A melhor manhã de domingo do ano
Nove graus, 3 de julho de 2011. Acordei bem cedo, preparei minha moto e fui para o local onde a cidade de São Paulo foi fundada em 1554, o Pateo do Collegio. O portão do pátio da igreja ainda estava fechado e havia poucos motociclistas aguardando. O frio e a expectativa de chuva parece ter afugentado a maioria dos aficionados por motocicletas antigas de São Paulo, já que nas edições anteriores do Encontro Moto & Cia Classic, a esta hora a área externa da igreja já estava tomada por centenas de motociclistas. É o oitavo ano da mais importante reunião de motocicletas clássicas de São Paulo.
Enquanto esperava, admirava um triciclo muito peculiar, um Sertum de 1934, produzido em Milão, na Itália, por Fausto Alberti até 1954, quando sua empresa faliu juntamente com a vizinha milanesa Isotta-Fraschini. É uma moto-ambulância utilizada na Segunda Guerra Mundial, provavelmente trazida por algum pracinha como lembrança de sua participação. O mesmo veículo participou do filme "La Strada", de Federico Fellini, no qual Anthony Quinn utilizava o triciclo como sua moradia.
Ainda lá fora, uma carreta transportava duas belas motocicletas, uma Harley-Davidson 1925 e uma Suzuki T500 1971 transformada em Cafe Racer. Eu já tinha diversão mesmo antes que o portão abrisse.
Exatamente às 8h00, fui o primeiro a entrar com minha Suzuki TS 125 1975. Poucos me seguiram e o enorme pátio estava ainda bem vazio. Lá no meio, apenas uma Ducati 350 1974 e uma Aermacchi Ala Verde 175 1968 aguardavam outras clássicas chegarem. Minha Suzukinha estava ainda solitária…
Lá pelas tantas chegou ao local a motocicleta que eu considerei The Best Of The Day: uma Yamaha CS3 125 Scrambler de 1969. Além de rara, com seu motor bicilíndrico dois-tempos com pistões minúsculos, a motocicleta estava impecabilíssima. O superlativo não é à toa, foi utilizado justamente para dar uma noção do nível de acabamento da moto.
O encontro começou fraco, o tempo não estava ajudando. Não são muitos os colecionadores de uma ou muitas motocicletas antigas que não se importam em molhar suas relíquias e o céu ainda indicava que podia vir água. Mas o tempo foi firmando e as clássicas, aparecendo. Lá pelas 10h00 o Pateo do Collegio já estava lotado. Isso até cerca de 12h30, quando o “macarrão da mamma” dos paulistanos fala mais alto e todos, em uma grande debandada, vão embora com suas “macchinas”. Mas no ano que vem tem mais.
|
HONDA CB350 FOUR |
|
HONDA CB400 F |
|
HONDA CB 350 TWIN SCRAMBLER |
|
HONDA CB 750 DOHC |
|
HONDA CX650 TURBO |
|
JAWA DIRT TRACKER 500 |
|
HARLEY DAVIDSON 1200 1928 |
|
HONDA DREAM 1954 |
|
YAMAHA DT 180 |
|
AERMACCHI ALA VERDE E DUCATI DESMO |
|
YAMAHA GT80 MINI ENDURO |
|
JAWA 250 1951 |
|
SUZUKI TS 125 DO MARAZZI |
|
KAWASAKI 1300 SIX |
|
KAWA 50 E HONDA CBX 1050 SIX |
|
LAMBRETTA |
|
NORTON 500 |
|
YAMAHA RD 350 |
|
AMBULANCIA MILITAR SERTUM |
|
HONDA CB 750 K0 |
|
O GUIDON ENORME DA CB 750 |
|
HONDA ST 70 |
|
SUZUKI T500 |
|
SUZUKI 50 |
|
YAMAHA RACER TD E TR |
|
YAMAHA TR3 1972 DO IMORTAL JACARÉ |
|
HONDA XL 250 E XT 350 |
|
HONDA XT NACIONAL |
|
YAMAHA 200 CS5 1972 |
|
YAMAHA CS 125 1969 |
|
YAMAHA CS3 200 1969 |
Um comentário:
Cada vez melhor tanto pela quantidade mas principalmente pela qalidade e variedade das motos. Sou do interior e gostaria de saber quando vai ser o próximo,´para me programar .
Postar um comentário