Todos da tribo da ferrugem motorizada já ouviram falar desse Tucker mumificado no Museu do Lee, em Caçapava.
O que poucos notaram é que aquilo é uma carroceria de Tucker montada em cima de um chassi de Cadillac 41/47. A falta do painel não esconde os três espaços para os instrumentos da Cadillac e a coluna de direção e volante... Esse deve ser um dos dois carros que vieram para o Brasil: um em 1949 e outro com o próprio Preston Tucker em 1955, dito como malocado no interior de São Paulo. Olhem à esquerda da foto abaixo, um deles em Copacabana:
Meu bom amigo Lee nunca teve muitos problemas em montar alguns carros, digamos, um pouco modificados. Um exemplo disso é o Alfa Romeo P3 de Hellé Nice, montado altaneiro em cima de um chassi de Studebaker... Outros tempos, outras práticas..
Provavelmente o Tucker enguiçou feio de caixa de câmbio, aproveitada, como todos eles, de um Cord 810 e com um comando elétrico que só funciona hoje em dia com solenóides modernos, inclusive recomendados pelo Auburn Cord Duesenberg Club of America. A Cidade de Caçapava assumiu o acervo do Museu e vai construir algo para haver um abrigo melhor, ao menos. Assim, o que restou do acervo será preservado.
Ainda bem que os motores do Alfa Romeo e do Tucker sobrevivem em outros museus relacionados à Família Matarazzo...
Caditucker ou Tuckerllac?
Amplie clicando na foto e veja o volante...
7 comentários:
A revista Classic Show, que acaba de chegar as bancas, publicou um farto material sobre o "nosso" Tucker.
Levantou documentos, localizou e entrevistou ex proprietarios do carro e conta ainda com material fotográfico inédito.
Infelizmente o carro já chegou às mãos do Lee, com as modificações que lhe tiraram a originalidade total.
Não deixa de ser uma raridade por ser um dos unicos carros da marca, fora dos Estados Unidos (o outro estaria no Japão).
A duvida persiste: teria mais um exemplar do Tucker, no Brasil?
Segundo dados oficiais do Clube Internacional do Tucker, que localizou os 50 +(1) carros fabricados, somente esse, (chassis 1035) está no Brasil.
Romeu.
Dica anônima: a famíliares de um ex-presidente da república (ainda vivo e com apreço público ao mundo automobilístico) dizem que tem um Tucker no oeste paulista. Bem malocado mesmo!
Um TUCKER ficou exposto no Cineac Trianon por muito tempo... Segundo informações seria 2 no Brasil...
Parabéns meu querido, gosto muito de suas reportagens. Mas como se pode deixar isso acontecer???? Os mais belos carros que a humanidade já conheceu jogados, sujos, abandonados, numa situação de máximo descaso. Ainda assim, bela matéria
De acordo com as lendas, vieram 2 ao Brasil, e na década de 90 um dos dois foi devidamente repatriado aos EUA pelas mãos de uma família carioca colecionadora de antigos... Logo esse seria o único Tucker no brasil...
Estive ontem no evento em Caçapava e vi o Tucker. Em relação às fotos do blog, além da limpeza, ele ganhou o farol central e foi maquiado. Por exemplo, está com os para-choques pintados de prata fosco, em vez de cromados, e a tinta parece reaplicada sem corrigir os defeitos da carroceria.
Preocupa saber que os carros estão com a prefeitura. Alguém já viu serviço público funcionar no Brasil? Será que vão passar a restauração dos carros a alguém especializado, ou vão cair na oficina da esquina?
Postar um comentário