quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER






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Coluna 4312 31.outubro.2012


Os importantes do Salão

500 veículos expostos, lançamentos, carros de sonho, conceitos futuristas, coisas etéreas e outras reais, palpáveis.
A nós, brasileiros em desenvolvimento, rótulo para quem não consegue furar a barreira para o patamar de reconhecimento econômico-social-institucional-jurídico, interesse maior é o a ser produzido aqui, provocando a cadeia produtiva. Do cara que vende dose de cachaça no boteco nas beiradas dos pátios de carregamento dos carros novos, ao Detran de hipotética Santana de Deus me Livre, que cobrará para emitir documentos e um café para colocar a placa no cintilante Zero Km. Produzir automóvel move 10x o número de empregos diretos nas fábricas, é o bem mais taxado e impostado do país, e por maior tempo, uma alegria para os administradores públicos.

O que vem por aí
Ford Fiesta Sedan – Surpresa no Salão, novas linhas fluidas, grade com a nova assinatura da marca, de barras cromadas horizontais, inspiradas no Fusion, conceito aspirado aos Aston-Martin. Motor Sigma brasileiro, inicialmente importado do México e, em, abril 2013, em São Bernardo do Campo, SP.
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novo Fiesta, brasileiro em 2013   
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Mitsubishis – No projeto de ampliar mercado através de produtos novos, a MMC, montando Mitsubishis em Catalão, Go, fará o crossover ASX a partir de junho de 2013 e, informa Robert Rittcher, presidente da montadora, entrará no segmento de automóveis, com o festejado Lancer, ao início de 2014.
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Lancer. Quem diria, a Mitsubishi fará sedã no Brasil
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Celer – É a reformulação do prometido Fullwind exposto no Salão passado. Revisto pela casa italiana Torino Design está sendo importado para fazer massa crítica aos concessionários da marca Chery. Será produzido em Jacareí, SP, ao final de 2014. Completo, ar, direção, abs, duas almofadas de ar, travas e vidros elétricos. Motorização atualizada, 1.5, trabalho de flex pela MagnetiMarelli, e com etanol faz 116 cv e 14 kgmf de torque. Em hatch e sedã 3 volumes. Este, em dezembro em torno de R$ 35 mil. Janeiro, R$ 38 mil. Concorrerá com Chevrolet Cobalt, Renault Logan, Nissan Versa.


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Chery Celer
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JAC 2 – Mesma política da Chery, vender unidades importadas para fazer frota circulante, a JAC iniciará vender o J 2 em dezembro, logo após iniciar sua fábrica. Automovinho interessante, com pequeno motor de 1.4 com comandos variáveis, faz atrevidos 108 cv, o mais potente da categoria, capaz de acelerar como gente maior, da imobilidade aos 100 km/h em 10s. Produção segundo semestre de 2014.
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JAC 2 – fim de 2014 em Camaçari, Ba.
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Conceitos
Três dos conceitos expostos se tornarão realidade.
O Jipe Troller, agora com visão Ford, aparecerá no 1º. Semestre de 2013. Conceitualmente atualizado, com certa lembrança estilística do catarinense TAC, tem assinatura de design brasileiro da Ford, meio termo entre a galhada ao vento e as sólidas raízes de empresa secular. É um bom produto mas, inexplicavelmente, contido em território nacional. Diz a Ford, sem capacidade industrial para exportar.
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Troller, sob o lápis Ford
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Taigun. Vamos combinar que o peso que a Volkswagen deu ao Salão, trazendo 150 jornalistas, diretores de todas suas empresas, foi para informar pretensões: re assumir a liderança. Aos europeus, asiáticos e norte-americanos, é surpresa a exceção mundial de a Fiat ser líder num continente. A apresentação mundial do Taigun, projeto de pequeno utilitário esportivo sobre plataforma do UP! avisa seu lançamento local. Nosso mercado baba por carrinhos aparentando disposição, e o Taigun será o menor da turma.
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Taigun, 2015, logo após o UP!, 2014
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Mercedes pequeno. Como a Coluna informou há duas semanas, a Mercedes fará produtos nas instalações industriais da Nissan, em Resende, RJ. O método está aparentemente definido: galpão com a estrela da marca e dali sairão seus carros. Três versões, duas acertadas: sedã e pequeno utilitário esportivo.
O automóvel estava no Salão, doto pomposamente Concept Style Coupé – na verdade um escultórico sedã de teto baixo. “Expressivo e poderoso”, define o presidente mundial da marca, Dieter Zetsche, para o último feito de sua administração – fará 65 anos em 2015, junto com o lançamento no Brasil. Motor comum com Nissan, em projeto, quatro cilindros, 1.5 ou 1.6, 16 válvulas, injeção direta, turbo.
A foto mostra a proposta. Alguns itens de aparência serão mudados. Não é Mercedes encolhido, mas ato de coragem, apostando nas mudanças de conceito pelos consumidores, e em novas exigências legais de consumo, emissões. Novos carros serão menores e performáticos. V6 e V8 ? Nunca mais.
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Leu a Coluna 4212 ? Será este o Mercedes fluminense.
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Picape Logan, o próximo Renault
Não foi preciso usar bola de cristal, lançar búzios, ou convocar cigana a ler a mão de Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, para descobrir o próximo produto da marca em nosso país: um picape. Bastou olhar o operacional da marca.
Leitor da Coluna sabe, aqui a marca Renault é referência distante. Dela no Mercosul remanescem antigos Kangoo e Clio. O restante é Samsung, como Fluence, ou Dacia - Logan, Sandero, Duster. Por volume a Renault Dacializou-se. Todos seus produtos recentes tem origem na romena que assumiu e onde nasceu família para enfrentar países com piso jogo-duro, e consumidores exigindo espaço e resistência.
Velha e boa plataforma, de pouca manutenção, fazendo usuários admiradores, picape é versão óbvia, embora inexistente no restante do mundo. Fácil de fazer, com a curiosidade de ter mais a tirar que a acrescentar, motor 1.6 8V, capacidade de carga em torno de 600 kg. Não será Logan cortado, mas o Duster, com opção de tração nas quatro rodas, único dentre os demais picapes pequenos no país. Na metade do ano.

Roda-a-Roda
Mercado – Correndo, porque sem fábrica no Brasil suas condições tarifárias são piores aos concorrentes Mercedes e BMW – com projeto de produção local – a Audi acelera para concorrer na primeira faixa dos importados de classe.
Conteúdo – Enfrentará a líder Mercedes e seu Classe C e os BMW série 3, com novo Audi A4 2013. Preço assemelhado, R$ 118.900, mas garante ser melhor equipado. Motor no padrão atual, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta, turbo, 180 cv, caixa continuamente variável, com 8 posições.
Reação – A continuidade da redução do IPI permitiu reduzir o valor do JAC 2, produto de entrada no mercado, a R$ 30.990. Será o carro produzido pela empresa em sua fábrica bahiana. É enjoado porque pequeno e completo: ar condicionado, direção assistida, freios ABS, duas almofadas de ar, sensor de estacionamento, CD player com MP3, vidros, trava e retrovisores elétricos, rodas de liga leve, 6 anos de garantia.
... 2 – Gostou, aja. Entra à venda na primeira semana de dezembro, e a redução valerá apenas para faturamento até dia 31.
Extensão – Porque estender a redução do IPI ? Simples, os números do país vão mal – exportações, balança comercial, inflação, não cumprimento de metas, apagão, o tecido entre petistas históricos e o Mensalão. De bom, a imagem de gerente cultivada pela Presidente Dilma e o mercado de automóveis. Será dado importante para fechar o balanço institucional.
Global – A GM investirá US$ 450M na Argentina para fazer novo automóvel, destinado a exportações, especialmente para o Brasil. Maior que a atual geração baseada no Corsa e que-tais. É o Projeto Phoenix, investimento representando 60% do todas as aplicações da marca até agora, em suas chegadas e saídas no vizinho. 2015.
Também – E, na fábrica em Matanza, beiradas de Buenos Aires, a Daimler fará, além do novo Sprinter, o Vito, concorrente ao bem vendido Fiat Ducato. A produção, migrará da Espanha para o Mercosul. É ruim a situação na Europa.
Salão – Eflúvios da presença de jornalistas estrangeiros no Brasil: os convidados pela Volkswagen dirigiram os VW brasileiros. Tirante os sorrisos educados ante o Golf IV – na Europa já está na sétima geração –, marcou o interesse em dirigir a Kombi, industrialmente um museu sobre rodas. Outra, de jornalistas norte-americanos convidados pela GM, demandaram informações sobre o Troller, pedidos para experimentar.
Aniversário – Agrale festeja 50 anos. De pequena fábrica de motor diesel, um cilindro, alemão pré guerra, de micro tratores, virou internacional, fabricando ônibus na Argentina, e montando caminhões Internacional para a Navistar e ônibus Volare para a Marcopolo. Quer faturar R$ 1 B neste exercício.
Trintão – Fazem 30 anos do lançamento do caminhão TX 1100 – quer dizer Tio Xico, homenagem a Francisco Stedile, criador do grupo, e o numeral, a carga útil -, motor diesel, dois cilindros, 36 cv. Valentia que deu certo.
Promoção – O divertido antagonismo entre Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansel, ambos campeões mundiais de Fórmula 1, terá frutos rentáveis quase 20 anos após. A Ford os contratou para reviver a história em anúncios na Internet, tendo como objeto o novo Fusion, e local o Autódromo de Brasília.
Brasília – Para os leitores da Capital Federal. Acabou a crise na Esave, revenda Fiat no caminho do Aeroporto. A montadora conduziu ser assumida pelo grupo PaulOOctavio, de muitos negócios incluindo a Bali, maior revenda da marca na Capital. Da. Maria Lúcia Amaral, antiga líder, permanece - consultora para a transição. Farley Valentim, faz tudo, sujeito bom de serviço, também.
Duas rodas – Eleição pela revista especializada Duas Rodas deu Honda na cabeça. A CB 1000R é “Moto do Ano” e Naked até 1.200 cm3. Biz 125, CG 150 Fan Flex e XRE 300 levaram as categorias. Fácil entender o rapa. A Honda ampliou sua participação a todos os segmentos e cilindradas.
Autojumble – O nome é adequado ao MG Club do Brasil, elegante exposição para venda de peças automotivas inglesas, francesas, italianas, alemãs. E esculturas, troféus, bicicletas, emblemas, fotos, miniaturas, brinquedos, livros ... automobilia. Admite profissionais, mas instiga amadores a limpar suas garagens e circular acervo.
Diversão - Quer complementar seu carro, melhorar a decoração de sua garagem, vender, trocar ? Fale com a secretaria, 3ª a 6ª das 14h às 18h, tel xx113673-5065; fax xx11.3675-7489; secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br 
Dia 01/12, no MG Club, rua Camilo, 803, Lapa, S Paulo, SP.
Retífica RNColuna passada localizou a produção do Hyundai HB20X em Pirassununga. Mas será em Piracicaba, lembra Leon Cavour, um dos animadores do sítio www.simca.com.br
Festa – A Renault fez festa para o automobilismo brasileiro, reunindo em torno de exemplar de Willys Interlagos, mítico carrinho que simbolizava a Equipe Willys, introdutora de profissionalismo e nossas corridas.
Gente – Muita gente, mas com Bird Clemente, primeiro piloto profissional do país, multi vencedor, Mauro Salles, o jornalista-publicitário eu auxiliou na formação do time, irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi.
Tristeza – Momento alegre pois fundamental entender pessoas e fatos que alavancaram as possibilidades de nossas vitórias internacionais. Triste, entretanto, foi perceber que nossa falta de noção não preservou nenhum destes carros vencedores, e o que ilustrava a marca é re criação do ex piloto de moto Denísio Casarini, que com ele competirá na Fórmula Classic em 2013.
Gente - Herlander Zola, publicitário, promoção. OOOO Saiu da VW, é novo diretor de marketing da BMW. OOOO Contratação sinaliza pretensões desta alemã ao anunciar fábrica e querer ampliar negócios no Brasil OOOO Afrânio Chueire, 53, engenheiro, MBA em finanças, salto. OOOO Da diretoria financeira à presidência da Volvo Construction Equipment Latin America. OOOO Competência executiva é igual capital de multinacional – não tem pátria. OOOO Presidente saindo, Yoshio Kawakami, é nissei. O chegante, de família libanesa. OOOO Christian Meunier, presidente da Nissan, transferência. OOOO Cargo idêntico mas sem emoções, no Canadá. OOOO Meunier fez a marca crescer 400% no país. OOOO Para seu lugar Manuel de La Guardia, diretor-geral da Nissan Iberia. Promoção. OOOO Na empresa, Juliana Cabrini, mudança. OOOO Do relacionamento com a imprensa para o marketing. OOOO


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