A versão Brabus do Mercedes Classe E Cabriolet começa sua vida como um Classe E conversível, após o que praticamente sem rodar recebe um transplante de coração – e que coração! Um V-12 6,0-litros do Classe-S de três válvulas por cilindro também cirurgicamente tratado, com diâmetro e curso maiores, comandoa diferentes, novos coletores de admissão e escapamento, turbocompressores grandes, quatro intercoolers água/ar, sistema de escape de alto fluxo em aço inox, novo mapeamento para o sistema de gerenciamento do motor e cabeçotes de maior fluxo. Tuso isso o deixa com um deslocamento de 6,3 litros, uma potência de 788 cv a 5.500 rpm e um torque máximo de 1.420 Nm (145 kgmf ), eletronicamente limitado a 1.100 Nm (112 kgfm).
Com uma caixa de cinco marchas mais parruda, o Brabus 800E, apesar do peso do Classe E vai de zero a cem em 3,7 segundos, passa dos 200 km/h em 9,9 segundos, dos 300 km/h em 23,9 segundos e, dependendo da relação final escolhida pelo comprador, passa dos 370 km//h.
No túnel de vento foram refinados componentes específicos em fibra de carbono: o avental dianteiro limita a sustentação no eixo dianteiro e leva ar ao radiador e aos freios dianteiros. Saídas de ar laterais retiram tão rapidamente quanto possível o ar quente dos trocadores de calor e dos freios.
Para melhor estabilidade direcional a velocidades extremamente altas e para aumentá-las em curvas, a carroçaria do Classe E cabriolé foi alargada, possibilitando a instalação de rodas ultra-largas 9,5 x 19, com pneus 265/30 ZR 19.
Componentes especiais de suspensão foram construídos, possibilitando uma gama mais ampla de arranjos individuais, trabalhando o conjunto com molas e amortecedores calibrados para lidar com o maior peso do motor. A suspensão foi desenvolvida com a Bilstein e oferece 10 ajustes de compressão e expansão tanto na dianteira como na traseira. A altura de rodagem pode ser ajustada em até 35 mm.
Os freios dianteiros ventilados têm discos ranhurados de 380 mm de diâmetro x 37 mm de espessura e 12 pinças fixas de alumínio na dianteira e discos de 360 x 28 mm na traseira, com pinças fixas de seis pistões.
O cockpit é terminado em preto e vermelho (de batom!), e o velocímetro marca até 400 km/h – embora o carro dê apenas (hummm) 370 km/h. Seu preço de lista é de 478.000 euros, ou quase R$ 1.100.000,00.
JOSÉ LUIZ VIEIRA
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