sobre rodas, como um Buick Limousine de 1929, símbolo de luxo e ostentação da indústria norte-americana em fins dos anos 20 a esportivos de grande sucesso, ainda hoje admirados por milhares de entusiastas como o Thunderbird, Camaro e Mustang.

Camaro SS 1969

Ford Tudor 1929, Phaeton 1931, Plymouth 1948, Chevrolet 1940 e 51, bem como uma impecável e original El Camino, baseada na plataforma do Chevy Impala, de 1960, Nash Metropolitan 1963 e clássicos europeus como o Citroën 11 Legeré, Rolls Royce Silver Cloud 1959 e o belo Jaguar Mk-II 1964, compunham um ambiente de nostalgia que chamava as atenções dos visitantes, nos jardins e alamedas externas do casarão, erguido em frente à praia santista do Boqueirão. Uma jardineira Chevrolet de 1926, o veículo mais antigo da mostra, contrastava com o arrojo e esportividade do De Lorean, automóvel que ficou famoso nas telas dos cinemas, por meio da trilogia “De Volta para o Futuro”.

Buick Limousine 1929

No prédio, tombado como patrimônio histórico, instituiu-se a Pinacoteca Benedicto Calixto, abrigando desenhos e pinturas do homônimo artista plástico que remetem às origens e evolução do Porto e outros pontos históricos de Santos. Recital de piano apresentado por Eduardo Paulino, diretor cultural da instituição, homenagens aos antigomobilistas e clubes participantes estavam entre as demais atrações do evento, realizado com o apoio do Chevrolet Clube do Brasil, Clube do Fordinho e da Federação Brasileira de Veículos Antigos, que superou as expectativas e está incluído no calendário oficial de eventos da instituição santista com promissoras perspectivas de crescimento, entrando para o rol dos maiores encontros de antigomobilismo do Brasil.

Chevrolet 51 e Plymouth 48

 Chevrolet 1940

Citroën 1948

 De Lorean

 El Camino 1960

 Ford 1929 Roadster

 Ford 1931

 Ford Tudor 1929

 Homenagens aos clubes

 Impala 1963

 Jaguar MK-II 1964

 Jardineira 1926

 Mustang Hard Top 1967

 Nash e Lambretta

 Nash Metropolitan 1963

 Rolls Royce Silver Cloud 1959

Thunderbird 1955


ER

Um comentário:

Paulo Jr disse...

O Jaguar 1964 não é um "MK II", é um "S Type".