Até 1962, a Outboard Marine Corporation era conhecida por ser o conglomerado industrial fabricante de várias marcas de motores de popa e de centro com rabeta, uma mistura de um motor de popa com um motor de centro. Usualmente eram motores de automóvel ou caminhão convertidos para uso marítimo. Usavam as patentes e ideia de Ole Evinrude, um norueguês que inventou o motor de popa nos anos 20 e popularizou o uso de lanchas motorizadas para pesca e lazer.
A invenção era um ovo de Colombo, pois completava uma planta de força em um conjunto compacto, leve e barato que podia fornecer uns 15, 20 cv de forma prática e fácil, podendo ser transferida de barco para barco com uma operação simples, pouco mais do que desaparafusar o motor do espelho de popa.
Em 62 a OMC lançou um pacote que englobava barco. motor, carreta de estrada e comandos em um só conjunto fabricado aos milhares, o que baixava muito o valor de aquisição. Eram lanchas de 16 pés, ou quase cinco metros, tamanho suficiente para carregar cinco pessoas com conforto e até algumas aventuras mais extensas em mares costeiros desde que não houvesse tempestades. Esses barcos tinham o casco com os cavernames preenchidos com espuma de poliuretano de bolha fechada, o que os tornava inafundáveis mesmo partidos no meio, um detalhe importante para usuários de experiência limitada como seriam os iniciantes. Os barcos eram projetados, no casco por Richard Cole e na aparência e design exterior e interior, por Brooks Stevens, o designer do Aero-Willys 2600 brasileiro.
Essas lanchas tinham nomes com Sweet 16 e Sport 16. Um desenho de casco Tri-
Hull, ou triquilha, lhes dava uma estabilidade excepcional por não virar e também um deslizamento hidrodinâmico favorável: pouca área de contato com a água ao obter velocidade de planeio. Além de um estilo bem Impala 60...
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