quarta-feira, 6 de julho de 2011

DUAS MOTOS DOS ANOS 70...

Achou meu amigo Renato no eBay duas motos raras por aqui: uma Honda CB 550 standard, que nunca foi importada para o Brasil, e uma Kawasaki 500 H1. A Honda é estranha para nossos olhos por não ser o modelo Supersport a que estivemos acostumados desde 1975, com o tanque sem faixas em azul Elétrico ou laranja, os instrumentos grandes de CB 750 e a canela com a sede para o segundo disco dianteiro.

Um dia nos anos 80 eu caí de chave de boca em cima de uma moto dessas em um ferro-velho em Daytona e trouxe o diabo a quatro dela para a minha CB 500 1973, a frente inteira ter vindo e teve como resultado ter a única 500 com duplo disco que funcionava, porque a pinça era reversível e servia dos dois lados. 

A caca era calcular a velocidade em milhas....essa moto tem 3.300 km rodados, pois ficou enrolada em um divórcio, a bruxa ganhou e encostou na garagem por 30 anos até que o vendedor comprou e agora quer vender. Tem mais quatro dias de leilão e o valor está em 2.550 dólares, mas ainda não foi alcançada a reserva. Na verdade, isso é moto de uns cinco mil pelo estado impecável, e pode ser importada para o Brasil, tem mais de 30 anos...Sai, tentação!


http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1974-Honda-CB550-CB-550-/180691244571?pt=US_motorcycles&hash=item2a1209961b#v4-38






















A Kawa é das últimas - 1975 -  que chegaram raramente ao Brasil, pois não tinham importador oficial organizado na época e vinham a conta-gotas, para benefício da sobrevivência da comunidade motociclistica tupiniquim: era a famosa fazedora de viúvas...muito veloz e com um quadro que, mesmo nessa das ultimas, era um FLEXI FLYER...um perigo de 60 cv e 170 kg que não tinha freios bons nas rodas e nem freio- motor pra segurar a barra...emoção pura! Também é muito nova e só foi repintada: está com mais ou menos 10.000 km  rodados e o preçço pedido é 5 mil dólares, nada absurdo para uma moto que se não estivesse no preto errado em vez do verde original, seria perfeita.


http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1975-KAWASAKI-H1-500-/320723133529?pt=US_motorcycles&hash=item4aac96a459










6 comentários:

Eduardo Zanetti disse...

Mahar,

essa Kawa me lembrou a Suzuki GT380 por conta dos três escapes que me puxaram os 3 cilindros da Suzuki. A Suzuki tem 4 escapes, mas foi a associação que me veio. Talvez tenha sido a moto com mais de 25 anos que mais tenha me dado prazer e medo misturados, não só pelo ronco e pelo desempenho, mas pela incapacidade de freiar e pelos antigos pneus bem carecas que nela estavam.

Nem a Rd350 das primeiras, nem a RDZ 350, Sete galo e as Honda Four me fizeram tanto gosto e arrepio.

Essa Honda dá vontade de trazer. Muita mesmo.

Até venderia minha queridinha de 25 anos, 2 carburadores e 18 mil km que está aqui na garagem.

roberto zullino disse...

Tive uma Kawa H1 500, tinha uma parecida que era 750, mas andava menos. A maior porcaria que já tive na vida, não tem freio, n~]ao tem chassis, é dura como um pau, é considerada a pior moto fabricada disputando com as Vincent HRD 1000, essa é outras maluquice com o primeiro monoschock, a josta levantava o banco nas freadas. Isso se o freio dianteiro funcionasse. Tenho uma CB 350 1973 com 26 mil kms, manual, caixa de ferramentas, é outra porcaria, só uso para ir na padaria. Moto boa é moto nova, a ciclística mudou muito.

roberto zullino disse...

Em tempo, nessa época as Kawas não eram verdes, isso veio depois. Todas que vieram para cá pelo Luiz Latorre eram azul metálico com faixas prata bem clarinho. Nunca vi nenhuma preta como essa, pode ter existido no mercado americano sómente, aqui nunca teve Kawa dessa cor.

Anônimo disse...

Roberto Da Silva Zullino comentou seu link.

Roberto escreveu:"Outra porcaria, anda nela hoje em dia e vai tacar fogo. Moto boa é moto nova. A ciclística melhorou muito nos anos 90 e depois de 2000. A gente achava essas japonesas boas porque o que tinha eram aquelas motos inglesas velhas, algumas italianas tipo gilera (era argentina), aermachi-harley davidson, ducatis pequenas e lambretas, só merda, mesmo as BMWs eram tanques de guerra. Na hora que os japas chegaram com partida elétrica, motos bem feitas e que não davam problema, para nós foi o máximo. No entanto, foram boas na época, hoje são uma droga. Tive uma 750 zero km, achava o máximo, mas é uma moto medíocre, gastona, ruim de curva, ruim de freio, tem shimmy depois de 10 mil km do pneu dianteiro. Só teria uma hoje para pendurar na parede ou ir na padaria. Diferentemente de carros quando se pode ter prazer em andar em coisa velha, com motos é diferente, vira tortura e perigo."


ZULLINO NO FACEBOOK,,,

MAS A MINHA NAMORADA DE 1975 ESTÁ TEMBÉM COM 61 ANOS....O TEMPO PASSOU...

roberto zullino disse...

Isso mesmo, o tempo não perdoa e chega para todos.

Carlos Eduardo disse...

Mestre Mahar, o que você me diz destas duas belezinhas inglesas?

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Triumph-Trident-T150-Triumph-Trident-T150-Stock-Excellent-Shape-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem20bacd186dQQitemZ140572956781QQptZUSQ5fmotorcycles

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Triumph-Trident-T160-1975-triumph-trident-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem4aac94da42QQitemZ320723016258QQptZUSQ5fmotorcycles

Sou fã das Triumph (tanto que tenho uma 2008 3 cilindros), e acho bem charmosas essas Trident antigas. Em especial fiquei fã desta café racer: http://thekneeslider.com/archives/2010/01/04/super-rat-trident-cafe-racer/

O coletor e o reservatório de óleo são 2 obras de arte.