quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O ÚLTIMO GIGANTE A HÉLICE

Um video do gigante AQUI mostrando a construção e alguns vôos nos anos 40. AQUI um video mostrando os foguetes de decolagem funcionando.

A CONVAIR havia construído o XC-99 que foi um enorme cargueiro baseado no bombardeiro B-36 Peacemaker, do qual a USAF planejava utilizár, já que podia levar 50 toneladas em carga ou 400 soldados. A USNavy trabalhava paralelamente com a Lockheed, num cargueiro de grande capacidade para levar seus marinheiros em caso de guerra pelo mundo, cujo projeto se iniciou em 1942. A Lockheed apresentou então um enorme quadrimotor que tinha envergadura de quase 60 m e comprimento de pouco mais de 47 m. Designado pelo fabricante de L-89, tinha fuselagem em forma de oito, de dois andares e pressurizada. Tinha asa baixa e cauda convencional, com trem de pouso triciclo escamoteável. No trem principal haviam 4 rodas em cada um e no dianteiro 2.

Pelo seu tamanho, se aproveitou no projeto para se fazer dutos para manutenção dentro das asas, com acesso até em partes dos motores. Teve fuselagem em formato de "oito" que aproveitava melhor na pressurização. No interior foram feitas escadas em forma de espiral, tanto na proa como próximo da cauda. Na parte inferior podia levar cargas de bom tamanho, onde veículos do tamanho de jipes podiam ser transportados. Assentos para 200 marinheiros, mas podia ser configurado para levar 110 passageiros. Como os engenheiros da Pan Am acabaram sendo consultores da Lockheed no projeto, esta empresa também se mostrava interessada no quadrimotor. Pelo seu grande tamanho, a Lockheed precisou fazer um enorme hangar que foi em Burbank na California com área de 16 mil m2. Ganhou o nome de Constitution, dado pelo presidente da Lockheed na época, Robert E. Gross.

O contrato original previa a fabricação de 50 exemplares mas acabaria sendo alterado para apenas 2 exemplares para testes iniciais. Designado na USNavy como R6O, este fez primeiro voo em 09/11/1946 e então impulsionado por 4 motores radiais de 3.000 hp cada. Nos testes de voo, seus motores se revelaram insuficientes na potência e foram suplantados por equivalentes de 3.500 hp. Também lhe foram instalados 6 foguetes auxiliares junto da fuselagem que encurtaram sua decolagem em 24%. O primeiro protótipo foi entregue para a USN em 02/02/49 para o esquadrão VR-44 e o segundo protótipo foi entregue 6 meses depois, fazendo seu primeiro voo em 03/02/49. Este segundo exemplar teve o piso superior configurado para voo comercial em alto luxo, com acomodação de 92 passageiros e 12 tripulantes. O piso inferior tinha 208,80 m3 de volume para cargas com mudança alternativa para levar mais 76 passageiros.


O tipo comercial seria designado de L-189. Curiosamente apesar das grandes potencialidades do cargueiro, o Constitution foi deixado de lado tanto na área militar como civil e foram fabricados apenas dois aviões e o motivo básico ficou na insuficiência na potência geral e no alto preço. A USN se serviu dos dois únicos fabricados de 1946 à 53 que depois foram oferecidos para operadores civis na forma de leasing. Nenhuma empresa aérea acabou se interessando e ambos aparelhos foram desativados na USN em 53. vendidos para um operador civil. Ainda assim a Lockheed posteriormente fez propostas para empresas aéreas de um novo avião gigante para passageiros que foi baseado em muito no Constitution que seriam eles os L-389 e 489 que poderiam acomodar acima de 169 passageiros. Mas nenhuma empresa aérea teve interesse e ambos projetos não sairam do papel. Um exemplar foi sucateado e outro preservado num museu em Opa Locka, na Flórida. O Constitution foi o maior avião da Lockheed até o surgimento do C-5 Galaxy e o maior avião de asa fixa já operado até hoje pela USN.
a decadência na Flórida


Especificações técnicas do L-89/R6V Constitution:


Fabricante: Lockheed Aircraft Corporation - USA;


Categoria: Cargueiro pesado;


Dimensões: Comprimento - 47,60 m, Envergadura - 57,60 m, Altura - 15,40 m, Área das asas - 335,40 m2;


Grupo propulsor: 4 motores à pistão radiais Pratt & Whitney R-4360 de 3.000 hp cada que acionava hélice quadripá;


Peso: Vazio - 51,610 kg, Máximo de decolagem - 83.460 kg;


Desempenho: Velocidade máxima - 490 km/h em 7.600 m, Velocidade de cruzeiro - 410 km/h, Alcance - 8.670 km, Teto de serviço - 8.700 m;


Capacidade: 12 tripulantes e 168 passageiros.

Agrtadecimentos ao nosso Editor de Aviação, o Sr. MA2tos,
grnade anvegador do Planalto e voador inveterado, profissional.


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