Alta Roda nº 705 —
Fernando Calmon — 30/10/12
NOVO
CICLO PARA O SALÃO
Aberto até 4 de
novembro, o 27º Salão do Automóvel de São Paulo virou uma página importante de
sua história ao entrar, definitivamente, no circuito de lançamentos mundiais.
Em edições anteriores, à exceção de estreias locais, o público podia ver
algumas novidades apresentadas no Salão de Paris, sempre realizado nos anos
pares, como a mostra paulistana. Havia também produtos requentados de outros
salões.
Esse ciclo começa a
mudar. Não por coincidência, quatro executivos de topo da GM, Honda, Jaguar
Land Rover e VW vieram à exposição. A estreia mundial do Taigun, SUV compacto
conceitual sobre a arquitetura do Up!, é quase a confirmação de que será
fabricado aqui, em 2014, na fábrica VW de Taubaté (SP), e em outros países.
Outro lançamento
importante, o compacto Chevrolet Onix (à venda em novembro), também poderá ser
feito adiante em algum país do sudeste asiático, fora da China. A Ford reservou
ao salão brasileiro a versão sedã do Fiesta reestilizado – em Paris, estava o
hatch. Ambos serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP), em 2013.
A Peugeot apresenta o
208, início da era de alinhamento aos modelos do exterior. No mercado europeu
há cinco meses, começa a fabricação, no final de dezembro, em Porto Real (RJ) e
as vendas, em abril de 2013. O 207 continuará em produção, como o Fiesta Rocam,
para a base do mercado, a exemplo do Clio que recebeu retoques no centro de
estilo paulistano da Renault.
O SUV médio Chevrolet
TrailBlazer é outro lançamento, inicialmente na versão de topo LTZ, com uma
longa lista de concorrentes. Projeto brasileiro, lançado na Tailândia há sete
meses, a produção começa agora em São José dos Campos (SP). Criado aqui, o
Troller TR-X, de Horizonte (CE), recebeu as boas atenções do centro de
desenvolvimento da Ford, em Camaçari (BA). O SUV subcompacto Suzuki Jimny,
agora feito em Itumbiara (GO), recebeu as pequenas alterações executadas no
exterior há quatro meses.
A onda aventureira se
ampliou com Fit Twist e o HB20X. O Hyundai está um pouco mais dentro do
espírito, graças à pequena elevação da suspensão em 1,5 cm, mas só chegará às
lojas em janeiro. Interessante o estudo apresentado pela Nissan: Extrem, SUV
compacto desenhado na Califórnia (EUA), mesma arquitetura do March e candidato
à produção em Resende (RJ), no fim de 2014.
Assuntos de
bastidores se aprofundaram. Todos à caça do primeiro produto que a BMW
produzirá em Araquari (SC), depois de longas negociações sobre o novo regime
automobilístico. Além dos possíveis X1 e Série 1, a linha (ainda inédita) de
tração dianteira, Série 2 e X2, estão nos planos. Falta confirmação, em breve,
da Land Rover, em Cariacica (ES).
Chineses continuam
ávidos e tratam de investir no estilo de seus carros. Destaques para Chery
Celer, primeiro a fabricar aqui, em Jacareí (SP) e JAC J2, que confirmou a
unidade fabril de Camaçari (BA).
Importador Kia, Grupo
Gandini tenta acordo com a marca sul-coreana para produzir algum modelo no
Brasil. Estreou o todo novo Cerato, mas em razão de impostos não manterá
volumes apenas com importação simples, sem contrapartidas industriais.
Para o Salão de 2014,
espera-se um novo local, diferente do Anhembi, e infraestrutura digna de nível
internacional. Previsão aponta para Pirituba, ainda na capital paulista.
RODA
VIVA
CHEVROLET Tracker,
utilitário esporte compacto sobre plataforma que deu origem a Sonic, Cobalt,
Spin e Onix (três últimos fabricados aqui), será produzido em Rosário (Santa
Fé), Argentina, em 2014. Investimento crucial para manter equilíbrio comercial
com o vizinho, pois o Agile argentino ficará bem afetado pela chegada do Onix.
PRORROGAÇÃO do IPI
reduzido até 31 de dezembro era totalmente previsível e se confirmou. Pairam
dúvidas sobre o que ocorrerá depois. Em 1º de janeiro começa o novo regime
tributário para a indústria e o governo pode se valer disso para interromper o
desconto. Mas, se o mercado der sinais de fraqueza...
LEXUS RX 350, SUV
grande da divisão de luxo da Toyota e tração 4x4 sob demanda, busca seu espaço.
Ótimo acabamento, suspensão eficiente e motor silencioso (V-6/3,5 l/277 cv).
Grande tela multimídia inclui GPS. Há mouse estilizado no console. Com IPI
menor, baixou para R$ 255.000. Sua base, do Camry, atrai menos que BMW ou
Mercedes.
INMETRO divulgou no
Salão de São Paulo a nova etiqueta, de 1º de janeiro de 2013, que indicará,
além de consumo de combustível cidade e estrada, as emissões de CO2.
O instituto, de forma correta, considera o emitido apenas por combustíveis de
origem fóssil. Ao etanol puro atribui emissão zero e, da gasolina, descontou os
25% de etanol na mistura.
PRIMEIRO índice de
vulnerabilidade a furtos de veículos foi anunciado pelo Cesvi. Considerou itens
como alarme, chave de ignição, imobilizador eletrônico do motor, trava de
volante, localização da bateria e vidro laminado lateral. Vencedor: Cruze LTZ
(4,5 estrelas, escala até 5) e o segundo, Ford Ka Sport (3,5 estrelas).
Avaliados 118 modelos.
____________________________________________________
fernando@calmon.jor.br
e www.twitter.com/fernandocalmon
Nenhum comentário:
Postar um comentário