terça-feira, 29 de março de 2011

O MISTÉRIO DO TUCKER DE CAÇAPAVA

Todos da tribo da ferrugem motorizada já ouviram falar desse Tucker mumificado no Museu do Lee, em Caçapava. 
O que poucos notaram é que aquilo é uma carroceria de Tucker montada em cima de um chassi de Cadillac 41/47. A falta do painel não esconde os três espaços para os instrumentos da Cadillac e a coluna de direção e volante... Esse deve ser um dos dois carros que vieram para o Brasil: um em 1949 e outro com o próprio Preston Tucker em 1955, dito como malocado no interior de São Paulo. Olhem à esquerda da foto abaixo, um deles em Copacabana:

Meu bom amigo Lee nunca teve muitos problemas em montar alguns carros, digamos, um pouco modificados. Um exemplo disso é o Alfa Romeo P3 de Hellé Nice, montado altaneiro em cima de um chassi de Studebaker... Outros tempos, outras práticas..
 
Provavelmente o Tucker enguiçou feio de caixa de câmbio, aproveitada, como todos eles, de um Cord 810 e com um comando elétrico que só funciona hoje em dia com solenóides modernos, inclusive recomendados pelo Auburn Cord Duesenberg Club of America. A Cidade de Caçapava assumiu o acervo do Museu e vai construir algo para haver um abrigo melhor, ao menos. Assim, o que restou do acervo será preservado.

Ainda bem que os motores do Alfa Romeo e do Tucker sobrevivem em outros museus relacionados à Família Matarazzo...

Caditucker ou Tuckerllac?

Amplie clicando na foto e veja o volante...


7 comentários:

F250GTO disse...

A revista Classic Show, que acaba de chegar as bancas, publicou um farto material sobre o "nosso" Tucker.
Levantou documentos, localizou e entrevistou ex proprietarios do carro e conta ainda com material fotográfico inédito.
Infelizmente o carro já chegou às mãos do Lee, com as modificações que lhe tiraram a originalidade total.
Não deixa de ser uma raridade por ser um dos unicos carros da marca, fora dos Estados Unidos (o outro estaria no Japão).
A duvida persiste: teria mais um exemplar do Tucker, no Brasil?
Segundo dados oficiais do Clube Internacional do Tucker, que localizou os 50 +(1) carros fabricados, somente esse, (chassis 1035) está no Brasil.
Romeu.

Anônimo disse...

Dica anônima: a famíliares de um ex-presidente da república (ainda vivo e com apreço público ao mundo automobilístico) dizem que tem um Tucker no oeste paulista. Bem malocado mesmo!

Anônimo disse...

Um TUCKER ficou exposto no Cineac Trianon por muito tempo... Segundo informações seria 2 no Brasil...

Ednardo Benevides disse...

Parabéns meu querido, gosto muito de suas reportagens. Mas como se pode deixar isso acontecer???? Os mais belos carros que a humanidade já conheceu jogados, sujos, abandonados, numa situação de máximo descaso. Ainda assim, bela matéria

Anônimo disse...

De acordo com as lendas, vieram 2 ao Brasil, e na década de 90 um dos dois foi devidamente repatriado aos EUA pelas mãos de uma família carioca colecionadora de antigos... Logo esse seria o único Tucker no brasil...

Auto Livraria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fbarício Samahá disse...

Estive ontem no evento em Caçapava e vi o Tucker. Em relação às fotos do blog, além da limpeza, ele ganhou o farol central e foi maquiado. Por exemplo, está com os para-choques pintados de prata fosco, em vez de cromados, e a tinta parece reaplicada sem corrigir os defeitos da carroceria.

Preocupa saber que os carros estão com a prefeitura. Alguém já viu serviço público funcionar no Brasil? Será que vão passar a restauração dos carros a alguém especializado, ou vão cair na oficina da esquina?