Nos anos 30 eram raras as pistas para aviões grandes mundo afora. Por causa disso Pan American Airways encomendou à Boeing um hidroavião capaz de cruzar os oceanos com o maior conforto. O resultado foi o 314. capaz de voar 6 mil km a 250 km por hora, levando 36 passageiros que tinham camas e camarotes, sala de estar e de jantar. Os 314 tinham quatro motores de 1.600 cv e carregavam 24 mil litros de gasolina para os seus sedentos Wright Cyclone radiais de 18 cilindros.
Operaram de 1939 a 1946. Foram superados por aviões como o Constellation e o DC-4 que usavam os muitos aeroportos construidos durante a Guerra. Nunca mais houve um avião tão luxuoso e tão difícil de pilotar no ar. Uma época romântica que se acabou
2 comentários:
Sensacional ! Será que foi por conta dos hidroaviões que a Pan Am usava 'Clipper' no nome de todas suas aeronaves ?
então, né?
A Pan American conseguiu cobrir quase todo o planeta com suas linhas e o instrumento fundamental nessa façanha foi a magnifica frota de 26 hidroaviões gigantes. A denominação "clipper" fazia alusão aos velozes veleiros tansoceanicos, mormente americanos, do século 19.
A frota não era composta apenas pelos Boeing 314 (eram 12); havia tambem 13 Sikorsky (3 S-40 e 10 S-42) e 3 Glenn Martin M-130. Como curiosidade o "Brazilian Clipper" era o Sikorsky S-42 prefixo NC 15375
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