domingo, 11 de novembro de 2012

TOYOTA: UM POUCO DE HISTÓRIA POR JLV



A Toyota Motor Company foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda, chefe de família dona de uma indústria de tecelagem. Kiichiro fez várias visitas a fábricas de automóveis americanas, vendeu sua tecelagem e um tear automático à Platt Brothers, de Oldham, Inglaterra e investiu o dinheiro em pesquisas automotivas e preparação de protótipos do primeiro Toyota, o sedã AA de seis cilindros em 1936, também o primeiro carro japonês – muito parecido com um Chrysler Airflow, ao tempo o carro mais avançado do mundo em matéria de design.

Quase concomitantemente ao sedã, Kiichiro mostrou um conversível, chamado AB.

Com permissão do governo, iniciou a manufatura do carro – que logo teve de parar e dedicar-se ao esforço de guerra. Com o fim desta e a derrota militar, a quantidade e qualidade dos desafios teria desanimado qualquer um – mas não Kiichiro. Investiu o pouco dinheiro ainda existente e decidiu focar na exportação, fazendo carros e caminhões adequados aos mercados em que seriam vendidos.

Hoje, a história da Toyota mostra um acumulado de muitos milhões de veículos, 50 fábricas no exterior em 27 países e regiões, comercialização de seus produtos em mais de 160 países e regiões, e vendas no ano-fiscal 2012 de cerca de R$ 7,5 bilhões.


Doze modelos históricos definem a Toyota hoje, além dos AA e AB:

• Land Cruiser, apresentado em 1951 como modelo BJ, o primeiro a ser exportado e construído fora do Japão, hoje contando mais de cinco milhões de unidades;
• Corona, pequeno veículo de família apresentado em 1957 e comercializado em 11 gerações até 2011;
• Corolla, lançado em 1966 e comercializado até hoje em quase 40 milhões de unidades de vários tamanhos e tipos;
• Hilux AWD, picape, fins da década de 1960, primeiro veículo a andar no Pólo Norte Magnético;
• Celica, 1970, resposta ao Ford Mustang, vendas de quatro milhões de unidades, em produção até 2006;
• Supra, fins da década de 1970 como versão potencializada do Celica. Em 1986, modelo próprio;
• MR2, carro esporte leve e ágil, motor 1.6 depois 2.0 e 1.8, menos de mil quilos de peso;
• Lexus LS400, fins da década de 1980, rivalizando com os melhores carros de luxo existentes;
• RAV4, hoje entrando em sua quarta geração, um 4x4 ágil e tranqüilo;
• Prius, primeiro híbrido no mercado real mundial, impacto zero no meio ambiente, mais de 2,7 milhões de unidades já vendidas;
• GT98, motor boxer 2.0 de aspiração natural, impulsão traseira;
• FCV-R (fuel cell vehicle – revolution, veículo a células de combustível, uma revolução), prometido pela fábrica para 2015.

Nenhum comentário: