A fábrica tcheca Tatra sempre foi a melhor e mais refinada tecnicamente da Cortina de Ferro, fazendo os veiculos mais sofisticados. Os "Porsche 911" de quatro portas serão objeto de um post futuro. Mas aqui mostramos os caminhões militares e por consequência os famosos modelos de canteiro de obras que têm uma caracteristica incomum: a suspensão traseira e dianteira INDEPENDENTE por eixos oscilantes à Volkswagen.
Aliás a inspiração para eles veio de Hans Ledwinka, o mestre de Ferdinand Porsche, tanto que a VW alemã pagou um acerto de patente à Tatra nos anos 50 por causa de um projeto de carro popular de Ledwinka muuuuito parecido com o Fusca dos anos 40...Coincidência...
Mas os caminhões têm aderência e capacidade de articulação inéditas, além de modelos 10x10 e até 12x12 para carregar mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), só que não achei vídeos desses maiores.
Usavam normalmente motores Diesel dois-tempos como os Detroit, adotados mais tarde. Imagine a transmissão de um bichinho desses, a complexidade, as perdas de atritos parasitas e as potências requeridas...
Essa estou sentindo que vai ser uma semana carga-pesada no MPress e teremos mais coisas como os Oshkosh e os russos MAZ e ZIL, máquinas impressionantes.
A história completa da Tatra está neste video AQUI . Preste atenção na refrigeração a ar em todos os motores, que são fabricados para suportar temperaturas extremas de frio e calor, no segundo vídeo.
Não resisti ào video da excelente miniatura pólonesa...
Bom divertimento com essa sessão de pornô mecânico, o que não é proibido mas dá prazer do mesmo jeito....
Um Tatra 128, onde dá para ver bem o motor V-8 Diesel refrigerado a ar a suspensão independente na frente":
O Tatra 813 RCpolonês:
Um comentário:
Incrivel, é o legítimo caminhão para o Brasil. A transamazonica é parquinho de criança para esse Tatra.
Como é que essa marca ainda não veio para cá?! Aposto que ela teria muito espaço para crescer por aqui.
Postar um comentário