Os
importantes do Salão
500 veículos
expostos, lançamentos, carros de sonho, conceitos futuristas, coisas etéreas e
outras reais, palpáveis.
A nós, brasileiros
em desenvolvimento, rótulo para quem não consegue furar a barreira para o
patamar de reconhecimento econômico-social-institucional-jurídico, interesse
maior é o a ser produzido aqui, provocando a cadeia produtiva. Do cara que
vende dose de cachaça no boteco nas beiradas dos pátios de carregamento dos
carros novos, ao Detran de hipotética Santana de Deus me Livre, que cobrará
para emitir documentos e um café para colocar a placa no cintilante Zero Km.
Produzir automóvel move 10x o número de empregos diretos nas fábricas, é o bem
mais taxado e impostado do país, e por maior tempo, uma alegria para os
administradores públicos.
O
que vem por aí
Ford
Fiesta Sedan – Surpresa no Salão, novas linhas fluidas, grade com a
nova assinatura da marca, de barras cromadas horizontais, inspiradas no Fusion,
conceito aspirado aos Aston-Martin. Motor Sigma brasileiro, inicialmente
importado do México e, em, abril 2013, em São Bernardo do Campo, SP.
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novo Fiesta, brasileiro em 2013
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Mitsubishis – No
projeto de ampliar mercado através de produtos novos, a MMC, montando
Mitsubishis em Catalão, Go, fará o crossover
ASX a partir de junho de 2013 e, informa Robert Rittcher, presidente da
montadora, entrará no segmento de automóveis, com o festejado Lancer, ao início
de 2014.
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Lancer. Quem diria, a Mitsubishi fará sedã no Brasil
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Celer – É a
reformulação do prometido Fullwind exposto no Salão passado. Revisto pela casa
italiana Torino Design está sendo importado para fazer massa crítica aos
concessionários da marca Chery. Será produzido em Jacareí, SP, ao final de
2014. Completo, ar, direção, abs, duas almofadas de ar, travas e vidros
elétricos. Motorização atualizada, 1.5, trabalho de flex pela MagnetiMarelli, e
com etanol faz 116 cv e 14 kgmf de torque. Em hatch e sedã 3 volumes. Este, em dezembro em torno de R$ 35 mil.
Janeiro, R$ 38 mil. Concorrerá com Chevrolet Cobalt, Renault Logan, Nissan
Versa.
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Chery Celer
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JAC
2
– Mesma política da Chery, vender unidades importadas para fazer frota
circulante, a JAC iniciará vender o J 2 em dezembro, logo após iniciar sua
fábrica. Automovinho interessante, com pequeno motor de 1.4 com comandos
variáveis, faz atrevidos 108 cv, o mais potente da categoria, capaz de acelerar
como gente maior, da imobilidade aos 100 km/h em 10s. Produção segundo semestre
de 2014.
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JAC 2 – fim de 2014 em Camaçari, Ba.
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Conceitos
Três dos conceitos
expostos se tornarão realidade.
O Jipe Troller, agora com visão Ford,
aparecerá no 1º. Semestre de 2013. Conceitualmente atualizado, com certa
lembrança estilística do catarinense TAC, tem assinatura de design brasileiro da Ford, meio termo
entre a galhada ao vento e as sólidas raízes de empresa secular. É um bom
produto mas, inexplicavelmente, contido em território nacional. Diz a Ford, sem
capacidade industrial para exportar.
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Troller, sob o lápis Ford
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Taigun. Vamos
combinar que o peso que a Volkswagen deu ao Salão, trazendo 150 jornalistas,
diretores de todas suas empresas, foi para informar pretensões: re assumir a
liderança. Aos europeus, asiáticos e norte-americanos, é surpresa a exceção
mundial de a Fiat ser líder num continente. A apresentação mundial do Taigun,
projeto de pequeno utilitário esportivo sobre plataforma do UP! avisa seu
lançamento local. Nosso mercado baba por carrinhos aparentando disposição, e o
Taigun será o menor da turma.
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Taigun, 2015, logo após o UP!, 2014
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Mercedes
pequeno.
Como a Coluna informou há duas
semanas, a Mercedes fará produtos nas instalações industriais da Nissan, em
Resende, RJ. O método está aparentemente definido: galpão com a estrela da
marca e dali sairão seus carros. Três versões, duas acertadas: sedã e pequeno
utilitário esportivo.
O automóvel estava
no Salão, doto pomposamente Concept Style
Coupé – na verdade um escultórico sedã de teto baixo. “Expressivo e poderoso”, define o presidente mundial da marca,
Dieter Zetsche, para o último feito de sua administração – fará 65 anos em
2015, junto com o lançamento no Brasil. Motor comum com Nissan, em projeto,
quatro cilindros, 1.5 ou 1.6, 16 válvulas, injeção direta, turbo.
A foto mostra a
proposta. Alguns itens de aparência serão mudados. Não é Mercedes encolhido,
mas ato de coragem, apostando nas mudanças de conceito pelos consumidores, e em
novas exigências legais de consumo, emissões. Novos carros serão menores e
performáticos. V6 e V8 ? Nunca mais.
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Leu a Coluna 4212 ? Será este o
Mercedes fluminense.
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Picape
Logan, o próximo Renault
Não foi preciso usar
bola de cristal, lançar búzios, ou convocar cigana a ler a mão de Olivier
Murguet, presidente da Renault do Brasil, para descobrir o próximo produto da
marca em nosso país: um picape. Bastou olhar o operacional da marca.
Leitor da Coluna sabe, aqui a marca Renault é
referência distante. Dela no Mercosul remanescem antigos Kangoo e Clio. O
restante é Samsung, como Fluence, ou Dacia - Logan, Sandero, Duster. Por volume
a Renault Dacializou-se. Todos seus
produtos recentes tem origem na romena que assumiu e onde nasceu família para
enfrentar países com piso jogo-duro, e consumidores exigindo espaço e
resistência.
Velha e boa
plataforma, de pouca manutenção, fazendo usuários admiradores, picape é versão
óbvia, embora inexistente no restante do mundo. Fácil de fazer, com a
curiosidade de ter mais a tirar que a acrescentar, motor 1.6 8V, capacidade de
carga em torno de 600 kg. Não será Logan cortado, mas o Duster, com opção de
tração nas quatro rodas, único dentre os demais picapes pequenos no país. Na
metade do ano.
Roda-a-Roda
Mercado
– Correndo,
porque sem fábrica no Brasil suas condições tarifárias são piores aos
concorrentes Mercedes e BMW – com projeto de produção local – a Audi acelera
para concorrer na primeira faixa dos importados de classe.
Conteúdo –
Enfrentará a líder Mercedes e seu Classe C e os BMW série 3, com novo Audi A4
2013. Preço assemelhado, R$ 118.900, mas garante ser melhor equipado. Motor no
padrão atual, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta, turbo, 180 cv, caixa
continuamente variável, com 8 posições.
Reação – A
continuidade da redução do IPI permitiu reduzir o valor do JAC 2, produto de
entrada no mercado, a R$ 30.990. Será o carro produzido pela empresa em sua
fábrica bahiana. É enjoado porque pequeno e completo: ar condicionado, direção assistida, freios
ABS, duas almofadas de ar, sensor de estacionamento, CD player com MP3, vidros,
trava e retrovisores elétricos, rodas de liga leve, 6 anos de garantia.
... 2 – Gostou, aja. Entra à venda na primeira semana de
dezembro, e a redução valerá apenas para faturamento até dia 31.
Extensão
– Porque estender a
redução do IPI ? Simples, os números do país vão mal – exportações,
balança comercial, inflação, não cumprimento de metas, apagão, o tecido entre
petistas históricos e o Mensalão. De bom, a imagem de gerente cultivada pela
Presidente Dilma e o mercado de automóveis. Será dado importante para fechar o
balanço institucional.
Global
– A
GM investirá US$ 450M na Argentina para fazer novo automóvel, destinado a
exportações, especialmente para o Brasil. Maior que a atual geração baseada no
Corsa e que-tais. É o Projeto Phoenix, investimento representando 60% do todas
as aplicações da marca até agora, em suas chegadas e saídas no vizinho. 2015.
Também – E, na
fábrica em Matanza, beiradas de Buenos Aires, a Daimler fará, além do novo
Sprinter, o Vito, concorrente ao bem vendido Fiat Ducato. A produção, migrará
da Espanha para o Mercosul. É ruim a situação na Europa.
Salão –
Eflúvios da presença de jornalistas estrangeiros no Brasil: os convidados pela
Volkswagen dirigiram os VW brasileiros. Tirante os sorrisos educados ante o
Golf IV – na Europa já está na sétima geração –, marcou o interesse em dirigir
a Kombi, industrialmente um museu sobre rodas. Outra, de jornalistas
norte-americanos convidados pela GM, demandaram informações sobre o Troller,
pedidos para experimentar.
Aniversário
– Agrale
festeja 50 anos. De pequena fábrica de motor diesel, um cilindro, alemão pré
guerra, de micro tratores, virou internacional, fabricando ônibus na Argentina,
e montando caminhões Internacional para a Navistar e ônibus Volare para a
Marcopolo. Quer faturar R$ 1 B neste exercício.
Trintão – Fazem
30 anos do lançamento do caminhão TX 1100 – quer
dizer Tio Xico, homenagem a Francisco Stedile, criador do grupo, e o numeral, a
carga útil -, motor diesel, dois cilindros, 36 cv. Valentia que deu certo.
Promoção – O
divertido antagonismo entre Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansel, ambos
campeões mundiais de Fórmula 1, terá frutos rentáveis quase 20 anos após. A
Ford os contratou para reviver a história em anúncios na Internet, tendo como
objeto o novo Fusion, e local o Autódromo de Brasília.
Brasília – Para
os leitores da Capital Federal. Acabou a crise na Esave, revenda Fiat no
caminho do Aeroporto. A montadora conduziu ser assumida pelo grupo
PaulOOctavio, de muitos negócios incluindo a Bali, maior revenda da marca na
Capital. Da. Maria Lúcia Amaral, antiga líder, permanece - consultora para a
transição. Farley Valentim, faz tudo, sujeito bom de serviço, também.
Duas
rodas
– Eleição pela revista especializada Duas
Rodas deu Honda na cabeça. A CB 1000R é “Moto
do Ano” e Naked até 1.200 cm3.
Biz 125, CG 150 Fan Flex e XRE 300 levaram as categorias. Fácil entender o
rapa. A Honda ampliou sua participação a todos os segmentos e cilindradas.
Autojumble – O nome é adequado
ao MG Club do Brasil, elegante exposição para venda de peças automotivas
inglesas, francesas, italianas, alemãs. E esculturas, troféus, bicicletas,
emblemas, fotos, miniaturas, brinquedos, livros ... automobilia. Admite
profissionais, mas instiga amadores a limpar suas garagens e circular acervo.
Diversão - Quer complementar
seu carro, melhorar a decoração de sua garagem, vender, trocar ? Fale com a
secretaria, 3ª a 6ª das 14h às 18h, tel xx113673-5065; fax xx11.3675-7489; secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br
Dia
01/12, no MG Club, rua Camilo, 803, Lapa, S Paulo, SP.
Retífica RN – Coluna passada localizou a produção do
Hyundai HB20X em Pirassununga. Mas será em Piracicaba, lembra Leon Cavour, um
dos animadores do sítio www.simca.com.br
Festa – A Renault fez
festa para o automobilismo brasileiro, reunindo em torno de exemplar de Willys
Interlagos, mítico carrinho que simbolizava a Equipe Willys, introdutora de profissionalismo
e nossas corridas.
Gente – Muita gente, mas
com Bird Clemente, primeiro piloto profissional do país, multi vencedor, Mauro
Salles, o jornalista-publicitário eu auxiliou na formação do time, irmãos
Emerson e Wilson Fittipaldi.
Tristeza – Momento alegre
pois fundamental entender pessoas e fatos que alavancaram as possibilidades de
nossas vitórias internacionais. Triste, entretanto, foi perceber que nossa
falta de noção não preservou nenhum destes carros vencedores, e o que ilustrava
a marca é re criação do ex piloto de moto Denísio Casarini, que com ele
competirá na Fórmula Classic em 2013.
Gente - Herlander Zola, publicitário, promoção. OOOO
Saiu da VW, é novo diretor de marketing da BMW. OOOO Contratação sinaliza pretensões desta alemã ao anunciar fábrica e
querer ampliar negócios no Brasil OOOO
Afrânio Chueire, 53, engenheiro, MBA em finanças, salto. OOOO Da diretoria financeira à presidência da
Volvo Construction Equipment Latin America. OOOO Competência executiva é igual capital de multinacional – não tem
pátria. OOOO Presidente saindo,
Yoshio Kawakami, é nissei. O chegante, de família libanesa. OOOO Christian Meunier, presidente da
Nissan, transferência. OOOO Cargo
idêntico mas sem emoções, no Canadá. OOOO
Meunier fez a marca crescer 400% no país. OOOO Para seu lugar Manuel de La Guardia, diretor-geral da Nissan Iberia.
Promoção. OOOO Na empresa, Juliana
Cabrini, mudança. OOOO Do
relacionamento com a imprensa para o marketing. OOOO
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